RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchetto, Gabriel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise do desenvolvimento da compreensão oral em língua inglesa dos alunos do segundo ano do curso de Letras, habilitação Português e Inglês em uma universidade particular localizada na região centro-oeste do Brasil, mediado pelas ferramentas fornecidas pela plataforma Moodle, além de proporcionar reflexão acerca das possibilidades e perspectivas do uso dessa plataforma. Os alunos participaram de uma oficina em formato de sala virtual na plataforma Moodle intitulada Listening Comprehension Workshop de setembro a outubro de 2019. O corpus de análise se constitui em excertos retirados das respostas de algumas atividades realizadas pelos participantes. Utilizou-se como referencial teórico estudos acerca da compreensão oral no ensino de línguas estrangeiras (UNDERWOOD, 1994; SAHA & TALUKDAR, 2008; BROWN & YULE, 1999; CANALE & SWAIN, 1980; UR, 2009), os quais descrevem atividades que possibilitam a aquisição de importantes informações para guiar os alunos no decorrer do processo auditivo antes, durante e depois da audição. Neste trabalho foram analisadas as respostas de três alunos a partir de uma das atividades propostas. Apesar de, inicialmente, observar uma certa resistência à tecnologia, os participantes demonstraram uma gradual evolução em sua competência auditiva em inglês durante sua participação na oficina.
id UNIABEU-1_0ccde9cbff7ae9518fb93aed1f0c3dba
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3958
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINECiências Humanas; Letras, LinguísticaCompreensão oral; Língua Inglesa; MoodleO presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise do desenvolvimento da compreensão oral em língua inglesa dos alunos do segundo ano do curso de Letras, habilitação Português e Inglês em uma universidade particular localizada na região centro-oeste do Brasil, mediado pelas ferramentas fornecidas pela plataforma Moodle, além de proporcionar reflexão acerca das possibilidades e perspectivas do uso dessa plataforma. Os alunos participaram de uma oficina em formato de sala virtual na plataforma Moodle intitulada Listening Comprehension Workshop de setembro a outubro de 2019. O corpus de análise se constitui em excertos retirados das respostas de algumas atividades realizadas pelos participantes. Utilizou-se como referencial teórico estudos acerca da compreensão oral no ensino de línguas estrangeiras (UNDERWOOD, 1994; SAHA & TALUKDAR, 2008; BROWN & YULE, 1999; CANALE & SWAIN, 1980; UR, 2009), os quais descrevem atividades que possibilitam a aquisição de importantes informações para guiar os alunos no decorrer do processo auditivo antes, durante e depois da audição. Neste trabalho foram analisadas as respostas de três alunos a partir de uma das atividades propostas. Apesar de, inicialmente, observar uma certa resistência à tecnologia, os participantes demonstraram uma gradual evolução em sua competência auditiva em inglês durante sua participação na oficina.Revista UniabeuMarchetto, Gabriel2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 185-1982179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-07T11:58:26Zoai:ojs2.abeu.local:article/3958Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2021-04-07T11:58:26Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
title RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
spellingShingle RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
Marchetto, Gabriel
Ciências Humanas; Letras, Linguística
Compreensão oral; Língua Inglesa; Moodle
title_short RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
title_full RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
title_fullStr RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
title_full_unstemmed RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
title_sort RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
author Marchetto, Gabriel
author_facet Marchetto, Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchetto, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Letras, Linguística
Compreensão oral; Língua Inglesa; Moodle
topic Ciências Humanas; Letras, Linguística
Compreensão oral; Língua Inglesa; Moodle
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise do desenvolvimento da compreensão oral em língua inglesa dos alunos do segundo ano do curso de Letras, habilitação Português e Inglês em uma universidade particular localizada na região centro-oeste do Brasil, mediado pelas ferramentas fornecidas pela plataforma Moodle, além de proporcionar reflexão acerca das possibilidades e perspectivas do uso dessa plataforma. Os alunos participaram de uma oficina em formato de sala virtual na plataforma Moodle intitulada Listening Comprehension Workshop de setembro a outubro de 2019. O corpus de análise se constitui em excertos retirados das respostas de algumas atividades realizadas pelos participantes. Utilizou-se como referencial teórico estudos acerca da compreensão oral no ensino de línguas estrangeiras (UNDERWOOD, 1994; SAHA & TALUKDAR, 2008; BROWN & YULE, 1999; CANALE & SWAIN, 1980; UR, 2009), os quais descrevem atividades que possibilitam a aquisição de importantes informações para guiar os alunos no decorrer do processo auditivo antes, durante e depois da audição. Neste trabalho foram analisadas as respostas de três alunos a partir de uma das atividades propostas. Apesar de, inicialmente, observar uma certa resistência à tecnologia, os participantes demonstraram uma gradual evolução em sua competência auditiva em inglês durante sua participação na oficina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 185-198
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820286152704