LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiedemer, Marcos Luiz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Oliveira, Marcia Lisbôa Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921
Resumo: Este trabalho examina as concepções sobre o papel da escrita e da leitura de adolescentes em situação de conflito com a lei, a partir da análise de algumas práticas de letramento desses indivíduos. Para tal finalidade, utilizamos como fundamentação teórico-metodológica as abordagens oriundas dos Novos Estudos do Letramento e da Sociolinguística. A análise das produções tem por objetivo averiguar os sentidos que esses adolescentes em situação de conflito com a lei atribuem ao processo de escolarização e ao discurso escolar, bem como promover um diálogo entre os estudos de práticas socioculturais e sociolinguísticos. Os resultados sugerem que quando se analisam tais concepções, os indivíduos passam a ser compreendidos como parte integrante de determinada comunidade de prática (discursiva), que se manifesta em suas formas de engajamento, as quais constituem suas identidades sociais.
id UNIABEU-1_4771c09da969cc443eecb17a11dd8975
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1921
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEILetras. Linguística Aplicada.Novos Estudos do Letramento; Comunidade de Prática; Identidades.Este trabalho examina as concepções sobre o papel da escrita e da leitura de adolescentes em situação de conflito com a lei, a partir da análise de algumas práticas de letramento desses indivíduos. Para tal finalidade, utilizamos como fundamentação teórico-metodológica as abordagens oriundas dos Novos Estudos do Letramento e da Sociolinguística. A análise das produções tem por objetivo averiguar os sentidos que esses adolescentes em situação de conflito com a lei atribuem ao processo de escolarização e ao discurso escolar, bem como promover um diálogo entre os estudos de práticas socioculturais e sociolinguísticos. Os resultados sugerem que quando se analisam tais concepções, os indivíduos passam a ser compreendidos como parte integrante de determinada comunidade de prática (discursiva), que se manifesta em suas formas de engajamento, as quais constituem suas identidades sociais.Revista UniabeuWiedemer, Marcos Luizde Oliveira, Marcia Lisbôa Costa2015-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921Revista Uniabeu; v. 8, n. 18 (2015): Revista UNIABEU; 347-3632179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921/pdf_222info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-11T02:29:54Zoai:ojs2.abeu.local:article/1921Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2015-05-11T02:29:54Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
title LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
spellingShingle LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Wiedemer, Marcos Luiz
Letras. Linguística Aplicada.
Novos Estudos do Letramento; Comunidade de Prática; Identidades.
title_short LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
title_full LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
title_fullStr LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
title_full_unstemmed LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
title_sort LER E ESCREVER PARA QUÊ? SENTIDOS DO LETRAMENTO ESCOLAR PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
author Wiedemer, Marcos Luiz
author_facet Wiedemer, Marcos Luiz
de Oliveira, Marcia Lisbôa Costa
author_role author
author2 de Oliveira, Marcia Lisbôa Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiedemer, Marcos Luiz
de Oliveira, Marcia Lisbôa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Letras. Linguística Aplicada.
Novos Estudos do Letramento; Comunidade de Prática; Identidades.
topic Letras. Linguística Aplicada.
Novos Estudos do Letramento; Comunidade de Prática; Identidades.
description Este trabalho examina as concepções sobre o papel da escrita e da leitura de adolescentes em situação de conflito com a lei, a partir da análise de algumas práticas de letramento desses indivíduos. Para tal finalidade, utilizamos como fundamentação teórico-metodológica as abordagens oriundas dos Novos Estudos do Letramento e da Sociolinguística. A análise das produções tem por objetivo averiguar os sentidos que esses adolescentes em situação de conflito com a lei atribuem ao processo de escolarização e ao discurso escolar, bem como promover um diálogo entre os estudos de práticas socioculturais e sociolinguísticos. Os resultados sugerem que quando se analisam tais concepções, os indivíduos passam a ser compreendidos como parte integrante de determinada comunidade de prática (discursiva), que se manifesta em suas formas de engajamento, as quais constituem suas identidades sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1921/pdf_222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 8, n. 18 (2015): Revista UNIABEU; 347-363
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820292444160