A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bones,Ana Amélia Nascimento da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa,Márcia Rosa da, Cazella,Sílvio César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501457
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos médicos para construir novos saberes sobre o manejo inicial do usuário com teste rápido reagente para o HIV na Atenção Primária à Saúde. A metodologia de ensino utilizada foi a metodologia da problematização na modalidade de educação a distância. Trata-se de uma pesquisa-ação crítica em um processo reflexivo realizada em um módulo educacional interativo ofertado no curso de especialização da Universidade Aberta do SUS / Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNASUS/UFCSPA). Os discursos são distribuídos em três categorias de análise: cenários de prática, atendimento integral e educação permanente. Na análise, a apreensão e o compromisso com a realidade, associados com a teorização, geram um plano reflexivo de conduta. Conforme a meta 90-90-90, uma das expectativas é ampliar o diagnóstico; contudo, faz-se necessário a leitura ampliada da prática da revelação diagnóstica.
id UNESP-8_75f1cba5ed276b2a784d7b2eede131ea
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000501457
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A educação para o enfrentamento da epidemia do HIVEducação a distânciaHIVEducação na saúdeO objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos médicos para construir novos saberes sobre o manejo inicial do usuário com teste rápido reagente para o HIV na Atenção Primária à Saúde. A metodologia de ensino utilizada foi a metodologia da problematização na modalidade de educação a distância. Trata-se de uma pesquisa-ação crítica em um processo reflexivo realizada em um módulo educacional interativo ofertado no curso de especialização da Universidade Aberta do SUS / Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNASUS/UFCSPA). Os discursos são distribuídos em três categorias de análise: cenários de prática, atendimento integral e educação permanente. Na análise, a apreensão e o compromisso com a realidade, associados com a teorização, geram um plano reflexivo de conduta. Conforme a meta 90-90-90, uma das expectativas é ampliar o diagnóstico; contudo, faz-se necessário a leitura ampliada da prática da revelação diagnóstica.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501457Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0066info:eu-repo/semantics/openAccessBones,Ana Amélia Nascimento da SilvaCosta,Márcia Rosa daCazella,Sílvio Césarpor2019-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000501457Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV
title A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV
spellingShingle A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV
Bones,Ana Amélia Nascimento da Silva
Educação a distância
HIV
Educação na saúde
title_short A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV
title_full A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV
title_fullStr A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV
title_full_unstemmed A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV
title_sort A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV
author Bones,Ana Amélia Nascimento da Silva
author_facet Bones,Ana Amélia Nascimento da Silva
Costa,Márcia Rosa da
Cazella,Sílvio César
author_role author
author2 Costa,Márcia Rosa da
Cazella,Sílvio César
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bones,Ana Amélia Nascimento da Silva
Costa,Márcia Rosa da
Cazella,Sílvio César
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
HIV
Educação na saúde
topic Educação a distância
HIV
Educação na saúde
description O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos médicos para construir novos saberes sobre o manejo inicial do usuário com teste rápido reagente para o HIV na Atenção Primária à Saúde. A metodologia de ensino utilizada foi a metodologia da problematização na modalidade de educação a distância. Trata-se de uma pesquisa-ação crítica em um processo reflexivo realizada em um módulo educacional interativo ofertado no curso de especialização da Universidade Aberta do SUS / Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNASUS/UFCSPA). Os discursos são distribuídos em três categorias de análise: cenários de prática, atendimento integral e educação permanente. Na análise, a apreensão e o compromisso com a realidade, associados com a teorização, geram um plano reflexivo de conduta. Conforme a meta 90-90-90, uma das expectativas é ampliar o diagnóstico; contudo, faz-se necessário a leitura ampliada da prática da revelação diagnóstica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501457
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0066
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523438399488