O internato rural e a formação de estudantes do curso de Odontologia da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santa-Rosa,Thalita Thyrza de Almeida
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Vargas,Andréa Maria Duarte, Ferreira,Efigênia Ferreira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832007000300005
Resumo: Analisa-se a infuência da experiência do Internato Rural (IR) na formação de estudantes de Odontologia da UFMG. Baseando-se em metodologia qualitativa realizou-se coleta de dados utilizando-se técnica de grupo focal. A amostra constituiu-se de quinze estudantes que participaram dos grupos antes e após conclusão da disciplina. No tratamento dos dados emergiram quatro grandes temas: expectativas e realização do IR, serviço público de saúde e compreensão do processo saúde-doença. Concluiu-se que o IR é visto como transição entre vida acadêmica e mundo profissional; que a pouca ênfase dada às ciências sociais e ao serviço público de saúde durante períodos anteriores da graduação dificultou a inserção dos estudantes no serviço de saúde; que as precárias condições de vida da população e a existência de serviços públicos de saúde organizados e resolutivos no nível básico foram constatadas com surpresa pelos estudantes, e que experiências vivenciadas no IR despertaram para atendimento pautado no acolhimento e cuidado à saúde.
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