Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palheta,Allan Marcos da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cecagno,Diana, Marques,Vanessa de Araujo, Biana,Camilla Benigno, Braga,Luiza Rocha, Cecagno,Susana, Moura,Pedro Márlon Martter, Porto,Adrize Rutz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100253
Resumo: O objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com vinte enfermeiros egressos que vivenciaram a mudança curricular e que tiveram vínculo direto com a assistência. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário autoaplicado e a análise, por meio de análise temática. Os egressos referiram vivenciar articulação entre teoria e prática e o exercício do pensamento crítico e reflexivo, o que contribuiu no processo de tomada de decisão, além de dar ênfase às práticas do cuidado humanizado, da pesquisa e da escrita acadêmica. A proposta pedagógica na Faculdade de Enfermagem tem formado profissionais éticos, críticos e reflexivos, alinhados com os princípios das diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem.
id UNESP-8_088a30605bda4f15a1924fb3a8c73de2
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100253
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissionalEnsino de enfermagemCurrículoCuidados de enfermagemO objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com vinte enfermeiros egressos que vivenciaram a mudança curricular e que tiveram vínculo direto com a assistência. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário autoaplicado e a análise, por meio de análise temática. Os egressos referiram vivenciar articulação entre teoria e prática e o exercício do pensamento crítico e reflexivo, o que contribuiu no processo de tomada de decisão, além de dar ênfase às práticas do cuidado humanizado, da pesquisa e da escrita acadêmica. A proposta pedagógica na Faculdade de Enfermagem tem formado profissionais éticos, críticos e reflexivos, alinhados com os princípios das diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100253Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190368info:eu-repo/semantics/openAccessPalheta,Allan Marcos da SilvaCecagno,DianaMarques,Vanessa de AraujoBiana,Camilla BenignoBraga,Luiza RochaCecagno,SusanaMoura,Pedro Márlon MartterPorto,Adrize Rutzpor2020-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100253Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-09-24T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
title Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
spellingShingle Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
Palheta,Allan Marcos da Silva
Ensino de enfermagem
Currículo
Cuidados de enfermagem
title_short Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
title_full Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
title_fullStr Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
title_full_unstemmed Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
title_sort Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional
author Palheta,Allan Marcos da Silva
author_facet Palheta,Allan Marcos da Silva
Cecagno,Diana
Marques,Vanessa de Araujo
Biana,Camilla Benigno
Braga,Luiza Rocha
Cecagno,Susana
Moura,Pedro Márlon Martter
Porto,Adrize Rutz
author_role author
author2 Cecagno,Diana
Marques,Vanessa de Araujo
Biana,Camilla Benigno
Braga,Luiza Rocha
Cecagno,Susana
Moura,Pedro Márlon Martter
Porto,Adrize Rutz
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palheta,Allan Marcos da Silva
Cecagno,Diana
Marques,Vanessa de Araujo
Biana,Camilla Benigno
Braga,Luiza Rocha
Cecagno,Susana
Moura,Pedro Márlon Martter
Porto,Adrize Rutz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de enfermagem
Currículo
Cuidados de enfermagem
topic Ensino de enfermagem
Currículo
Cuidados de enfermagem
description O objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com vinte enfermeiros egressos que vivenciaram a mudança curricular e que tiveram vínculo direto com a assistência. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário autoaplicado e a análise, por meio de análise temática. Os egressos referiram vivenciar articulação entre teoria e prática e o exercício do pensamento crítico e reflexivo, o que contribuiu no processo de tomada de decisão, além de dar ênfase às práticas do cuidado humanizado, da pesquisa e da escrita acadêmica. A proposta pedagógica na Faculdade de Enfermagem tem formado profissionais éticos, críticos e reflexivos, alinhados com os princípios das diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100253
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190368
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524222734336