Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100021 |
Resumo: | As características do processo de mudança curricular do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília refletem uma interação de influências internas e externas, orientadas pela busca de um maior compromisso da faculdade com as necessidades da sociedade. Os princípios do novo currículo apontam para uma transformação nas práticas educativas e de cuidado à saúde, visando um estudante ativo e crítico na construção do seu conhecimento, bem como ético e humano na relação com pacientes/familiares e equipe de saúde. O desafio de ampliar a clínica restrita ao modelo biomédico, passa pela articulação interdisciplinar, integração das dimensões social, biológica e psicológica, união entre teoria/prática e entre os mundos do trabalho e do estudo. Esse desafio tem sido enfrentado de forma permanente no desenvolvimento curricular, uma vez que, requer mudanças na prática de docentes, estudantes e profissionais de saúde. |
id |
UNESP-8_d4a41109b63863d7aa4cf30379aaf183 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832003000100021 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de MaríliaEducação médicacurrículoavaliação de programaAs características do processo de mudança curricular do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília refletem uma interação de influências internas e externas, orientadas pela busca de um maior compromisso da faculdade com as necessidades da sociedade. Os princípios do novo currículo apontam para uma transformação nas práticas educativas e de cuidado à saúde, visando um estudante ativo e crítico na construção do seu conhecimento, bem como ético e humano na relação com pacientes/familiares e equipe de saúde. O desafio de ampliar a clínica restrita ao modelo biomédico, passa pela articulação interdisciplinar, integração das dimensões social, biológica e psicológica, união entre teoria/prática e entre os mundos do trabalho e do estudo. Esse desafio tem sido enfrentado de forma permanente no desenvolvimento curricular, uma vez que, requer mudanças na prática de docentes, estudantes e profissionais de saúde.UNESP2003-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100021Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.7 n.12 2003reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832003000100021info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Valéria VernaschiKomatsu,Ricardo ShoitiPadilha,Roberto Queirozpor2009-02-17T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832003000100021Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-02-17T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília |
title |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília |
spellingShingle |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília Lima,Valéria Vernaschi Educação médica currículo avaliação de programa |
title_short |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília |
title_full |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília |
title_fullStr |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília |
title_full_unstemmed |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília |
title_sort |
Desafios ao desenvolvimento de um currículo inovador: a experiência da Faculdade de Medicina de Marília |
author |
Lima,Valéria Vernaschi |
author_facet |
Lima,Valéria Vernaschi Komatsu,Ricardo Shoiti Padilha,Roberto Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Komatsu,Ricardo Shoiti Padilha,Roberto Queiroz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Valéria Vernaschi Komatsu,Ricardo Shoiti Padilha,Roberto Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica currículo avaliação de programa |
topic |
Educação médica currículo avaliação de programa |
description |
As características do processo de mudança curricular do curso médico da Faculdade de Medicina de Marília refletem uma interação de influências internas e externas, orientadas pela busca de um maior compromisso da faculdade com as necessidades da sociedade. Os princípios do novo currículo apontam para uma transformação nas práticas educativas e de cuidado à saúde, visando um estudante ativo e crítico na construção do seu conhecimento, bem como ético e humano na relação com pacientes/familiares e equipe de saúde. O desafio de ampliar a clínica restrita ao modelo biomédico, passa pela articulação interdisciplinar, integração das dimensões social, biológica e psicológica, união entre teoria/prática e entre os mundos do trabalho e do estudo. Esse desafio tem sido enfrentado de forma permanente no desenvolvimento curricular, uma vez que, requer mudanças na prática de docentes, estudantes e profissionais de saúde. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832003000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832003000100021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.7 n.12 2003 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517003288576 |