A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, João Paulo da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525
Resumo: Neste trabalho, discutimos de que maneira os projetos pedagógicos dos cursos de Letras têm promovido formação eficiente para a docência em português língua adicional para surdos, bem como por meio de quais alternativas esses espaços formativos são construídos como ações situadas de políticas linguísticas em universidades públicas do Rio de Janeiro (RAJAGOPALAN, 2013). Baseando-nos em estudos sobre políticas linguísticas para comunidades bi/plurilíngues minorizadas (ALTENHOFEN, 2013; CAVALCANTI, 1999; COÊLHO, 2019; MAHER, 2013; SILVA, 2017), analisamos criticamente os PPCs dos cursos de Letras (Português) de cinco universidades públicas do Rio de Janeiro, averiguando a presença/ausência de disciplinas obrigatórias e optativas sobre PLA, suas ementas e abordagens para aprendizes surdos. Os resultados demonstram que as universidades analisadas se dividem em 04 perfis relativos a: (i) oferta de disciplinas obrigatórias de PLA sem necessariamente abordar aprendizes surdos; (ii) oferta de disciplinas optativas de PLA e disciplina obrigatória de ensino de leitura e escrita para surdos; (iii) ausência de disciplinas obrigatórias de PLA; e (iv) expansão, para além da grade curricular, de debates formativos sobre PLA para surdos no âmbito da pesquisa e da extensão. Oferecemos, assim, um panorama da premência de políticas linguísticas para a construção de arcabouços teóricos e metodológicos para professores de língua portuguesa diante da realidade plurilíngue brasileira, em especial, para comunidades surdas
id UNIABEU-2_ac15ce9e4d7542bc3c66deee390ca420
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/4525
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIROLinguística e SociolinguísticaPolíticas Linguísticas. Formação de Professores de Português Língua Adicional. Comunidades SurdasPolíticas Linguísticas e EnsinoNeste trabalho, discutimos de que maneira os projetos pedagógicos dos cursos de Letras têm promovido formação eficiente para a docência em português língua adicional para surdos, bem como por meio de quais alternativas esses espaços formativos são construídos como ações situadas de políticas linguísticas em universidades públicas do Rio de Janeiro (RAJAGOPALAN, 2013). Baseando-nos em estudos sobre políticas linguísticas para comunidades bi/plurilíngues minorizadas (ALTENHOFEN, 2013; CAVALCANTI, 1999; COÊLHO, 2019; MAHER, 2013; SILVA, 2017), analisamos criticamente os PPCs dos cursos de Letras (Português) de cinco universidades públicas do Rio de Janeiro, averiguando a presença/ausência de disciplinas obrigatórias e optativas sobre PLA, suas ementas e abordagens para aprendizes surdos. Os resultados demonstram que as universidades analisadas se dividem em 04 perfis relativos a: (i) oferta de disciplinas obrigatórias de PLA sem necessariamente abordar aprendizes surdos; (ii) oferta de disciplinas optativas de PLA e disciplina obrigatória de ensino de leitura e escrita para surdos; (iii) ausência de disciplinas obrigatórias de PLA; e (iv) expansão, para além da grade curricular, de debates formativos sobre PLA para surdos no âmbito da pesquisa e da extensão. Oferecemos, assim, um panorama da premência de políticas linguísticas para a construção de arcabouços teóricos e metodológicos para professores de língua portuguesa diante da realidade plurilíngue brasileira, em especial, para comunidades surdasUNIABEUNascimento, João Paulo da Silva2023-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativa.application/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 14, n. 1 (2023): Escrituras fronteiriças de nossa América; 204-2332177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525/pdfDireitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-28T21:47:23Zoai:ojs2.abeu.local:article/4525Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2023-07-28T21:47:23E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
title A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
spellingShingle A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
Nascimento, João Paulo da Silva
Linguística e Sociolinguística
Políticas Linguísticas. Formação de Professores de Português Língua Adicional. Comunidades Surdas
Políticas Linguísticas e Ensino
title_short A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
title_full A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
title_fullStr A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
title_sort A FORMAÇÃO DOCENTE EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL COM FOCO EM APRENDIZES SURDOS: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO
author Nascimento, João Paulo da Silva
author_facet Nascimento, João Paulo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, João Paulo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística e Sociolinguística
Políticas Linguísticas. Formação de Professores de Português Língua Adicional. Comunidades Surdas
Políticas Linguísticas e Ensino
topic Linguística e Sociolinguística
Políticas Linguísticas. Formação de Professores de Português Língua Adicional. Comunidades Surdas
Políticas Linguísticas e Ensino
description Neste trabalho, discutimos de que maneira os projetos pedagógicos dos cursos de Letras têm promovido formação eficiente para a docência em português língua adicional para surdos, bem como por meio de quais alternativas esses espaços formativos são construídos como ações situadas de políticas linguísticas em universidades públicas do Rio de Janeiro (RAJAGOPALAN, 2013). Baseando-nos em estudos sobre políticas linguísticas para comunidades bi/plurilíngues minorizadas (ALTENHOFEN, 2013; CAVALCANTI, 1999; COÊLHO, 2019; MAHER, 2013; SILVA, 2017), analisamos criticamente os PPCs dos cursos de Letras (Português) de cinco universidades públicas do Rio de Janeiro, averiguando a presença/ausência de disciplinas obrigatórias e optativas sobre PLA, suas ementas e abordagens para aprendizes surdos. Os resultados demonstram que as universidades analisadas se dividem em 04 perfis relativos a: (i) oferta de disciplinas obrigatórias de PLA sem necessariamente abordar aprendizes surdos; (ii) oferta de disciplinas optativas de PLA e disciplina obrigatória de ensino de leitura e escrita para surdos; (iii) ausência de disciplinas obrigatórias de PLA; e (iv) expansão, para além da grade curricular, de debates formativos sobre PLA para surdos no âmbito da pesquisa e da extensão. Oferecemos, assim, um panorama da premência de políticas linguísticas para a construção de arcabouços teóricos e metodológicos para professores de língua portuguesa diante da realidade plurilíngue brasileira, em especial, para comunidades surdas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4525/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 14, n. 1 (2023): Escrituras fronteiriças de nossa América; 204-233
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841959170048