Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galiazzi, Maria do Carmo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Viveiro, Alessandra, Zanon, Ângela Maria, Morales, Angélica Góis Müller, Abreu, Daniela Gonçalves de, Sim, Edna Ferreira Costa do, Silveira, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis, Silva, Márcia Vieira, Fonseca, Nazaré Araújo da, Marchiorato, Sônia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160
Resumo: O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURGtem, ao longo dos últimos anos, investido na pesquisa como princípioeducativo (DEMO, 1997; GALIAZZI, 2003) da formação de educadoresambientais pesquisadores. Este texto apresenta-se nessa perspectiva e a ela seagrega a pesquisa narrativa como elemento transformador da realidade daformação de educadores ambientais. Nesse sentido, a narrativa está sendopensada como eixo articulador de diferentes atividades e como processo dereflexão sobre a própria constituição do educador ambiental, pretendendo-se estabelecer um programa de pesquisa em comunidades de aprendizagemcom os alunos, mestrandos e doutorandos do PPGEA.A primeira autora, ao ser convidada a coordenar um grupo dediscussão – GDP – sobre pesquisa na formação de educadores ambientaisno IV EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, propôs oGDP como o desenvolvimento de um exercício de pesquisa narrativa.Por isso, o texto aqui apresentado é a aposta de uma possibilidadeda narrativa como constituidora de educadores ambientais. Para realizá-la,utilizamos especialmente o ambiente virtual como ferramenta de produçãode significados dessas histórias (www.ceamecim.furg.br/avatool2/2). Osrelatos foram produzidos pelos participantes no IV EPEA – GDPFormação de Educadores Ambientais, realizado em Rio Claro-SP, de 15 a18 de julho de 2007.Neste trabalho, apresentamos inicialmente os princípios dapesquisa narrativa permeados pelas intenções postas, assumidas pelo grupode participantes e desenvolvidas durante o GDP. Foi assim que o texto foise acrescentando de autores que produziram relatos, leram e interferiramnele. Todos os participantes contribuíram para que se alcançasse esteresultado, porém, aqueles que não se inscreveram no ambiente virtual nãopuderam ser nomeados.
id UNESP-3_92d8e5f1cc2f3c6464b76cd84d0e2141
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6160
network_acronym_str UNESP-3
network_name_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisaO Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURGtem, ao longo dos últimos anos, investido na pesquisa como princípioeducativo (DEMO, 1997; GALIAZZI, 2003) da formação de educadoresambientais pesquisadores. Este texto apresenta-se nessa perspectiva e a ela seagrega a pesquisa narrativa como elemento transformador da realidade daformação de educadores ambientais. Nesse sentido, a narrativa está sendopensada como eixo articulador de diferentes atividades e como processo dereflexão sobre a própria constituição do educador ambiental, pretendendo-se estabelecer um programa de pesquisa em comunidades de aprendizagemcom os alunos, mestrandos e doutorandos do PPGEA.A primeira autora, ao ser convidada a coordenar um grupo dediscussão – GDP – sobre pesquisa na formação de educadores ambientaisno IV EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, propôs oGDP como o desenvolvimento de um exercício de pesquisa narrativa.Por isso, o texto aqui apresentado é a aposta de uma possibilidadeda narrativa como constituidora de educadores ambientais. Para realizá-la,utilizamos especialmente o ambiente virtual como ferramenta de produçãode significados dessas histórias (www.ceamecim.furg.br/avatool2/2). Osrelatos foram produzidos pelos participantes no IV EPEA – GDPFormação de Educadores Ambientais, realizado em Rio Claro-SP, de 15 a18 de julho de 2007.Neste trabalho, apresentamos inicialmente os princípios dapesquisa narrativa permeados pelas intenções postas, assumidas pelo grupode participantes e desenvolvidas durante o GDP. Foi assim que o texto foise acrescentando de autores que produziram relatos, leram e interferiramnele. Todos os participantes contribuíram para que se alcançasse esteresultado, porém, aqueles que não se inscreveram no ambiente virtual nãopuderam ser nomeados.Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR2012-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/616010.18675/2177-580X.vol3.n1.p171-185Pesquisa em Educação Ambiental; v. 3 n. 1 (2008); 171-1852177-580Xreponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160/4517Galiazzi, Maria do CarmoViveiro, AlessandraZanon, Ângela MariaMorales, Angélica Góis MüllerAbreu, Daniela Gonçalves deSim, Edna Ferreira Costa doSilveira, Felipa Pacifico Ribeiro de AssisSilva, Márcia VieiraFonseca, Nazaré Araújo daMarchiorato, Sônia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-17T14:23:18Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6160Revistahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisaPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/oaisecpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br2177-580X1980-1165opendoar:2016-03-17T14:23:18Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
title Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
spellingShingle Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
Galiazzi, Maria do Carmo
title_short Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
title_full Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
title_fullStr Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
title_full_unstemmed Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
title_sort Narrar histórias para se constituir educador ambiental pela pesquisa
author Galiazzi, Maria do Carmo
author_facet Galiazzi, Maria do Carmo
Viveiro, Alessandra
Zanon, Ângela Maria
Morales, Angélica Góis Müller
Abreu, Daniela Gonçalves de
Sim, Edna Ferreira Costa do
Silveira, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis
Silva, Márcia Vieira
Fonseca, Nazaré Araújo da
Marchiorato, Sônia Maria
author_role author
author2 Viveiro, Alessandra
Zanon, Ângela Maria
Morales, Angélica Góis Müller
Abreu, Daniela Gonçalves de
Sim, Edna Ferreira Costa do
Silveira, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis
Silva, Márcia Vieira
Fonseca, Nazaré Araújo da
Marchiorato, Sônia Maria
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
Viveiro, Alessandra
Zanon, Ângela Maria
Morales, Angélica Góis Müller
Abreu, Daniela Gonçalves de
Sim, Edna Ferreira Costa do
Silveira, Felipa Pacifico Ribeiro de Assis
Silva, Márcia Vieira
Fonseca, Nazaré Araújo da
Marchiorato, Sônia Maria
description O Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURGtem, ao longo dos últimos anos, investido na pesquisa como princípioeducativo (DEMO, 1997; GALIAZZI, 2003) da formação de educadoresambientais pesquisadores. Este texto apresenta-se nessa perspectiva e a ela seagrega a pesquisa narrativa como elemento transformador da realidade daformação de educadores ambientais. Nesse sentido, a narrativa está sendopensada como eixo articulador de diferentes atividades e como processo dereflexão sobre a própria constituição do educador ambiental, pretendendo-se estabelecer um programa de pesquisa em comunidades de aprendizagemcom os alunos, mestrandos e doutorandos do PPGEA.A primeira autora, ao ser convidada a coordenar um grupo dediscussão – GDP – sobre pesquisa na formação de educadores ambientaisno IV EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, propôs oGDP como o desenvolvimento de um exercício de pesquisa narrativa.Por isso, o texto aqui apresentado é a aposta de uma possibilidadeda narrativa como constituidora de educadores ambientais. Para realizá-la,utilizamos especialmente o ambiente virtual como ferramenta de produçãode significados dessas histórias (www.ceamecim.furg.br/avatool2/2). Osrelatos foram produzidos pelos participantes no IV EPEA – GDPFormação de Educadores Ambientais, realizado em Rio Claro-SP, de 15 a18 de julho de 2007.Neste trabalho, apresentamos inicialmente os princípios dapesquisa narrativa permeados pelas intenções postas, assumidas pelo grupode participantes e desenvolvidas durante o GDP. Foi assim que o texto foise acrescentando de autores que produziram relatos, leram e interferiramnele. Todos os participantes contribuíram para que se alcançasse esteresultado, porém, aqueles que não se inscreveram no ambiente virtual nãopuderam ser nomeados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160
10.18675/2177-580X.vol3.n1.p171-185
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160
identifier_str_mv 10.18675/2177-580X.vol3.n1.p171-185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6160/4517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
publisher.none.fl_str_mv Unesp, USP, Ufscar, Unifei e UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental; v. 3 n. 1 (2008); 171-185
2177-580X
reponame:Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
collection Pesquisa em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa em Educação Ambiental (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv secpea@gmail.com || secpea1@gmail.com || luizcs@rc.unesp.br
_version_ 1800214362841939968