RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise do desenvolvimento da compreensão oral em língua inglesa dos alunos do segundo ano do curso de Letras, habilitação Português e Inglês em uma universidade particular localizada na região centro-oeste do Brasil, mediado pelas ferramentas fornecidas pela plataforma Moodle, além de proporcionar reflexão acerca das possibilidades e perspectivas do uso dessa plataforma. Os alunos participaram de uma oficina em formato de sala virtual na plataforma Moodle intitulada Listening Comprehension Workshop de setembro a outubro de 2019. O corpus de análise se constitui em excertos retirados das respostas de algumas atividades realizadas pelos participantes. Utilizou-se como referencial teórico estudos acerca da compreensão oral no ensino de línguas estrangeiras (UNDERWOOD, 1994; SAHA & TALUKDAR, 2008; BROWN & YULE, 1999; CANALE & SWAIN, 1980; UR, 2009), os quais descrevem atividades que possibilitam a aquisição de importantes informações para guiar os alunos no decorrer do processo auditivo antes, durante e depois da audição. Neste trabalho foram analisadas as respostas de três alunos a partir de uma das atividades propostas. Apesar de, inicialmente, observar uma certa resistência à tecnologia, os participantes demonstraram uma gradual evolução em sua competência auditiva em inglês durante sua participação na oficina. |
id |
UNIABEU-1_0ccde9cbff7ae9518fb93aed1f0c3dba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3958 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINECiências Humanas; Letras, LinguísticaCompreensão oral; Língua Inglesa; MoodleO presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise do desenvolvimento da compreensão oral em língua inglesa dos alunos do segundo ano do curso de Letras, habilitação Português e Inglês em uma universidade particular localizada na região centro-oeste do Brasil, mediado pelas ferramentas fornecidas pela plataforma Moodle, além de proporcionar reflexão acerca das possibilidades e perspectivas do uso dessa plataforma. Os alunos participaram de uma oficina em formato de sala virtual na plataforma Moodle intitulada Listening Comprehension Workshop de setembro a outubro de 2019. O corpus de análise se constitui em excertos retirados das respostas de algumas atividades realizadas pelos participantes. Utilizou-se como referencial teórico estudos acerca da compreensão oral no ensino de línguas estrangeiras (UNDERWOOD, 1994; SAHA & TALUKDAR, 2008; BROWN & YULE, 1999; CANALE & SWAIN, 1980; UR, 2009), os quais descrevem atividades que possibilitam a aquisição de importantes informações para guiar os alunos no decorrer do processo auditivo antes, durante e depois da audição. Neste trabalho foram analisadas as respostas de três alunos a partir de uma das atividades propostas. Apesar de, inicialmente, observar uma certa resistência à tecnologia, os participantes demonstraram uma gradual evolução em sua competência auditiva em inglês durante sua participação na oficina.Revista UniabeuMarchetto, Gabriel2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 185-1982179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-07T11:58:26Zoai:ojs2.abeu.local:article/3958Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2021-04-07T11:58:26Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE |
title |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE |
spellingShingle |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE Marchetto, Gabriel Ciências Humanas; Letras, Linguística Compreensão oral; Língua Inglesa; Moodle |
title_short |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE |
title_full |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE |
title_fullStr |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE |
title_full_unstemmed |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE |
title_sort |
RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA MOODLE E O ENSINO DA COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA ONLINE |
author |
Marchetto, Gabriel |
author_facet |
Marchetto, Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchetto, Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Letras, Linguística Compreensão oral; Língua Inglesa; Moodle |
topic |
Ciências Humanas; Letras, Linguística Compreensão oral; Língua Inglesa; Moodle |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise do desenvolvimento da compreensão oral em língua inglesa dos alunos do segundo ano do curso de Letras, habilitação Português e Inglês em uma universidade particular localizada na região centro-oeste do Brasil, mediado pelas ferramentas fornecidas pela plataforma Moodle, além de proporcionar reflexão acerca das possibilidades e perspectivas do uso dessa plataforma. Os alunos participaram de uma oficina em formato de sala virtual na plataforma Moodle intitulada Listening Comprehension Workshop de setembro a outubro de 2019. O corpus de análise se constitui em excertos retirados das respostas de algumas atividades realizadas pelos participantes. Utilizou-se como referencial teórico estudos acerca da compreensão oral no ensino de línguas estrangeiras (UNDERWOOD, 1994; SAHA & TALUKDAR, 2008; BROWN & YULE, 1999; CANALE & SWAIN, 1980; UR, 2009), os quais descrevem atividades que possibilitam a aquisição de importantes informações para guiar os alunos no decorrer do processo auditivo antes, durante e depois da audição. Neste trabalho foram analisadas as respostas de três alunos a partir de uma das atividades propostas. Apesar de, inicialmente, observar uma certa resistência à tecnologia, os participantes demonstraram uma gradual evolução em sua competência auditiva em inglês durante sua participação na oficina. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3958/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 185-198 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820286152704 |