Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Maria Aparecida de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm, Batista,Sylvia Helena Souza da Silva, Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200427
Resumo: Trata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos. Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas. Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens. Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI.
id UNESP-8_dcb3e5fecd294596b0980b28b556a2eb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832016000200427
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em EnfermagemTrabalho docenteEducação em EnfermagemEducação SuperiorTrata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos. Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas. Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens. Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI.UNESP2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200427Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622015.0391info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Maria Aparecida de OliveiraCunha,Isabel Cristina Kowal OlmBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaRossit,Rosana Aparecida Salvadorpor2016-03-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000200427Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2016-03-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
title Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
spellingShingle Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira
Trabalho docente
Educação em Enfermagem
Educação Superior
title_short Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
title_full Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
title_fullStr Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
title_full_unstemmed Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
title_sort Docência em saúde: percepções de egressos de um curso de especialização em Enfermagem
author Freitas,Maria Aparecida de Oliveira
author_facet Freitas,Maria Aparecida de Oliveira
Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Rossit,Rosana Aparecida Salvador
author_role author
author2 Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Rossit,Rosana Aparecida Salvador
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Maria Aparecida de Oliveira
Cunha,Isabel Cristina Kowal Olm
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Rossit,Rosana Aparecida Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Educação em Enfermagem
Educação Superior
topic Trabalho docente
Educação em Enfermagem
Educação Superior
description Trata-se da percepção de egressos acerca do trabalho docente na especialização em Enfermagem, e é parte de pesquisa, finalizada em 2013, com 29 egressos. Estudo de abordagem qualitativa com coleta de dados em duas etapas: aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela técnica da análise de conteúdo na modalidade temática, com identificação das Unidades de Contexto e de Registro para construção de categorias analíticas. Os resultados revelam a importância da formação pedagógica do professor universitário para compreender a relevância de seu papel de mediador de aprendizagens. Ainda há muito a se investigar sobre a formação e a prática docente no Ensino Superior, explorando trajetórias percorridas na formação, identificando lacunas e propondo caminhos de formação docente que os preparem para atender às necessidades e interesses dos estudantes do século XXI.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200427
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622015.0391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.57 2016
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521812058112