Exportação concluída — 

Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Dirce Charara
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Sborowski, Luciana Rueda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da variável metodológica em crianças que apresentaram dificuldades na fase inicial do processo de aquisição da escrita.Trata-se de uma proposta de intervenção, desenvolvida em uma escola pública, com crianças participantes de um grupo de reforço, utilizando, ao invés do método global adotado pela escola, uma metodologia alternativa que partisse das partes para o todo, o método fônico. Dentre os resultados obtidos, alguns merecem destaque: a) o material adotado deve ser considerado apenas uma das variáveis do processo pedagógico, no qual a atuação do professor e o apoio da equipe escolar têm um papel importantíssimo; b) o grupo de alunos que freqüentou regularmente o reforço escolar conseguiu superar grande parte das dificuldades inicialmente diagnosticadas.
id UNIARA_b4565a3c62f8efcd40d7854cce6a0205
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/256
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão MetodológicaAlfabetizaçãoMétodo GlobalMétodo Fônico.O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da variável metodológica em crianças que apresentaram dificuldades na fase inicial do processo de aquisição da escrita.Trata-se de uma proposta de intervenção, desenvolvida em uma escola pública, com crianças participantes de um grupo de reforço, utilizando, ao invés do método global adotado pela escola, uma metodologia alternativa que partisse das partes para o todo, o método fônico. Dentre os resultados obtidos, alguns merecem destaque: a) o material adotado deve ser considerado apenas uma das variáveis do processo pedagógico, no qual a atuação do professor e o apoio da equipe escolar têm um papel importantíssimo; b) o grupo de alunos que freqüentou regularmente o reforço escolar conseguiu superar grande parte das dificuldades inicialmente diagnosticadas.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2006-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/25610.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.256Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 10 n. 2 (2006): Julho/Dezembro; 153-1622527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256/210Monteiro, Dirce ChararaSborowski, Luciana Ruedainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T13:50:47Zoai:ojs.revistarebram.com:article/256Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T13:50:47Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
title Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
spellingShingle Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
Monteiro, Dirce Charara
Alfabetização
Método Global
Método Fônico.
title_short Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
title_full Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
title_fullStr Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
title_full_unstemmed Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
title_sort Dificuldades no Processo de Alfabetização: Uma Questão Metodológica
author Monteiro, Dirce Charara
author_facet Monteiro, Dirce Charara
Sborowski, Luciana Rueda
author_role author
author2 Sborowski, Luciana Rueda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Dirce Charara
Sborowski, Luciana Rueda
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Método Global
Método Fônico.
topic Alfabetização
Método Global
Método Fônico.
description O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da variável metodológica em crianças que apresentaram dificuldades na fase inicial do processo de aquisição da escrita.Trata-se de uma proposta de intervenção, desenvolvida em uma escola pública, com crianças participantes de um grupo de reforço, utilizando, ao invés do método global adotado pela escola, uma metodologia alternativa que partisse das partes para o todo, o método fônico. Dentre os resultados obtidos, alguns merecem destaque: a) o material adotado deve ser considerado apenas uma das variáveis do processo pedagógico, no qual a atuação do professor e o apoio da equipe escolar têm um papel importantíssimo; b) o grupo de alunos que freqüentou regularmente o reforço escolar conseguiu superar grande parte das dificuldades inicialmente diagnosticadas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256
10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.256
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v10i2.256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/256/210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 10 n. 2 (2006): Julho/Dezembro; 153-162
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605399457792