Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca de Andrade, Daniel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Senna Guimarães, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293
Resumo: O Objetivo deste texto é estabelecer a importância da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão como referenciais para a educação ambiental. Para tal, promovemos o desvelamento conceitual e a contextualização histórica que justifica o resgate desses conceitos e tecemos uma costura entre eles com um enfoque nas suas implicações para a visão de mundo, a organização do socioambiente e da educação ambiental. Como resultado, propomos que tanto o socioambiente quanto o campo da educação ambiental sejam vislumbrados a partir das noções de campos contínuos e de um arranjo tridimensional da realidade, que permitem um trânsito livre pelas suas dimensões objetiva, subjetiva e intersubjetiva. Consideramos que esse trânsito, tendo-se em conta a inconclusão e o potencial de ser mais de educadores e educandos, pode colaborar na construção de processos educadores ambientalistas que ao terem como meio e fim a reumanização dos envolvidos, desafiam a mentalidade colonizadora predominante e contribuem para o reencantamento da vida.
id UNESP-3_577abb2ce672ecd4d77528c6f3af72a1
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13293
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.O Objetivo deste texto é estabelecer a importância da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão como referenciais para a educação ambiental. Para tal, promovemos o desvelamento conceitual e a contextualização histórica que justifica o resgate desses conceitos e tecemos uma costura entre eles com um enfoque nas suas implicações para a visão de mundo, a organização do socioambiente e da educação ambiental. Como resultado, propomos que tanto o socioambiente quanto o campo da educação ambiental sejam vislumbrados a partir das noções de campos contínuos e de um arranjo tridimensional da realidade, que permitem um trânsito livre pelas suas dimensões objetiva, subjetiva e intersubjetiva. Consideramos que esse trânsito, tendo-se em conta a inconclusão e o potencial de ser mais de educadores e educandos, pode colaborar na construção de processos educadores ambientalistas que ao terem como meio e fim a reumanização dos envolvidos, desafiam a mentalidade colonizadora predominante e contribuem para o reencantamento da vida.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1329310.18675/2177-580X.vol13.n2.p10-25Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 2 (2018); 10-252177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293/8768https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293/11125Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca de Andrade, DanielSenna Guimarães, Marcelo2019-05-22T12:28:24Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13293Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2019-05-22T12:28:24Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
title Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
spellingShingle Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
Fonseca de Andrade, Daniel
title_short Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
title_full Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
title_fullStr Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
title_full_unstemmed Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
title_sort Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
author Fonseca de Andrade, Daniel
author_facet Fonseca de Andrade, Daniel
Senna Guimarães, Marcelo
author_role author
author2 Senna Guimarães, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca de Andrade, Daniel
Senna Guimarães, Marcelo
description O Objetivo deste texto é estabelecer a importância da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão como referenciais para a educação ambiental. Para tal, promovemos o desvelamento conceitual e a contextualização histórica que justifica o resgate desses conceitos e tecemos uma costura entre eles com um enfoque nas suas implicações para a visão de mundo, a organização do socioambiente e da educação ambiental. Como resultado, propomos que tanto o socioambiente quanto o campo da educação ambiental sejam vislumbrados a partir das noções de campos contínuos e de um arranjo tridimensional da realidade, que permitem um trânsito livre pelas suas dimensões objetiva, subjetiva e intersubjetiva. Consideramos que esse trânsito, tendo-se em conta a inconclusão e o potencial de ser mais de educadores e educandos, pode colaborar na construção de processos educadores ambientalistas que ao terem como meio e fim a reumanização dos envolvidos, desafiam a mentalidade colonizadora predominante e contribuem para o reencantamento da vida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293
10.18675/2177-580X.vol13.n2.p10-25
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol13.n2.p10-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293/8768
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293/11125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 2 (2018); 10-25
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214363845427200