A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525 |
Resumo: | Neste trabalho, discutimos de que maneira os projetos pedagógicos dos cursos de Letras têm promovido formação eficiente para a docência em português língua adicional para surdos, bem como por meio de quais alternativas esses espaços formativos são construídos como ações situadas de políticas linguísticas em universidades públicas do Rio de Janeiro (RAJAGOPALAN, 2013). Baseando-nos em estudos sobre políticas linguísticas para comunidades bi/plurilíngues minorizadas (ALTENHOFEN, 2013; CAVALCANTI, 1999; COÊLHO, 2019; MAHER, 2013; SILVA, 2017), analisamos criticamente os PPCs dos cursos de Letras (Português) de cinco universidades públicas do Rio de Janeiro, averiguando a presença/ausência de disciplinas obrigatórias e optativas sobre PLA, suas ementas e abordagens para aprendizes surdos. Os resultados demonstram que as universidades analisadas se dividem em 04 perfis relativos a: (i) oferta de disciplinas obrigatórias de PLA sem necessariamente abordar aprendizes surdos; (ii) oferta de disciplinas optativas de PLA e disciplina obrigatória de ensino de leitura e escrita para surdos; (iii) ausência de disciplinas obrigatórias de PLA; e (iv) expansão, para além da grade curricular, de debates formativos sobre PLA para surdos no âmbito da pesquisa e da extensão. Oferecemos, assim, um panorama da premência de políticas linguísticas para a construção de arcabouços teóricos e metodológicos para professores de língua portuguesa diante da realidade plurilíngue brasileira, em especial, para comunidades surdas |
id |
UNIABEU-2_ac15ce9e4d7542bc3c66deee390ca420 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/4525 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIROLinguística e SociolinguísticaPolíticas Linguísticas. Formação de Professores de Português Língua Adicional. Comunidades SurdasPolíticas Linguísticas e EnsinoNeste trabalho, discutimos de que maneira os projetos pedagógicos dos cursos de Letras têm promovido formação eficiente para a docência em português língua adicional para surdos, bem como por meio de quais alternativas esses espaços formativos são construídos como ações situadas de políticas linguísticas em universidades públicas do Rio de Janeiro (RAJAGOPALAN, 2013). Baseando-nos em estudos sobre políticas linguísticas para comunidades bi/plurilíngues minorizadas (ALTENHOFEN, 2013; CAVALCANTI, 1999; COÊLHO, 2019; MAHER, 2013; SILVA, 2017), analisamos criticamente os PPCs dos cursos de Letras (Português) de cinco universidades públicas do Rio de Janeiro, averiguando a presença/ausência de disciplinas obrigatórias e optativas sobre PLA, suas ementas e abordagens para aprendizes surdos. Os resultados demonstram que as universidades analisadas se dividem em 04 perfis relativos a: (i) oferta de disciplinas obrigatórias de PLA sem necessariamente abordar aprendizes surdos; (ii) oferta de disciplinas optativas de PLA e disciplina obrigatória de ensino de leitura e escrita para surdos; (iii) ausência de disciplinas obrigatórias de PLA; e (iv) expansão, para além da grade curricular, de debates formativos sobre PLA para surdos no âmbito da pesquisa e da extensão. Oferecemos, assim, um panorama da premência de políticas linguísticas para a construção de arcabouços teóricos e metodológicos para professores de língua portuguesa diante da realidade plurilíngue brasileira, em especial, para comunidades surdasUNIABEUNascimento, João Paulo da Silva2023-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativa.application/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 14, n. 1 (2023): Escrituras fronteiriças de nossa América; 204-2332177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525/pdfDireitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-28T21:47:23Zoai:ojs2.abeu.local:article/4525Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2023-07-28T21:47:23E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO |
title |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO Nascimento, João Paulo da Silva Linguística e Sociolinguística Políticas Linguísticas. Formação de Professores de Português Língua Adicional. Comunidades Surdas Políticas Linguísticas e Ensino |
title_short |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO |
title_full |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO |
title_sort |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO |
author |
Nascimento, João Paulo da Silva |
author_facet |
Nascimento, João Paulo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, João Paulo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística e Sociolinguística Políticas Linguísticas. Formação de Professores de Português Língua Adicional. Comunidades Surdas Políticas Linguísticas e Ensino |
topic |
Linguística e Sociolinguística Políticas Linguísticas. Formação de Professores de Português Língua Adicional. Comunidades Surdas Políticas Linguísticas e Ensino |
description |
Neste trabalho, discutimos de que maneira os projetos pedagógicos dos cursos de Letras têm promovido formação eficiente para a docência em português língua adicional para surdos, bem como por meio de quais alternativas esses espaços formativos são construídos como ações situadas de políticas linguísticas em universidades públicas do Rio de Janeiro (RAJAGOPALAN, 2013). Baseando-nos em estudos sobre políticas linguísticas para comunidades bi/plurilíngues minorizadas (ALTENHOFEN, 2013; CAVALCANTI, 1999; COÊLHO, 2019; MAHER, 2013; SILVA, 2017), analisamos criticamente os PPCs dos cursos de Letras (Português) de cinco universidades públicas do Rio de Janeiro, averiguando a presença/ausência de disciplinas obrigatórias e optativas sobre PLA, suas ementas e abordagens para aprendizes surdos. Os resultados demonstram que as universidades analisadas se dividem em 04 perfis relativos a: (i) oferta de disciplinas obrigatórias de PLA sem necessariamente abordar aprendizes surdos; (ii) oferta de disciplinas optativas de PLA e disciplina obrigatória de ensino de leitura e escrita para surdos; (iii) ausência de disciplinas obrigatórias de PLA; e (iv) expansão, para além da grade curricular, de debates formativos sobre PLA para surdos no âmbito da pesquisa e da extensão. Oferecemos, assim, um panorama da premência de políticas linguísticas para a construção de arcabouços teóricos e metodológicos para professores de língua portuguesa diante da realidade plurilíngue brasileira, em especial, para comunidades surdas |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 14, n. 1 (2023): Escrituras fronteiriças de nossa América; 204-233 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841959170048 |