A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vestana, Carla Luciane Blum
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/578
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de apresentar como se dá o processo de pensamento e linguagem na criança, conforme a teoria de Jean Piaget. Partimos da premissa de que o pensamento não é simplesmente transmitido pelo adulto à criança, nem proveniente, exclusivamente, da experiência prática. Iniciaremos a discussão, apresentando a problemática existente entre as operações do pensamento e da linguagem, e o estudo de que o conhecimento é sensorial ou de que é perceptivo. A partir disso, apontaremos as diferentes abordagens da origem do conhecimento, ascendendo à formação psicogenética, como também à origem do pensamento, que está na função simbólica, a qual, por sua vez, explica-se pela formação das representações. Por fim, analisaremos o processo de passagem dos esquemas de ação aos esquemas mentais, bem como a representação mental, destacando que a instituição coletiva da linguagem é o fator principal da formação e da socialização das representações.
id UNESP-35_fb2bbc0fc00e62105ffe5a749f9c4d85
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/578
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem: Pensamento e Linguagem. Função Simbólica. Representações. Epistemologia Genética. Piaget.O presente artigo tem o objetivo de apresentar como se dá o processo de pensamento e linguagem na criança, conforme a teoria de Jean Piaget. Partimos da premissa de que o pensamento não é simplesmente transmitido pelo adulto à criança, nem proveniente, exclusivamente, da experiência prática. Iniciaremos a discussão, apresentando a problemática existente entre as operações do pensamento e da linguagem, e o estudo de que o conhecimento é sensorial ou de que é perceptivo. A partir disso, apontaremos as diferentes abordagens da origem do conhecimento, ascendendo à formação psicogenética, como também à origem do pensamento, que está na função simbólica, a qual, por sua vez, explica-se pela formação das representações. Por fim, analisaremos o processo de passagem dos esquemas de ação aos esquemas mentais, bem como a representação mental, destacando que a instituição coletiva da linguagem é o fator principal da formação e da socialização das representações.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/57810.36311/1984-1655.2009.v2n3.578Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 99-159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 99-159Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 99-1591984-165510.5555/repeg.v2i3reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/578/462Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessVestana, Carla Luciane Blum2022-02-01T17:53:19Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/578Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-01T17:53:19Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
title A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
spellingShingle A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
Vestana, Carla Luciane Blum
: Pensamento e Linguagem. Função Simbólica. Representações. Epistemologia Genética. Piaget.
title_short A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
title_full A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
title_fullStr A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
title_full_unstemmed A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
title_sort A Problemática Genética e Epistemológica do Desenvolvimento do Pensamento e da Linguagem
author Vestana, Carla Luciane Blum
author_facet Vestana, Carla Luciane Blum
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vestana, Carla Luciane Blum
dc.subject.por.fl_str_mv : Pensamento e Linguagem. Função Simbólica. Representações. Epistemologia Genética. Piaget.
topic : Pensamento e Linguagem. Função Simbólica. Representações. Epistemologia Genética. Piaget.
description O presente artigo tem o objetivo de apresentar como se dá o processo de pensamento e linguagem na criança, conforme a teoria de Jean Piaget. Partimos da premissa de que o pensamento não é simplesmente transmitido pelo adulto à criança, nem proveniente, exclusivamente, da experiência prática. Iniciaremos a discussão, apresentando a problemática existente entre as operações do pensamento e da linguagem, e o estudo de que o conhecimento é sensorial ou de que é perceptivo. A partir disso, apontaremos as diferentes abordagens da origem do conhecimento, ascendendo à formação psicogenética, como também à origem do pensamento, que está na função simbólica, a qual, por sua vez, explica-se pela formação das representações. Por fim, analisaremos o processo de passagem dos esquemas de ação aos esquemas mentais, bem como a representação mental, destacando que a instituição coletiva da linguagem é o fator principal da formação e da socialização das representações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/578
10.36311/1984-1655.2009.v2n3.578
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/578
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2009.v2n3.578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/578/462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 99-159
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 99-159
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 99-159
1984-1655
10.5555/repeg.v2i3
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037449330688