A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Rafael Rodolfo Tomaz de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vilar,Rosana Lúcia Alves de, Castro,Janete Lima de, Lima,Kenio Costa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601661
Resumo: Resumo O artigo analisa a inserção da temática do envelhecimento e da educação interprofissional na formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) a partir da leitura dos projetos pedagógicos dos cursos desses profissionais. A pesquisa que deu origem a este artigo é do tipo documental, com abordagem qualitativa, realizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os projetos pedagógicos foram analisados com base no método da análise de conteúdo, utilizando o procedimento da análise temática em duas unidades de registro preestabelecidas: (i) competências profissionais e (ii) estrutura curricular. Como parte dos resultados, nenhum dos cursos investigados neste estudo oferta uma educação interprofissional em saúde que contemple discussões mais profundas acerca do envelhecimento.
id UNESP-8_7e56e902a7fda4cc896621b415822b45
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000601661
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da SaúdeEnvelhecimentoSaúde do idosoEducação interprofissionalFormação profissional em saúdeSaúde da famíliaResumo O artigo analisa a inserção da temática do envelhecimento e da educação interprofissional na formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) a partir da leitura dos projetos pedagógicos dos cursos desses profissionais. A pesquisa que deu origem a este artigo é do tipo documental, com abordagem qualitativa, realizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os projetos pedagógicos foram analisados com base no método da análise de conteúdo, utilizando o procedimento da análise temática em duas unidades de registro preestabelecidas: (i) competências profissionais e (ii) estrutura curricular. Como parte dos resultados, nenhum dos cursos investigados neste estudo oferta uma educação interprofissional em saúde que contemple discussões mais profundas acerca do envelhecimento.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601661Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0466info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Rafael Rodolfo Tomaz deVilar,Rosana Lúcia Alves deCastro,Janete Lima deLima,Kenio Costa depor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601661Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
title A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
spellingShingle A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
Lima,Rafael Rodolfo Tomaz de
Envelhecimento
Saúde do idoso
Educação interprofissional
Formação profissional em saúde
Saúde da família
title_short A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
title_full A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
title_fullStr A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
title_full_unstemmed A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
title_sort A educação interprofissional e a temática sobre o envelhecimento: uma análise de projetos pedagógicos na área da Saúde
author Lima,Rafael Rodolfo Tomaz de
author_facet Lima,Rafael Rodolfo Tomaz de
Vilar,Rosana Lúcia Alves de
Castro,Janete Lima de
Lima,Kenio Costa de
author_role author
author2 Vilar,Rosana Lúcia Alves de
Castro,Janete Lima de
Lima,Kenio Costa de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Rafael Rodolfo Tomaz de
Vilar,Rosana Lúcia Alves de
Castro,Janete Lima de
Lima,Kenio Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Saúde do idoso
Educação interprofissional
Formação profissional em saúde
Saúde da família
topic Envelhecimento
Saúde do idoso
Educação interprofissional
Formação profissional em saúde
Saúde da família
description Resumo O artigo analisa a inserção da temática do envelhecimento e da educação interprofissional na formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) a partir da leitura dos projetos pedagógicos dos cursos desses profissionais. A pesquisa que deu origem a este artigo é do tipo documental, com abordagem qualitativa, realizada no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os projetos pedagógicos foram analisados com base no método da análise de conteúdo, utilizando o procedimento da análise temática em duas unidades de registro preestabelecidas: (i) competências profissionais e (ii) estrutura curricular. Como parte dos resultados, nenhum dos cursos investigados neste estudo oferta uma educação interprofissional em saúde que contemple discussões mais profundas acerca do envelhecimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601661
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0466
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523361853440