Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Hayda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Soares,Maria Raimunda Penha, Costa,Rute Ramos da Silva, Cruz,Suenya Santos da, Schottz,Vanessa, Marro,Katia Iris, Piccolo,Ramiro Marcos Dulcich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100241
Resumo: Este artigo se apoia na sistematização de experiências de Oscar Jara para reconstruir os caminhos de uma pesquisa-ação participativa em saúde nas comunidades rurais com base em experiências de prevenção e cuidado à saúde no enfrentamento da Covid-19. Desde junho de 2020 temos desenvolvido experiências de Educação Popular em Saúde (EPS) no campo, pautadas pela pedagogia freiriana nos territórios do norte e na baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, especificamente áreas de reforma agrária vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; em um território quilombola; e em um coletivo de mulheres interligado à Articulação de Agroecologia Serramar. A análise dessas experiências aponta alternativas pedagógicas produzidas pelo encontro entre saberes acadêmicos e populares, buscando amparo na comunicação popular, no protagonismo das comunidades rurais, em especial de mulheres, como produtoras de conhecimento, práticas de cuidado e de resistência.
id UNESP-8_345fa1c739d5b295a132a2f3e10f80fb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832022000100241
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em SaúdeCovid-19Educação em saúdePesquisa participativa baseada na comunidadePopulação ruralEste artigo se apoia na sistematização de experiências de Oscar Jara para reconstruir os caminhos de uma pesquisa-ação participativa em saúde nas comunidades rurais com base em experiências de prevenção e cuidado à saúde no enfrentamento da Covid-19. Desde junho de 2020 temos desenvolvido experiências de Educação Popular em Saúde (EPS) no campo, pautadas pela pedagogia freiriana nos territórios do norte e na baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, especificamente áreas de reforma agrária vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; em um território quilombola; e em um coletivo de mulheres interligado à Articulação de Agroecologia Serramar. A análise dessas experiências aponta alternativas pedagógicas produzidas pelo encontro entre saberes acadêmicos e populares, buscando amparo na comunicação popular, no protagonismo das comunidades rurais, em especial de mulheres, como produtoras de conhecimento, práticas de cuidado e de resistência.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100241Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210724info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,HaydaSoares,Maria Raimunda PenhaCosta,Rute Ramos da SilvaCruz,Suenya Santos daSchottz,VanessaMarro,Katia IrisPiccolo,Ramiro Marcos Dulcichpor2022-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100241Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-07-08T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
title Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
spellingShingle Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
Alves,Hayda
Covid-19
Educação em saúde
Pesquisa participativa baseada na comunidade
População rural
title_short Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
title_full Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
title_fullStr Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
title_full_unstemmed Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
title_sort Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
author Alves,Hayda
author_facet Alves,Hayda
Soares,Maria Raimunda Penha
Costa,Rute Ramos da Silva
Cruz,Suenya Santos da
Schottz,Vanessa
Marro,Katia Iris
Piccolo,Ramiro Marcos Dulcich
author_role author
author2 Soares,Maria Raimunda Penha
Costa,Rute Ramos da Silva
Cruz,Suenya Santos da
Schottz,Vanessa
Marro,Katia Iris
Piccolo,Ramiro Marcos Dulcich
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Hayda
Soares,Maria Raimunda Penha
Costa,Rute Ramos da Silva
Cruz,Suenya Santos da
Schottz,Vanessa
Marro,Katia Iris
Piccolo,Ramiro Marcos Dulcich
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Educação em saúde
Pesquisa participativa baseada na comunidade
População rural
topic Covid-19
Educação em saúde
Pesquisa participativa baseada na comunidade
População rural
description Este artigo se apoia na sistematização de experiências de Oscar Jara para reconstruir os caminhos de uma pesquisa-ação participativa em saúde nas comunidades rurais com base em experiências de prevenção e cuidado à saúde no enfrentamento da Covid-19. Desde junho de 2020 temos desenvolvido experiências de Educação Popular em Saúde (EPS) no campo, pautadas pela pedagogia freiriana nos territórios do norte e na baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, especificamente áreas de reforma agrária vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; em um território quilombola; e em um coletivo de mulheres interligado à Articulação de Agroecologia Serramar. A análise dessas experiências aponta alternativas pedagógicas produzidas pelo encontro entre saberes acadêmicos e populares, buscando amparo na comunicação popular, no protagonismo das comunidades rurais, em especial de mulheres, como produtoras de conhecimento, práticas de cuidado e de resistência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100241
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958525337370624