Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Valéria Vernaschi
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Komatsu,Ricardo Shoiti, Padilha,Roberto Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100021
Resumo: As características do processo de mudança curricular do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília refletem uma interação de influências internas e externas, orientadas pela busca de um maior compromisso da faculdade com as necessidades da sociedade. Os princípios do novo currículo apontam para uma transformação nas práticas educativas e de cuidado à saúde, visando um estudante ativo e crítico na construção do seu conhecimento, bem como ético e humano na relação com pacientes/familiares e equipe de saúde. O desafio de ampliar a clínica restrita ao modelo biomédico, passa pela articulação interdisciplinar, integração das dimensões social, biológica e psicológica, união entre teoria/prática e entre os mundos do trabalho e do estudo. Esse desafio tem sido enfrentado de forma permanente no desenvolvimento curricular, uma vez que, requer mudanças na prática de docentes, estudantes e profissionais de saúde.
id UNESP-8_d4a41109b63863d7aa4cf30379aaf183
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832003000100021
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de MaríliaEducação médicacurrículoavaliação de programaAs características do processo de mudança curricular do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília refletem uma interação de influências internas e externas, orientadas pela busca de um maior compromisso da faculdade com as necessidades da sociedade. Os princípios do novo currículo apontam para uma transformação nas práticas educativas e de cuidado à saúde, visando um estudante ativo e crítico na construção do seu conhecimento, bem como ético e humano na relação com pacientes/familiares e equipe de saúde. O desafio de ampliar a clínica restrita ao modelo biomédico, passa pela articulação interdisciplinar, integração das dimensões social, biológica e psicológica, união entre teoria/prática e entre os mundos do trabalho e do estudo. Esse desafio tem sido enfrentado de forma permanente no desenvolvimento curricular, uma vez que, requer mudanças na prática de docentes, estudantes e profissionais de saúde.UNESP2003-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100021Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.7 n.12 2003reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832003000100021info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Valéria VernaschiKomatsu,Ricardo ShoitiPadilha,Roberto Queirozpor2009-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832003000100021Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-02-17T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
title Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
spellingShingle Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
Lima,Valéria Vernaschi
Educação médica
currículo
avaliação de programa
title_short Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
title_full Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
title_fullStr Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
title_full_unstemmed Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
title_sort Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
author Lima,Valéria Vernaschi
author_facet Lima,Valéria Vernaschi
Komatsu,Ricardo Shoiti
Padilha,Roberto Queiroz
author_role author
author2 Komatsu,Ricardo Shoiti
Padilha,Roberto Queiroz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Valéria Vernaschi
Komatsu,Ricardo Shoiti
Padilha,Roberto Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
currículo
avaliação de programa
topic Educação médica
currículo
avaliação de programa
description As características do processo de mudança curricular do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília refletem uma interação de influências internas e externas, orientadas pela busca de um maior compromisso da faculdade com as necessidades da sociedade. Os princípios do novo currículo apontam para uma transformação nas práticas educativas e de cuidado à saúde, visando um estudante ativo e crítico na construção do seu conhecimento, bem como ético e humano na relação com pacientes/familiares e equipe de saúde. O desafio de ampliar a clínica restrita ao modelo biomédico, passa pela articulação interdisciplinar, integração das dimensões social, biológica e psicológica, união entre teoria/prática e entre os mundos do trabalho e do estudo. Esse desafio tem sido enfrentado de forma permanente no desenvolvimento curricular, uma vez que, requer mudanças na prática de docentes, estudantes e profissionais de saúde.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832003000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.7 n.12 2003
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517003288576