Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da variável metodológica em crianças que apresentaram dificuldades na fase inicial do processo de aquisição da escrita.Trata-se de uma proposta de intervenção, desenvolvida em uma escola pública, com crianças participantes de um grupo de reforço, utilizando, ao invés do método global adotado pela escola, uma metodologia alternativa que partisse das partes para o todo, o método fônico. Dentre os resultados obtidos, alguns merecem destaque: a) o material adotado deve ser considerado apenas uma das variáveis do processo pedagógico, no qual a atuação do professor e o apoio da equipe escolar têm um papel importantíssimo; b) o grupo de alunos que freqüentou regularmente o reforço escolar conseguiu superar grande parte das dificuldades inicialmente diagnosticadas. |
id |
UNIARA_b4565a3c62f8efcd40d7854cce6a0205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/256 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão MetodológicaAlfabetizaçãoMétodo GlobalMétodo Fônico.O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da variável metodológica em crianças que apresentaram dificuldades na fase inicial do processo de aquisição da escrita.Trata-se de uma proposta de intervenção, desenvolvida em uma escola pública, com crianças participantes de um grupo de reforço, utilizando, ao invés do método global adotado pela escola, uma metodologia alternativa que partisse das partes para o todo, o método fônico. Dentre os resultados obtidos, alguns merecem destaque: a) o material adotado deve ser considerado apenas uma das variáveis do processo pedagógico, no qual a atuação do professor e o apoio da equipe escolar têm um papel importantíssimo; b) o grupo de alunos que freqüentou regularmente o reforço escolar conseguiu superar grande parte das dificuldades inicialmente diagnosticadas.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2006-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/25610.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.256Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 10 n. 2 (2006): Julho/Dezembro; 153-1622527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256/210Monteiro, Dirce ChararaSborowski, Luciana Ruedainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T13:50:47Zoai:ojs.revistarebram.com:article/256Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T13:50:47Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica |
title |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica |
spellingShingle |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica Monteiro, Dirce Charara Alfabetização Método Global Método Fônico. |
title_short |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica |
title_full |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica |
title_fullStr |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica |
title_full_unstemmed |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica |
title_sort |
Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica |
author |
Monteiro, Dirce Charara |
author_facet |
Monteiro, Dirce Charara Sborowski, Luciana Rueda |
author_role |
author |
author2 |
Sborowski, Luciana Rueda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Dirce Charara Sborowski, Luciana Rueda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Método Global Método Fônico. |
topic |
Alfabetização Método Global Método Fônico. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da variável metodológica em crianças que apresentaram dificuldades na fase inicial do processo de aquisição da escrita.Trata-se de uma proposta de intervenção, desenvolvida em uma escola pública, com crianças participantes de um grupo de reforço, utilizando, ao invés do método global adotado pela escola, uma metodologia alternativa que partisse das partes para o todo, o método fônico. Dentre os resultados obtidos, alguns merecem destaque: a) o material adotado deve ser considerado apenas uma das variáveis do processo pedagógico, no qual a atuação do professor e o apoio da equipe escolar têm um papel importantíssimo; b) o grupo de alunos que freqüentou regularmente o reforço escolar conseguiu superar grande parte das dificuldades inicialmente diagnosticadas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256 10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.256 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256/210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 10 n. 2 (2006): Julho/Dezembro; 153-162 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174605399457792 |