Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Oliveira, Fernando Henrique Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferrante, Vera Lúcia Silveira Botta, Duval, Henrique Carmona, Barone, Luis Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/632
Resumo: O texto busca compreender as experiências de luta e de permanência na terra no município de Araraquara (SP) a partir do estudo das memórias de famílias pioneiras situadas em dois assentamentos. A pesquisa tem como foco os assentados que buscaram, no acesso à terra, uma possibilidade de mudança de vida. Os assentamentos Bela Vista do Chibarro e o Horto Bueno de Andrade constituem-se como o espaço empírico dessa pesquisa. A memória define-se como o eixo teórico e a história oral, materializada a partir das entrevistas. Foi possível reconstruir algumas narrativas sobre as trajetórias de vida desses assentados no contexto da reforma agrária em Araraquara (SP). Partimos da memória individual para acessar a memória dos grupos explicitando as tensões e os bloqueios presentes na vida desses agricultores. Constatou-se que a luta pela terra se desdobra em múltiplas estratégias utilizadas no cotidiano dos assentamentos, bem como que os agricultores, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, não voltariam atrás na decisão de serem assentados da reforma agrária.
id UNIARA_e2ac2e2915427140419487401605064d
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/632
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)memóriapioneirosassentamentosreforma agrária.O texto busca compreender as experiências de luta e de permanência na terra no município de Araraquara (SP) a partir do estudo das memórias de famílias pioneiras situadas em dois assentamentos. A pesquisa tem como foco os assentados que buscaram, no acesso à terra, uma possibilidade de mudança de vida. Os assentamentos Bela Vista do Chibarro e o Horto Bueno de Andrade constituem-se como o espaço empírico dessa pesquisa. A memória define-se como o eixo teórico e a história oral, materializada a partir das entrevistas. Foi possível reconstruir algumas narrativas sobre as trajetórias de vida desses assentados no contexto da reforma agrária em Araraquara (SP). Partimos da memória individual para acessar a memória dos grupos explicitando as tensões e os bloqueios presentes na vida desses agricultores. Constatou-se que a luta pela terra se desdobra em múltiplas estratégias utilizadas no cotidiano dos assentamentos, bem como que os agricultores, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, não voltariam atrás na decisão de serem assentados da reforma agrária. Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/63210.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.632Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 70-852527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/632/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Oliveira, Fernando Henrique FerreiraFerrante, Vera Lúcia Silveira BottaDuval, Henrique CarmonaBarone, Luis Antonio2020-08-13T18:26:15Zoai:ojs.revistarebram.com:article/632Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-08-13T18:26:15Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)
title Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)
spellingShingle Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)
De Oliveira, Fernando Henrique Ferreira
memória
pioneiros
assentamentos
reforma agrária.
title_short Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)
title_full Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)
title_fullStr Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)
title_full_unstemmed Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)
title_sort Da luta pela terra à luta na terra: a reconstrução da memória de assentados pioneiros no território de Araraquara (SP)
author De Oliveira, Fernando Henrique Ferreira
author_facet De Oliveira, Fernando Henrique Ferreira
Ferrante, Vera Lúcia Silveira Botta
Duval, Henrique Carmona
Barone, Luis Antonio
author_role author
author2 Ferrante, Vera Lúcia Silveira Botta
Duval, Henrique Carmona
Barone, Luis Antonio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Oliveira, Fernando Henrique Ferreira
Ferrante, Vera Lúcia Silveira Botta
Duval, Henrique Carmona
Barone, Luis Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv memória
pioneiros
assentamentos
reforma agrária.
topic memória
pioneiros
assentamentos
reforma agrária.
description O texto busca compreender as experiências de luta e de permanência na terra no município de Araraquara (SP) a partir do estudo das memórias de famílias pioneiras situadas em dois assentamentos. A pesquisa tem como foco os assentados que buscaram, no acesso à terra, uma possibilidade de mudança de vida. Os assentamentos Bela Vista do Chibarro e o Horto Bueno de Andrade constituem-se como o espaço empírico dessa pesquisa. A memória define-se como o eixo teórico e a história oral, materializada a partir das entrevistas. Foi possível reconstruir algumas narrativas sobre as trajetórias de vida desses assentados no contexto da reforma agrária em Araraquara (SP). Partimos da memória individual para acessar a memória dos grupos explicitando as tensões e os bloqueios presentes na vida desses agricultores. Constatou-se que a luta pela terra se desdobra em múltiplas estratégias utilizadas no cotidiano dos assentamentos, bem como que os agricultores, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, não voltariam atrás na decisão de serem assentados da reforma agrária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/632
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.632
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/632
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/632/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 70-85
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606415527936