Exame clínico objetivo estruturado (ECOE): uma experiência de ensino por meio de simulação do atendimento farmacêutico
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
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Resumo: | A simulação de atendimento farmacêutico tem por finalidade avaliar as competências clínicas dos acadêmicos. Constitui uma ferramenta pedagógica que possui três etapas: a) preparação do cenário e dos casos; b) simulação; e c) avaliação. Os casos simulados consistem de informações essenciais que são fornecidas espontaneamente ao acadêmico no início da simulação e outras complementares, que somente tornar-se-ão conhecidas se forem investigadas. Toda a simulação de atendimento é filmada, o que permite a análise da comunicação. O processo de avaliação é iniciado com a leitura do caso, a análise do vídeo e a aplicação do instrumento desenvolvido. O ECOE possibilita ao acadêmico uma oportunidade de melhorar as suas habilidades e atitudes na prestação do atendimento farmacêutico, além de aprofundar os conhecimentos a respeito das situações simuladas. |
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Exame clínico objetivo estruturado (ECOE): uma experiência de ensino por meio de simulação do atendimento farmacêuticoFormação de profissionais da saúdeECOESimulaçãoMetodologia de ensinoEducação em farmáciaAtendimento farmacêuticoA simulação de atendimento farmacêutico tem por finalidade avaliar as competências clínicas dos acadêmicos. Constitui uma ferramenta pedagógica que possui três etapas: a) preparação do cenário e dos casos; b) simulação; e c) avaliação. Os casos simulados consistem de informações essenciais que são fornecidas espontaneamente ao acadêmico no início da simulação e outras complementares, que somente tornar-se-ão conhecidas se forem investigadas. Toda a simulação de atendimento é filmada, o que permite a análise da comunicação. O processo de avaliação é iniciado com a leitura do caso, a análise do vídeo e a aplicação do instrumento desenvolvido. O ECOE possibilita ao acadêmico uma oportunidade de melhorar as suas habilidades e atitudes na prestação do atendimento farmacêutico, além de aprofundar os conhecimentos a respeito das situações simuladas.UNESP2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832011000100024Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.15 n.36 2011reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832010005000032info:eu-repo/semantics/openAccessGalato,DayaniAlano,Graziela ModolonFrança,Tainã FormentinVieira,Ana Cristinapor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832011000100024Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2011-03-04T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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