Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Interface (Botucatu. Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601739 |
Summary: | Resumo O debate apresenta uma tematização sobre a interprofissionalidade: trajetória e necessidade desse conceito para a gestão do trabalho e da educação na saúde, especialmente quando em cena a segurança do paciente, a formação orientada aos sistemas de saúde e uma coordenação da rede de serviços orientada pela integralidade, resolutividade, satisfação dos usuários e maior conforto dos trabalhadores. Apresenta a distinção entre os prefixos “multi”, “inter” e “entre” ante os termos “profissão” e “disciplina”. Foi realizada uma revisão focal da literatura, buscando a introdução do termo e sua variação em educação, prática, práxis e auditoria das formações e das ações profissionais. Problematiza conexões (desafios) e fronteiras (limites), apontando para o aprender, o pensamento e a criação. A ideia de forma e formação apoia a noção de fixação das formas (normativas) ou movimento das forças (educação permanente em saúde), assim se concluindo. |
id |
UNESP-8_49a1f3615ddeb5b9c49396a6e27661d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000601739 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formaçãoInterprofissionalidadePrática interprofissionalEducação interprofissionalEducação em SaúdeFormaçãoResumo O debate apresenta uma tematização sobre a interprofissionalidade: trajetória e necessidade desse conceito para a gestão do trabalho e da educação na saúde, especialmente quando em cena a segurança do paciente, a formação orientada aos sistemas de saúde e uma coordenação da rede de serviços orientada pela integralidade, resolutividade, satisfação dos usuários e maior conforto dos trabalhadores. Apresenta a distinção entre os prefixos “multi”, “inter” e “entre” ante os termos “profissão” e “disciplina”. Foi realizada uma revisão focal da literatura, buscando a introdução do termo e sua variação em educação, prática, práxis e auditoria das formações e das ações profissionais. Problematiza conexões (desafios) e fronteiras (limites), apontando para o aprender, o pensamento e a criação. A ideia de forma e formação apoia a noção de fixação das formas (normativas) ou movimento das forças (educação permanente em saúde), assim se concluindo.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601739Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622018.0477info:eu-repo/semantics/openAccessCeccim,Ricardo Burgpor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601739Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação |
title |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação |
spellingShingle |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação Ceccim,Ricardo Burg Interprofissionalidade Prática interprofissional Educação interprofissional Educação em Saúde Formação |
title_short |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação |
title_full |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação |
title_fullStr |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação |
title_full_unstemmed |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação |
title_sort |
Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação |
author |
Ceccim,Ricardo Burg |
author_facet |
Ceccim,Ricardo Burg |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceccim,Ricardo Burg |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interprofissionalidade Prática interprofissional Educação interprofissional Educação em Saúde Formação |
topic |
Interprofissionalidade Prática interprofissional Educação interprofissional Educação em Saúde Formação |
description |
Resumo O debate apresenta uma tematização sobre a interprofissionalidade: trajetória e necessidade desse conceito para a gestão do trabalho e da educação na saúde, especialmente quando em cena a segurança do paciente, a formação orientada aos sistemas de saúde e uma coordenação da rede de serviços orientada pela integralidade, resolutividade, satisfação dos usuários e maior conforto dos trabalhadores. Apresenta a distinção entre os prefixos “multi”, “inter” e “entre” ante os termos “profissão” e “disciplina”. Foi realizada uma revisão focal da literatura, buscando a introdução do termo e sua variação em educação, prática, práxis e auditoria das formações e das ações profissionais. Problematiza conexões (desafios) e fronteiras (limites), apontando para o aprender, o pensamento e a criação. A ideia de forma e formação apoia a noção de fixação das formas (normativas) ou movimento das forças (educação permanente em saúde), assim se concluindo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601739 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622018.0477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523373387776 |