Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzarino, Jane Márcia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Assis, Patrícia Angela Grisa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961
Resumo: Dentre as diversas correntes e perspectivas que compõem o que se pode denominar como o campo da educação ambiental, a perspectiva vivencial parte do pressuposto que, além dos conhecimentos transmitidos de forma tradicional, o contato direto com o ambiente natural proporciona atitudes de respeito e cuidado, desencadeando um processo de consciência ambiental. Denominada de Aprendizado Sequencial, a proposta de vivências na natureza de Joseph Cornell constitui-se de quatro fases que incluem diferentes jogos, por meio dos quais são trabalhados os cinco sentidos: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração. O artigo discute as possibilidades inventivas na educação ambiental a partir das vivências sensíveis, tomando como base estudo empírico, os pressupostos norteadores dos documentos oficiais da educação ambiental e  contribuições de teóricos da área.
id UNESP-3_303fa6b6b8d89833e96008c2004d8939
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8961
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambientalDentre as diversas correntes e perspectivas que compõem o que se pode denominar como o campo da educação ambiental, a perspectiva vivencial parte do pressuposto que, além dos conhecimentos transmitidos de forma tradicional, o contato direto com o ambiente natural proporciona atitudes de respeito e cuidado, desencadeando um processo de consciência ambiental. Denominada de Aprendizado Sequencial, a proposta de vivências na natureza de Joseph Cornell constitui-se de quatro fases que incluem diferentes jogos, por meio dos quais são trabalhados os cinco sentidos: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração. O artigo discute as possibilidades inventivas na educação ambiental a partir das vivências sensíveis, tomando como base estudo empírico, os pressupostos norteadores dos documentos oficiais da educação ambiental e  contribuições de teóricos da área.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/896110.18675/2177-580X.vol11.n1.p9-18Pesquisa em Educação Ambiental; v. 11 n. 1 (2016); 9-182177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961/7633https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961/10151Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzarino, Jane MárciaAssis, Patrícia Angela Grisa de2016-11-01T04:36:08Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8961Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-11-01T04:36:08Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
title Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
spellingShingle Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
Mazzarino, Jane Márcia
title_short Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
title_full Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
title_fullStr Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
title_full_unstemmed Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
title_sort Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
author Mazzarino, Jane Márcia
author_facet Mazzarino, Jane Márcia
Assis, Patrícia Angela Grisa de
author_role author
author2 Assis, Patrícia Angela Grisa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzarino, Jane Márcia
Assis, Patrícia Angela Grisa de
description Dentre as diversas correntes e perspectivas que compõem o que se pode denominar como o campo da educação ambiental, a perspectiva vivencial parte do pressuposto que, além dos conhecimentos transmitidos de forma tradicional, o contato direto com o ambiente natural proporciona atitudes de respeito e cuidado, desencadeando um processo de consciência ambiental. Denominada de Aprendizado Sequencial, a proposta de vivências na natureza de Joseph Cornell constitui-se de quatro fases que incluem diferentes jogos, por meio dos quais são trabalhados os cinco sentidos: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração. O artigo discute as possibilidades inventivas na educação ambiental a partir das vivências sensíveis, tomando como base estudo empírico, os pressupostos norteadores dos documentos oficiais da educação ambiental e  contribuições de teóricos da área.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961
10.18675/2177-580X.vol11.n1.p9-18
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol11.n1.p9-18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961/7633
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961/10151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 11 n. 1 (2016); 9-18
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1788170882050424832