Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100241 |
Resumo: | Este artigo se apoia na sistematização de experiências de Oscar Jara para reconstruir os caminhos de uma pesquisa-ação participativa em saúde nas comunidades rurais com base em experiências de prevenção e cuidado à saúde no enfrentamento da Covid-19. Desde junho de 2020 temos desenvolvido experiências de Educação Popular em Saúde (EPS) no campo, pautadas pela pedagogia freiriana nos territórios do norte e na baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, especificamente áreas de reforma agrária vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; em um território quilombola; e em um coletivo de mulheres interligado à Articulação de Agroecologia Serramar. A análise dessas experiências aponta alternativas pedagógicas produzidas pelo encontro entre saberes acadêmicos e populares, buscando amparo na comunicação popular, no protagonismo das comunidades rurais, em especial de mulheres, como produtoras de conhecimento, práticas de cuidado e de resistência. |
id |
UNESP-8_345fa1c739d5b295a132a2f3e10f80fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832022000100241 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em SaúdeCovid-19Educação em saúdePesquisa participativa baseada na comunidadePopulação ruralEste artigo se apoia na sistematização de experiências de Oscar Jara para reconstruir os caminhos de uma pesquisa-ação participativa em saúde nas comunidades rurais com base em experiências de prevenção e cuidado à saúde no enfrentamento da Covid-19. Desde junho de 2020 temos desenvolvido experiências de Educação Popular em Saúde (EPS) no campo, pautadas pela pedagogia freiriana nos territórios do norte e na baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, especificamente áreas de reforma agrária vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; em um território quilombola; e em um coletivo de mulheres interligado à Articulação de Agroecologia Serramar. A análise dessas experiências aponta alternativas pedagógicas produzidas pelo encontro entre saberes acadêmicos e populares, buscando amparo na comunicação popular, no protagonismo das comunidades rurais, em especial de mulheres, como produtoras de conhecimento, práticas de cuidado e de resistência.UNESP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100241Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210724info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,HaydaSoares,Maria Raimunda PenhaCosta,Rute Ramos da SilvaCruz,Suenya Santos daSchottz,VanessaMarro,Katia IrisPiccolo,Ramiro Marcos Dulcichpor2022-07-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832022000100241Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2022-07-08T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde |
title |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde |
spellingShingle |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde Alves,Hayda Covid-19 Educação em saúde Pesquisa participativa baseada na comunidade População rural |
title_short |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde |
title_full |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde |
title_fullStr |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde |
title_full_unstemmed |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde |
title_sort |
Territórios rurais contra a Covid-19: saberes, fazeres e reflexões por meio da Educação Popular em Saúde |
author |
Alves,Hayda |
author_facet |
Alves,Hayda Soares,Maria Raimunda Penha Costa,Rute Ramos da Silva Cruz,Suenya Santos da Schottz,Vanessa Marro,Katia Iris Piccolo,Ramiro Marcos Dulcich |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Maria Raimunda Penha Costa,Rute Ramos da Silva Cruz,Suenya Santos da Schottz,Vanessa Marro,Katia Iris Piccolo,Ramiro Marcos Dulcich |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,Hayda Soares,Maria Raimunda Penha Costa,Rute Ramos da Silva Cruz,Suenya Santos da Schottz,Vanessa Marro,Katia Iris Piccolo,Ramiro Marcos Dulcich |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Educação em saúde Pesquisa participativa baseada na comunidade População rural |
topic |
Covid-19 Educação em saúde Pesquisa participativa baseada na comunidade População rural |
description |
Este artigo se apoia na sistematização de experiências de Oscar Jara para reconstruir os caminhos de uma pesquisa-ação participativa em saúde nas comunidades rurais com base em experiências de prevenção e cuidado à saúde no enfrentamento da Covid-19. Desde junho de 2020 temos desenvolvido experiências de Educação Popular em Saúde (EPS) no campo, pautadas pela pedagogia freiriana nos territórios do norte e na baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro, especificamente áreas de reforma agrária vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; em um território quilombola; e em um coletivo de mulheres interligado à Articulação de Agroecologia Serramar. A análise dessas experiências aponta alternativas pedagógicas produzidas pelo encontro entre saberes acadêmicos e populares, buscando amparo na comunicação popular, no protagonismo das comunidades rurais, em especial de mulheres, como produtoras de conhecimento, práticas de cuidado e de resistência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100241 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832022000100241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.210724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.26 2022 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958525337370624 |