Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293 |
Resumo: | O Objetivo deste texto é estabelecer a importância da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão como referenciais para a educação ambiental. Para tal, promovemos o desvelamento conceitual e a contextualização histórica que justifica o resgate desses conceitos e tecemos uma costura entre eles com um enfoque nas suas implicações para a visão de mundo, a organização do socioambiente e da educação ambiental. Como resultado, propomos que tanto o socioambiente quanto o campo da educação ambiental sejam vislumbrados a partir das noções de campos contínuos e de um arranjo tridimensional da realidade, que permitem um trânsito livre pelas suas dimensões objetiva, subjetiva e intersubjetiva. Consideramos que esse trânsito, tendo-se em conta a inconclusão e o potencial de ser mais de educadores e educandos, pode colaborar na construção de processos educadores ambientalistas que ao terem como meio e fim a reumanização dos envolvidos, desafiam a mentalidade colonizadora predominante e contribuem para o reencantamento da vida. |
id |
UNESP-3_577abb2ce672ecd4d77528c6f3af72a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13293 |
network_acronym_str |
UNESP-3 |
network_name_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental.O Objetivo deste texto é estabelecer a importância da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão como referenciais para a educação ambiental. Para tal, promovemos o desvelamento conceitual e a contextualização histórica que justifica o resgate desses conceitos e tecemos uma costura entre eles com um enfoque nas suas implicações para a visão de mundo, a organização do socioambiente e da educação ambiental. Como resultado, propomos que tanto o socioambiente quanto o campo da educação ambiental sejam vislumbrados a partir das noções de campos contínuos e de um arranjo tridimensional da realidade, que permitem um trânsito livre pelas suas dimensões objetiva, subjetiva e intersubjetiva. Consideramos que esse trânsito, tendo-se em conta a inconclusão e o potencial de ser mais de educadores e educandos, pode colaborar na construção de processos educadores ambientalistas que ao terem como meio e fim a reumanização dos envolvidos, desafiam a mentalidade colonizadora predominante e contribuem para o reencantamento da vida.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2019-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/1329310.18675/2177-580X.vol13.n2.p10-25Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 2 (2018); 10-252177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293/8768https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293/11125Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca de Andrade, DanielSenna Guimarães, Marcelo2019-05-22T12:28:24Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/13293Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2019-05-22T12:28:24Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental. |
title |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental. |
spellingShingle |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental. Fonseca de Andrade, Daniel |
title_short |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental. |
title_full |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental. |
title_fullStr |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental. |
title_full_unstemmed |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental. |
title_sort |
Implicações epistemológicas e teóricas da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão na educação ambiental. |
author |
Fonseca de Andrade, Daniel |
author_facet |
Fonseca de Andrade, Daniel Senna Guimarães, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Senna Guimarães, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca de Andrade, Daniel Senna Guimarães, Marcelo |
description |
O Objetivo deste texto é estabelecer a importância da incorporação dos conceitos de ser mais e inconclusão como referenciais para a educação ambiental. Para tal, promovemos o desvelamento conceitual e a contextualização histórica que justifica o resgate desses conceitos e tecemos uma costura entre eles com um enfoque nas suas implicações para a visão de mundo, a organização do socioambiente e da educação ambiental. Como resultado, propomos que tanto o socioambiente quanto o campo da educação ambiental sejam vislumbrados a partir das noções de campos contínuos e de um arranjo tridimensional da realidade, que permitem um trânsito livre pelas suas dimensões objetiva, subjetiva e intersubjetiva. Consideramos que esse trânsito, tendo-se em conta a inconclusão e o potencial de ser mais de educadores e educandos, pode colaborar na construção de processos educadores ambientalistas que ao terem como meio e fim a reumanização dos envolvidos, desafiam a mentalidade colonizadora predominante e contribuem para o reencantamento da vida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293 10.18675/2177-580X.vol13.n2.p10-25 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293 |
identifier_str_mv |
10.18675/2177-580X.vol13.n2.p10-25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293/8768 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/13293/11125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pesquisa em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental; v. 13 n. 2 (2018); 10-25 2177-580X reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br |
_version_ |
1800214363845427200 |