LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921 |
Resumo: | Este trabalho examina as concepções sobre o papel da escrita e da leitura de adolescentes em situação de conflito com a lei, a partir da análise de algumas práticas de letramento desses indivíduos. Para tal finalidade, utilizamos como fundamentação teórico-metodológica as abordagens oriundas dos Novos Estudos do Letramento e da Sociolinguística. A análise das produções tem por objetivo averiguar os sentidos que esses adolescentes em situação de conflito com a lei atribuem ao processo de escolarização e ao discurso escolar, bem como promover um diálogo entre os estudos de práticas socioculturais e sociolinguísticos. Os resultados sugerem que quando se analisam tais concepções, os indivíduos passam a ser compreendidos como parte integrante de determinada comunidade de prática (discursiva), que se manifesta em suas formas de engajamento, as quais constituem suas identidades sociais. |
id |
UNIABEU-1_4771c09da969cc443eecb17a11dd8975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1921 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEILetras. Linguística Aplicada.Novos Estudos do Letramento; Comunidade de Prática; Identidades.Este trabalho examina as concepções sobre o papel da escrita e da leitura de adolescentes em situação de conflito com a lei, a partir da análise de algumas práticas de letramento desses indivíduos. Para tal finalidade, utilizamos como fundamentação teórico-metodológica as abordagens oriundas dos Novos Estudos do Letramento e da Sociolinguística. A análise das produções tem por objetivo averiguar os sentidos que esses adolescentes em situação de conflito com a lei atribuem ao processo de escolarização e ao discurso escolar, bem como promover um diálogo entre os estudos de práticas socioculturais e sociolinguísticos. Os resultados sugerem que quando se analisam tais concepções, os indivíduos passam a ser compreendidos como parte integrante de determinada comunidade de prática (discursiva), que se manifesta em suas formas de engajamento, as quais constituem suas identidades sociais.Revista UniabeuWiedemer, Marcos Luizde Oliveira, Marcia Lisbôa Costa2015-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921Revista Uniabeu; v. 8, n. 18 (2015): Revista UNIABEU; 347-3632179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921/pdf_222info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-11T02:29:54Zoai:ojs2.abeu.local:article/1921Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2015-05-11T02:29:54Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
title |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
spellingShingle |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI Wiedemer, Marcos Luiz Letras. Linguística Aplicada. Novos Estudos do Letramento; Comunidade de Prática; Identidades. |
title_short |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
title_full |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
title_fullStr |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
title_full_unstemmed |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
title_sort |
LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
author |
Wiedemer, Marcos Luiz |
author_facet |
Wiedemer, Marcos Luiz de Oliveira, Marcia Lisbôa Costa |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Marcia Lisbôa Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wiedemer, Marcos Luiz de Oliveira, Marcia Lisbôa Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras. Linguística Aplicada. Novos Estudos do Letramento; Comunidade de Prática; Identidades. |
topic |
Letras. Linguística Aplicada. Novos Estudos do Letramento; Comunidade de Prática; Identidades. |
description |
Este trabalho examina as concepções sobre o papel da escrita e da leitura de adolescentes em situação de conflito com a lei, a partir da análise de algumas práticas de letramento desses indivíduos. Para tal finalidade, utilizamos como fundamentação teórico-metodológica as abordagens oriundas dos Novos Estudos do Letramento e da Sociolinguística. A análise das produções tem por objetivo averiguar os sentidos que esses adolescentes em situação de conflito com a lei atribuem ao processo de escolarização e ao discurso escolar, bem como promover um diálogo entre os estudos de práticas socioculturais e sociolinguísticos. Os resultados sugerem que quando se analisam tais concepções, os indivíduos passam a ser compreendidos como parte integrante de determinada comunidade de prática (discursiva), que se manifesta em suas formas de engajamento, as quais constituem suas identidades sociais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921/pdf_222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 8, n. 18 (2015): Revista UNIABEU; 347-363 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820292444160 |