Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker,Kalinca Léia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça,Mário Jorge Cardoso de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182021000200551
Resumo: Resumo Esse estudo avaliou o impacto do Fies no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Inep de 2007 a 2017. O tempo de conclusão é o total de anos que o aluno esteve matriculado, já o atraso refere-se ao número de anos que o estudante levou para concluir o curso além do prazo mínimo de integralização. O impacto estimado por score de propensão do Fies no tempo total foi em torno de 4 meses. Os resultados da variável atraso também indicaram um impacto positivo, porém com menor intensidade e significativo apenas na primeira fase do programa, de 2000 a 2009. Também foram realizadas estimativas pelo método de Lewbel (2012), na tentativa de lidar com o possível viés das características não observáveis que influenciam a decisão individual de participar do Fies. Os resultados indicaram uma possível superestimação dos resultados quando não são consideradas as características não observadas dos alunos.
id UNICAMP-11_6137e91465593c9d5da5174fe83b2d16
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-06182021000200551
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superiorCrédito estudantilFiesTempo de conclusãoEfeito Médio do TratamentoResumo Esse estudo avaliou o impacto do Fies no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Inep de 2007 a 2017. O tempo de conclusão é o total de anos que o aluno esteve matriculado, já o atraso refere-se ao número de anos que o estudante levou para concluir o curso além do prazo mínimo de integralização. O impacto estimado por score de propensão do Fies no tempo total foi em torno de 4 meses. Os resultados da variável atraso também indicaram um impacto positivo, porém com menor intensidade e significativo apenas na primeira fase do programa, de 2000 a 2009. Também foram realizadas estimativas pelo método de Lewbel (2012), na tentativa de lidar com o possível viés das características não observáveis que influenciam a decisão individual de participar do Fies. Os resultados indicaram uma possível superestimação dos resultados quando não são consideradas as características não observadas dos alunos.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182021000200551Economia e Sociedade v.30 n.2 2021reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1982-3533.2021v30n2art11info:eu-repo/semantics/openAccessBecker,Kalinca LéiaMendonça,Mário Jorge Cardoso depor2021-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182021000200551Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:47.032369Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
title Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
spellingShingle Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
Becker,Kalinca Léia
Crédito estudantil
Fies
Tempo de conclusão
Efeito Médio do Tratamento
title_short Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
title_full Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
title_fullStr Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
title_full_unstemmed Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
title_sort Políticas de financiamento estudantil: análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
author Becker,Kalinca Léia
author_facet Becker,Kalinca Léia
Mendonça,Mário Jorge Cardoso de
author_role author
author2 Mendonça,Mário Jorge Cardoso de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Becker,Kalinca Léia
Mendonça,Mário Jorge Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Crédito estudantil
Fies
Tempo de conclusão
Efeito Médio do Tratamento
topic Crédito estudantil
Fies
Tempo de conclusão
Efeito Médio do Tratamento
description Resumo Esse estudo avaliou o impacto do Fies no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Inep de 2007 a 2017. O tempo de conclusão é o total de anos que o aluno esteve matriculado, já o atraso refere-se ao número de anos que o estudante levou para concluir o curso além do prazo mínimo de integralização. O impacto estimado por score de propensão do Fies no tempo total foi em torno de 4 meses. Os resultados da variável atraso também indicaram um impacto positivo, porém com menor intensidade e significativo apenas na primeira fase do programa, de 2000 a 2009. Também foram realizadas estimativas pelo método de Lewbel (2012), na tentativa de lidar com o possível viés das características não observáveis que influenciam a decisão individual de participar do Fies. Os resultados indicaram uma possível superestimação dos resultados quando não são consideradas as características não observadas dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182021000200551
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182021000200551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3533.2021v30n2art11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade v.30 n.2 2021
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1792205994265149440