Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazzinelli,Maria Flávia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fernandes,Marconi Moura, Soares,Amanda Nathale, Barroso,Viviane Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063
Resumo: Apresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos.
id UNESP-8_114af04b00c67d57d4eaa8e9c2d66726
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832016000401063
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de BachelardEducaçãoEducação em SaúdeEnfermagemApresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos.UNESP2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.59 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0397info:eu-repo/semantics/openAccessGazzinelli,Maria FláviaFernandes,Marconi MouraSoares,Amanda NathaleBarroso,Viviane Gonçalvespor2016-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000401063Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-10-07T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
title Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
spellingShingle Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
Gazzinelli,Maria Flávia
Educação
Educação em Saúde
Enfermagem
title_short Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
title_full Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
title_fullStr Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
title_full_unstemmed Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
title_sort Pontos, conexões e costuras: tecendo uma experimentação a partir da pedagogia científica de Bachelard
author Gazzinelli,Maria Flávia
author_facet Gazzinelli,Maria Flávia
Fernandes,Marconi Moura
Soares,Amanda Nathale
Barroso,Viviane Gonçalves
author_role author
author2 Fernandes,Marconi Moura
Soares,Amanda Nathale
Barroso,Viviane Gonçalves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazzinelli,Maria Flávia
Fernandes,Marconi Moura
Soares,Amanda Nathale
Barroso,Viviane Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação em Saúde
Enfermagem
topic Educação
Educação em Saúde
Enfermagem
description Apresentamos o relato de proposta da disciplina Teoria do Conhecimento e da Educação nas Práticas Educativas em Saúde, do curso de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma experimentação inspirada nos pressupostos de Gaston Bachelard, que abordou a doação de órgãos e os transplantes buscando produzir conhecimentos e engendrar acontecimentos. O artigo está dividido em oito momentos, equivalentes aos que Bachelard compreende como necessários para chegar ao conhecimento, indo da desconstrução gradativa do senso comum à afirmação científica. A criação de um ambiente de dúvidas e inquietações sobre a temática foi a matéria para a experimentação e a atualização de acontecimentos. Dessa matéria, demasiadamente viva, insurgiram acontecimentos capazes de inaugurar variações, conexões e proliferações no pensamento, além de situações marcadas pela captura do instituído e por processos de subjetivação fechados sobre si mesmos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000401063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622015.0397
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.59 2016
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521858195456