QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pançardes, Camila Faria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pinheiro, Lucí Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3407
Resumo: O presente trabalho analisa os conceitos de pobreza e transferência de renda no Brasil como eixo central do campo das políticas sociais, a partir da literatura clássica. Para a discussão, a primeira parte do texto desenvolve os vários conceitos que a pobreza ganhou nas discussões nos países de economia central como Sen, Towsend e Paugam. A segunda parte do texto trabalha a pobreza como expressão da questão social e elenca esse conceito como o escolhido para entender esse fenômeno na sociedade brasileira contemporânea. Na terceira e última parte do texto problematizamos a predominância dos programas de transferência de renda como sendo o carro-chefe da política social, mostrando claramente que em tal contexto, esses programas deflagram a alienação da classe trabalhadora, despolitizando o debate da política social.
id UNIABEU-1_f714ff357baa2dedee67c6b959673bfd
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3407
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.Ciências sociais aplicadas; política social; serviço social;Pobreza. Política Social. Questão Social.O presente trabalho analisa os conceitos de pobreza e transferência de renda no Brasil como eixo central do campo das políticas sociais, a partir da literatura clássica. Para a discussão, a primeira parte do texto desenvolve os vários conceitos que a pobreza ganhou nas discussões nos países de economia central como Sen, Towsend e Paugam. A segunda parte do texto trabalha a pobreza como expressão da questão social e elenca esse conceito como o escolhido para entender esse fenômeno na sociedade brasileira contemporânea. Na terceira e última parte do texto problematizamos a predominância dos programas de transferência de renda como sendo o carro-chefe da política social, mostrando claramente que em tal contexto, esses programas deflagram a alienação da classe trabalhadora, despolitizando o debate da política social.Revista UniabeuCapesPançardes, Camila FariaPinheiro, Lucí Faria2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3407Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 278-2912179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3407/pdfDireitos autorais 2019 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-18T19:09:10Zoai:ojs2.abeu.local:article/3407Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-06-18T19:09:10Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.
title QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.
spellingShingle QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.
Pançardes, Camila Faria
Ciências sociais aplicadas; política social; serviço social;
Pobreza. Política Social. Questão Social.
title_short QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.
title_full QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.
title_fullStr QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.
title_full_unstemmed QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.
title_sort QUESTÃO SOCIAL E POBREZA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE OS CONCEITOS CLÁSSICOS E A TRANSFERÊNCIA DE RENDA NO BRASIL.
author Pançardes, Camila Faria
author_facet Pançardes, Camila Faria
Pinheiro, Lucí Faria
author_role author
author2 Pinheiro, Lucí Faria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Pançardes, Camila Faria
Pinheiro, Lucí Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas; política social; serviço social;
Pobreza. Política Social. Questão Social.
topic Ciências sociais aplicadas; política social; serviço social;
Pobreza. Política Social. Questão Social.
description O presente trabalho analisa os conceitos de pobreza e transferência de renda no Brasil como eixo central do campo das políticas sociais, a partir da literatura clássica. Para a discussão, a primeira parte do texto desenvolve os vários conceitos que a pobreza ganhou nas discussões nos países de economia central como Sen, Towsend e Paugam. A segunda parte do texto trabalha a pobreza como expressão da questão social e elenca esse conceito como o escolhido para entender esse fenômeno na sociedade brasileira contemporânea. Na terceira e última parte do texto problematizamos a predominância dos programas de transferência de renda como sendo o carro-chefe da política social, mostrando claramente que em tal contexto, esses programas deflagram a alienação da classe trabalhadora, despolitizando o debate da política social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3407
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3407/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 278-291
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819865673728