Qualidade da comunicação promotora da saúde: como avaliar? Proposta de instrumento de avaliação de campanhas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100246 |
Resumo: | O que pode ser considerado comunicação de qualidade para a promoção da saúde e da prevenção de ISTs entre jovens? Este artigo apresenta uma proposta de metodologia de pesquisa para avaliar a qualidade de peças produzidas no contexto de campanhas de comunicação pública, tais como vídeos, cartazes, folhetos, mídias sonoras e impressas, postagens em redes sociais on-line etc. Os indicadores utilizados para determinar parâmetros de qualidade foram extraídos da literatura especializada e sistematizados em um roteiro de avaliação, com sete blocos temáticos articulados em torno de proposições normativas. Neste artigo, caracterizamos tal roteiro, sua fundamentação e sua forma de aplicação, que buscam responder ao desafio de determinar o que é qualidade em teoria e prática na comunicação promotora da saúde. Trata-se de um instrumento objetivo sobre corpora extensos que pode ser aplicado por pesquisadores individuais ou equipes. |
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Qualidade da comunicação promotora da saúde: como avaliar? Proposta de instrumento de avaliação de campanhas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)Comunicação em saúdePrevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)Campanhas de saúde públicaO que pode ser considerado comunicação de qualidade para a promoção da saúde e da prevenção de ISTs entre jovens? Este artigo apresenta uma proposta de metodologia de pesquisa para avaliar a qualidade de peças produzidas no contexto de campanhas de comunicação pública, tais como vídeos, cartazes, folhetos, mídias sonoras e impressas, postagens em redes sociais on-line etc. Os indicadores utilizados para determinar parâmetros de qualidade foram extraídos da literatura especializada e sistematizados em um roteiro de avaliação, com sete blocos temáticos articulados em torno de proposições normativas. Neste artigo, caracterizamos tal roteiro, sua fundamentação e sua forma de aplicação, que buscam responder ao desafio de determinar o que é qualidade em teoria e prática na comunicação promotora da saúde. Trata-se de um instrumento objetivo sobre corpora extensos que pode ser aplicado por pesquisadores individuais ou equipes.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100246Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.220004info:eu-repo/semantics/openAccessRothberg,DaniloFerreira,Vinícius LaurianoMuniz,Aressa JoelMendonça,Ana Valéria Machadopor2022-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100246Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-07-29T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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