INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Leticia Figueiró
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Wietzke, Mônica, Moreira, Izadora Joseane Borrajo, Garcia, Edna Linhares, Krug, Suzane Beatriz Frantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1271
Resumo: A integralidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que deve ser observado em todos os níveis de assistência à saúde, considerando a importância do olhar interdisciplinar nas ações executadas para o seu atendimento. A interdisciplinaridade é ferramenta para a construção de novas práticas, mais integradas e resolutivas, relacionado-se intimamente às ações de promoção da saúde. Tais ações primam pela educação em saúde e, através de trabalhos em grupos, são prática comum nos serviços de Atenção Primária. Grupos podem ser realizados por um ou mais profissionais e aplicados no trabalho com vários públicos e temas, constituindo-se meio rico e eficiente de trocas entre os participantes, promovendo a saúde através do trabalho educativo, prevenção de doenças e manutenção do acompanhamento clínico, reforçando, também, o vínculo entre profissionais e usuários. Este texto reflete sobre a importância da interdisciplinaridade nas ações de grupos de educação em saúde, motivado pelas vivências profissionais de uma Enfermeira, uma Educadora Física e uma Médica, que perceberam nos benefícios desse trabalho, um ponto comum em seus fazeres diários. Acredita-se que ações interdisciplinares nos grupos de educação em saúde atendam ao usuário, entendendo-o como ser biopsicossocial atuante no tratamento em parceria com a equipe de saúde.
id UNIABEU-1_244581e68424c2a166baf27f564b3a6a
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1271
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.Ciências da Saúde, Sistema Único de Saúde, Atenção PrimáriaEducação em Saúde, Relações Interprofissionais, Serviços de Saúde.A integralidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que deve ser observado em todos os níveis de assistência à saúde, considerando a importância do olhar interdisciplinar nas ações executadas para o seu atendimento. A interdisciplinaridade é ferramenta para a construção de novas práticas, mais integradas e resolutivas, relacionado-se intimamente às ações de promoção da saúde. Tais ações primam pela educação em saúde e, através de trabalhos em grupos, são prática comum nos serviços de Atenção Primária. Grupos podem ser realizados por um ou mais profissionais e aplicados no trabalho com vários públicos e temas, constituindo-se meio rico e eficiente de trocas entre os participantes, promovendo a saúde através do trabalho educativo, prevenção de doenças e manutenção do acompanhamento clínico, reforçando, também, o vínculo entre profissionais e usuários. Este texto reflete sobre a importância da interdisciplinaridade nas ações de grupos de educação em saúde, motivado pelas vivências profissionais de uma Enfermeira, uma Educadora Física e uma Médica, que perceberam nos benefícios desse trabalho, um ponto comum em seus fazeres diários. Acredita-se que ações interdisciplinares nos grupos de educação em saúde atendam ao usuário, entendendo-o como ser biopsicossocial atuante no tratamento em parceria com a equipe de saúde.Revista UniabeuFontoura, Leticia FigueiróWietzke, MônicaMoreira, Izadora Joseane BorrajoGarcia, Edna LinharesKrug, Suzane Beatriz Frantz2014-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1271Revista Uniabeu; v. 7, n. 15 (2014): Revista UNIABEU; 66-752179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1271/pdf_60info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-05T19:24:20Zoai:ojs2.abeu.local:article/1271Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2014-06-05T19:24:20Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
title INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Fontoura, Leticia Figueiró
Ciências da Saúde, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária
Educação em Saúde, Relações Interprofissionais, Serviços de Saúde.
title_short INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
title_full INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE (ALÉM DA MULTIDISCIPLINARIDADE): EM BUSCA DA INTEGRALIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO EM GRUPO NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
author Fontoura, Leticia Figueiró
author_facet Fontoura, Leticia Figueiró
Wietzke, Mônica
Moreira, Izadora Joseane Borrajo
Garcia, Edna Linhares
Krug, Suzane Beatriz Frantz
author_role author
author2 Wietzke, Mônica
Moreira, Izadora Joseane Borrajo
Garcia, Edna Linhares
Krug, Suzane Beatriz Frantz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Leticia Figueiró
Wietzke, Mônica
Moreira, Izadora Joseane Borrajo
Garcia, Edna Linhares
Krug, Suzane Beatriz Frantz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária
Educação em Saúde, Relações Interprofissionais, Serviços de Saúde.
topic Ciências da Saúde, Sistema Único de Saúde, Atenção Primária
Educação em Saúde, Relações Interprofissionais, Serviços de Saúde.
description A integralidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que deve ser observado em todos os níveis de assistência à saúde, considerando a importância do olhar interdisciplinar nas ações executadas para o seu atendimento. A interdisciplinaridade é ferramenta para a construção de novas práticas, mais integradas e resolutivas, relacionado-se intimamente às ações de promoção da saúde. Tais ações primam pela educação em saúde e, através de trabalhos em grupos, são prática comum nos serviços de Atenção Primária. Grupos podem ser realizados por um ou mais profissionais e aplicados no trabalho com vários públicos e temas, constituindo-se meio rico e eficiente de trocas entre os participantes, promovendo a saúde através do trabalho educativo, prevenção de doenças e manutenção do acompanhamento clínico, reforçando, também, o vínculo entre profissionais e usuários. Este texto reflete sobre a importância da interdisciplinaridade nas ações de grupos de educação em saúde, motivado pelas vivências profissionais de uma Enfermeira, uma Educadora Física e uma Médica, que perceberam nos benefícios desse trabalho, um ponto comum em seus fazeres diários. Acredita-se que ações interdisciplinares nos grupos de educação em saúde atendam ao usuário, entendendo-o como ser biopsicossocial atuante no tratamento em parceria com a equipe de saúde.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1271
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1271/pdf_60
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 7, n. 15 (2014): Revista UNIABEU; 66-75
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820870209536