Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belluzzo,Luiz Gonzaga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Raimundo,Lício da Costa, Abouchedid,Saulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia e Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182021000100001
Resumo: Resumo A discussão sobre política monetária, a moeda e sua natureza voltou ao centro do debate econômico no Brasil e no mundo. No cerne do debate proposto estão questões centrais, como, por exemplo, a da impossibilidade de um governo soberano não honrar dívidas denominadas em sua própria moeda, proposição central da Modern Monetary Theory (MMT), além da colocação em dúvida do que foram, até pouco tempo atrás, pressupostos basilares da teoria econômica convencional, como por exemplo a imprescindibilidade de uma organização da política monetária em torno do estabelecimento de um Banco Central Independente que persiga metas de inflação. Nesse contexto, este artigo possui dois objetivos principais. Primeiro, busca-se identificar com maior precisão as molduras teóricas que sustentam duas visões distintas sobre o que é a moeda em uma economia capitalista plenamente desenvolvida. De um lado, a visão da moeda-mercadoria, que incorpora a construção teórica da economia política clássica; de outro, a moeda vista como uma instituição social, pertencente ao arcabouço teórico de matriz keynesiano-marxista. Segundo, busca-se compreender os principais pressupostos da MMT e seus pontos de convergência e divergência em relação às duas visões supracitadas. A partir da perspectiva keynesiano-marxista, conclui-se que não se sustentam as abordagens teóricas que tratam Estados e mercados como entes abstratos, que operam em cenários ideais, afastados das reais condições econômicas, sociais e políticas do momento presente, dentre as quais se destaca a MMT.
id UNICAMP-11_99cc089a166cdf75f8f6c9175adb86d0
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-06182021000100001
network_acronym_str UNICAMP-11
network_name_str Economia e Sociedade
repository_id_str
spelling Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)MoedaMMTSoberaniaResumo A discussão sobre política monetária, a moeda e sua natureza voltou ao centro do debate econômico no Brasil e no mundo. No cerne do debate proposto estão questões centrais, como, por exemplo, a da impossibilidade de um governo soberano não honrar dívidas denominadas em sua própria moeda, proposição central da Modern Monetary Theory (MMT), além da colocação em dúvida do que foram, até pouco tempo atrás, pressupostos basilares da teoria econômica convencional, como por exemplo a imprescindibilidade de uma organização da política monetária em torno do estabelecimento de um Banco Central Independente que persiga metas de inflação. Nesse contexto, este artigo possui dois objetivos principais. Primeiro, busca-se identificar com maior precisão as molduras teóricas que sustentam duas visões distintas sobre o que é a moeda em uma economia capitalista plenamente desenvolvida. De um lado, a visão da moeda-mercadoria, que incorpora a construção teórica da economia política clássica; de outro, a moeda vista como uma instituição social, pertencente ao arcabouço teórico de matriz keynesiano-marxista. Segundo, busca-se compreender os principais pressupostos da MMT e seus pontos de convergência e divergência em relação às duas visões supracitadas. A partir da perspectiva keynesiano-marxista, conclui-se que não se sustentam as abordagens teóricas que tratam Estados e mercados como entes abstratos, que operam em cenários ideais, afastados das reais condições econômicas, sociais e políticas do momento presente, dentre as quais se destaca a MMT.Instituto de Economia da Universidade Estadual de CampinasPublicações2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182021000100001Economia e Sociedade v.30 n.1 2021reponame:Economia e Sociedadeinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1982-3533.2020v30n1art01info:eu-repo/semantics/openAccessBelluzzo,Luiz GonzagaRaimundo,Lício da CostaAbouchedid,Saulopor2021-03-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-06182021000100001Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecosPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ecos/oaicbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br1982-35330104-0618opendoar:2022-11-08T14:23:45.597671Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)
title Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)
spellingShingle Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)
Belluzzo,Luiz Gonzaga
Moeda
MMT
Soberania
title_short Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)
title_full Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)
title_fullStr Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)
title_full_unstemmed Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)
title_sort Gestão da riqueza velha e criação de riqueza nova: uma crítica à Modern Money Theory (MMT)
author Belluzzo,Luiz Gonzaga
author_facet Belluzzo,Luiz Gonzaga
Raimundo,Lício da Costa
Abouchedid,Saulo
author_role author
author2 Raimundo,Lício da Costa
Abouchedid,Saulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belluzzo,Luiz Gonzaga
Raimundo,Lício da Costa
Abouchedid,Saulo
dc.subject.por.fl_str_mv Moeda
MMT
Soberania
topic Moeda
MMT
Soberania
description Resumo A discussão sobre política monetária, a moeda e sua natureza voltou ao centro do debate econômico no Brasil e no mundo. No cerne do debate proposto estão questões centrais, como, por exemplo, a da impossibilidade de um governo soberano não honrar dívidas denominadas em sua própria moeda, proposição central da Modern Monetary Theory (MMT), além da colocação em dúvida do que foram, até pouco tempo atrás, pressupostos basilares da teoria econômica convencional, como por exemplo a imprescindibilidade de uma organização da política monetária em torno do estabelecimento de um Banco Central Independente que persiga metas de inflação. Nesse contexto, este artigo possui dois objetivos principais. Primeiro, busca-se identificar com maior precisão as molduras teóricas que sustentam duas visões distintas sobre o que é a moeda em uma economia capitalista plenamente desenvolvida. De um lado, a visão da moeda-mercadoria, que incorpora a construção teórica da economia política clássica; de outro, a moeda vista como uma instituição social, pertencente ao arcabouço teórico de matriz keynesiano-marxista. Segundo, busca-se compreender os principais pressupostos da MMT e seus pontos de convergência e divergência em relação às duas visões supracitadas. A partir da perspectiva keynesiano-marxista, conclui-se que não se sustentam as abordagens teóricas que tratam Estados e mercados como entes abstratos, que operam em cenários ideais, afastados das reais condições econômicas, sociais e políticas do momento presente, dentre as quais se destaca a MMT.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182021000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182021000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3533.2020v30n1art01
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas
Publicações
dc.source.none.fl_str_mv Economia e Sociedade v.30 n.1 2021
reponame:Economia e Sociedade
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Economia e Sociedade
collection Economia e Sociedade
repository.name.fl_str_mv Economia e Sociedade - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cbaltar@unicamp.br||ppec@unicamp.br||prates@unicamp.br
_version_ 1800216546164867072