Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961 |
Resumo: | Dentre as diversas correntes e perspectivas que compõem o que se pode denominar como o campo da educação ambiental, a perspectiva vivencial parte do pressuposto que, além dos conhecimentos transmitidos de forma tradicional, o contato direto com o ambiente natural proporciona atitudes de respeito e cuidado, desencadeando um processo de consciência ambiental. Denominada de Aprendizado Sequencial, a proposta de vivências na natureza de Joseph Cornell constitui-se de quatro fases que incluem diferentes jogos, por meio dos quais são trabalhados os cinco sentidos: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração. O artigo discute as possibilidades inventivas na educação ambiental a partir das vivências sensíveis, tomando como base estudo empírico, os pressupostos norteadores dos documentos oficiais da educação ambiental e contribuições de teóricos da área. |
id |
UNESP-3_303fa6b6b8d89833e96008c2004d8939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8961 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambientalDentre as diversas correntes e perspectivas que compõem o que se pode denominar como o campo da educação ambiental, a perspectiva vivencial parte do pressuposto que, além dos conhecimentos transmitidos de forma tradicional, o contato direto com o ambiente natural proporciona atitudes de respeito e cuidado, desencadeando um processo de consciência ambiental. Denominada de Aprendizado Sequencial, a proposta de vivências na natureza de Joseph Cornell constitui-se de quatro fases que incluem diferentes jogos, por meio dos quais são trabalhados os cinco sentidos: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração. O artigo discute as possibilidades inventivas na educação ambiental a partir das vivências sensíveis, tomando como base estudo empírico, os pressupostos norteadores dos documentos oficiais da educação ambiental e contribuições de teóricos da área.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/896110.18675/2177-580X.vol11.n1.p9-18Pesquisa em Educação Ambiental; v. 11 n. 1 (2016); 9-182177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961/7633https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961/10151Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzarino, Jane MárciaAssis, Patrícia Angela Grisa de2016-11-01T04:36:08Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8961Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-11-01T04:36:08Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental |
title |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental |
spellingShingle |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental Mazzarino, Jane Márcia |
title_short |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental |
title_full |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental |
title_fullStr |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental |
title_sort |
Vivências na Natureza e as possibilidades inventivas na educação ambiental |
author |
Mazzarino, Jane Márcia |
author_facet |
Mazzarino, Jane Márcia Assis, Patrícia Angela Grisa de |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Patrícia Angela Grisa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzarino, Jane Márcia Assis, Patrícia Angela Grisa de |
description |
Dentre as diversas correntes e perspectivas que compõem o que se pode denominar como o campo da educação ambiental, a perspectiva vivencial parte do pressuposto que, além dos conhecimentos transmitidos de forma tradicional, o contato direto com o ambiente natural proporciona atitudes de respeito e cuidado, desencadeando um processo de consciência ambiental. Denominada de Aprendizado Sequencial, a proposta de vivências na natureza de Joseph Cornell constitui-se de quatro fases que incluem diferentes jogos, por meio dos quais são trabalhados os cinco sentidos: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração. O artigo discute as possibilidades inventivas na educação ambiental a partir das vivências sensíveis, tomando como base estudo empírico, os pressupostos norteadores dos documentos oficiais da educação ambiental e contribuições de teóricos da área. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961 10.18675/2177-580X.vol11.n1.p9-18 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol11.n1.p9-18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961/7633 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/8961/10151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 11 n. 1 (2016); 9-18 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1788170882050424832 |