QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOGNETTA, Luciene Regina Paulino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: DAUD, Rafael Petta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7148
Resumo: Quem educa em um ambiente educacional? A difícil, atual e ao mesmo tempo, velha resposta a essa pergunta foi pensada por Piaget ao se preocupar com a natureza da educação proveniente da escola: que esta forme o raciocínio pronto e a consciência moral. Certamente, há tanta dificuldade em tal tarefa quanto à atualidade de investigações que, há mais de um século, já situavam a necessária relação entre o Eu e o Outro. Pensar a convivência ética na escola impõe-se hoje como um desafio aos que nela acreditam. Renovar as certezas de que somente um ambiente livre de tensões, com relações de confiança e respeito mútuo possibilitará tal ganho é reiterar a obra de um gênio que soube dizer a seu tempo, que com viver significa viver a experiência de trocas com outro cuja responsabilidade é pela inserção no mundo moral (a autoridade) e outro cuja essência é a mover-se a ele, ou, como queiramos, se co mover (o par).
id UNESP-35_efb2244a90bd4f76c62c79a29120cb4c
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7148
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENILConvivência ética; Piaget; Autoridade; Protagonismo.Quem educa em um ambiente educacional? A difícil, atual e ao mesmo tempo, velha resposta a essa pergunta foi pensada por Piaget ao se preocupar com a natureza da educação proveniente da escola: que esta forme o raciocínio pronto e a consciência moral. Certamente, há tanta dificuldade em tal tarefa quanto à atualidade de investigações que, há mais de um século, já situavam a necessária relação entre o Eu e o Outro. Pensar a convivência ética na escola impõe-se hoje como um desafio aos que nela acreditam. Renovar as certezas de que somente um ambiente livre de tensões, com relações de confiança e respeito mútuo possibilitará tal ganho é reiterar a obra de um gênio que soube dizer a seu tempo, que com viver significa viver a experiência de trocas com outro cuja responsabilidade é pela inserção no mundo moral (a autoridade) e outro cuja essência é a mover-se a ele, ou, como queiramos, se co mover (o par).Faculdade de Filosofia e Ciências2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/714810.36311/1984-1655.2017.v9esp.10.p264Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 (2017): Edição Especial; 264-289Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 264-289Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 264-2891984-1655reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7148/4595TOGNETTA, Luciene Regina PaulinoDAUD, Rafael Pettainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T17:26:13Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7148Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2020-09-25T17:26:13Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
title QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
spellingShingle QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino
Convivência ética; Piaget; Autoridade; Protagonismo.
title_short QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
title_full QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
title_fullStr QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
title_full_unstemmed QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
title_sort QUEM EDUCA EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL? O LEGADO PIAGETIANO PARA PENSAR A CONVIVÊNCIA ÉTICA NA ESCOLA E O PAPEL DA AUTORIDADE E DO PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL
author TOGNETTA, Luciene Regina Paulino
author_facet TOGNETTA, Luciene Regina Paulino
DAUD, Rafael Petta
author_role author
author2 DAUD, Rafael Petta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOGNETTA, Luciene Regina Paulino
DAUD, Rafael Petta
dc.subject.por.fl_str_mv Convivência ética; Piaget; Autoridade; Protagonismo.
topic Convivência ética; Piaget; Autoridade; Protagonismo.
description Quem educa em um ambiente educacional? A difícil, atual e ao mesmo tempo, velha resposta a essa pergunta foi pensada por Piaget ao se preocupar com a natureza da educação proveniente da escola: que esta forme o raciocínio pronto e a consciência moral. Certamente, há tanta dificuldade em tal tarefa quanto à atualidade de investigações que, há mais de um século, já situavam a necessária relação entre o Eu e o Outro. Pensar a convivência ética na escola impõe-se hoje como um desafio aos que nela acreditam. Renovar as certezas de que somente um ambiente livre de tensões, com relações de confiança e respeito mútuo possibilitará tal ganho é reiterar a obra de um gênio que soube dizer a seu tempo, que com viver significa viver a experiência de trocas com outro cuja responsabilidade é pela inserção no mundo moral (a autoridade) e outro cuja essência é a mover-se a ele, ou, como queiramos, se co mover (o par).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7148
10.36311/1984-1655.2017.v9esp.10.p264
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7148
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2017.v9esp.10.p264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/7148/4595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 9 (2017): Edição Especial; 264-289
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 264-289
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 9 (2017): Edição Especial; 264-289
1984-1655
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049038275608576