O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100183 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos os resultados obtidos em pesquisa realizada no curso de formação continuada promovido pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Inglês (RENAFORM), em um dos polos situado em uma cidade de porte médio do sudoeste goiano. O objetivo geral deste estudo foi investigar a percepção dos professores participantes e da professora formadora acerca do RENAFORM, enquanto os específicos foram: 1. Investigar a avaliação que os professores participantes fazem do curso do RENAFORM, das professoras formadoras e de si mesmos (auto-avaliação); 2. Averiguar as condições oferecidas aos professores e formadores para o curso; 3. Verificar as impressões de uma das professoras formadoras sobre o RENAFORM. O referencial teórico se baseia em conceitos fundamentais relacionados à formação do professor, tais como, o do professor como intelectual transformador (GIROUX, 1997), o do professor como sujeito do conhecimento (TARDIF, 2002) e o da crise da identidade do professor (NÓVOA,1998). A metodologia empregada é o estudo de caso, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam para a boa receptividade do curso por parte dos participantes, embora o mesmo traga, em seu bojo, a ausência de uma política pública que amplie e potencialize seu alcance por parte dos professores de língua estrangeira. |
id |
UNICAMP-12_a076bcb8f450db853cd8f7544562fa9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132015000100183 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de casoRENAFORMprofessores de língua inglesaformação de professoresNeste artigo, apresentamos os resultados obtidos em pesquisa realizada no curso de formação continuada promovido pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Inglês (RENAFORM), em um dos polos situado em uma cidade de porte médio do sudoeste goiano. O objetivo geral deste estudo foi investigar a percepção dos professores participantes e da professora formadora acerca do RENAFORM, enquanto os específicos foram: 1. Investigar a avaliação que os professores participantes fazem do curso do RENAFORM, das professoras formadoras e de si mesmos (auto-avaliação); 2. Averiguar as condições oferecidas aos professores e formadores para o curso; 3. Verificar as impressões de uma das professoras formadoras sobre o RENAFORM. O referencial teórico se baseia em conceitos fundamentais relacionados à formação do professor, tais como, o do professor como intelectual transformador (GIROUX, 1997), o do professor como sujeito do conhecimento (TARDIF, 2002) e o da crise da identidade do professor (NÓVOA,1998). A metodologia empregada é o estudo de caso, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam para a boa receptividade do curso por parte dos participantes, embora o mesmo traga, em seu bojo, a ausência de uma política pública que amplie e potencialize seu alcance por parte dos professores de língua estrangeira.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100183Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.1 2015reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/0103-18134470147691info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Vitalino GarciaLago,Neuda Alves dopor2015-08-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132015000100183Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:33.652791Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso |
title |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso |
spellingShingle |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso Oliveira,Vitalino Garcia RENAFORM professores de língua inglesa formação de professores |
title_short |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso |
title_full |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso |
title_fullStr |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso |
title_sort |
O RENAFORM enquanto locus de formação de professores de língua inglesa - um estudo de caso |
author |
Oliveira,Vitalino Garcia |
author_facet |
Oliveira,Vitalino Garcia Lago,Neuda Alves do |
author_role |
author |
author2 |
Lago,Neuda Alves do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Vitalino Garcia Lago,Neuda Alves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RENAFORM professores de língua inglesa formação de professores |
topic |
RENAFORM professores de língua inglesa formação de professores |
description |
Neste artigo, apresentamos os resultados obtidos em pesquisa realizada no curso de formação continuada promovido pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Inglês (RENAFORM), em um dos polos situado em uma cidade de porte médio do sudoeste goiano. O objetivo geral deste estudo foi investigar a percepção dos professores participantes e da professora formadora acerca do RENAFORM, enquanto os específicos foram: 1. Investigar a avaliação que os professores participantes fazem do curso do RENAFORM, das professoras formadoras e de si mesmos (auto-avaliação); 2. Averiguar as condições oferecidas aos professores e formadores para o curso; 3. Verificar as impressões de uma das professoras formadoras sobre o RENAFORM. O referencial teórico se baseia em conceitos fundamentais relacionados à formação do professor, tais como, o do professor como intelectual transformador (GIROUX, 1997), o do professor como sujeito do conhecimento (TARDIF, 2002) e o da crise da identidade do professor (NÓVOA,1998). A metodologia empregada é o estudo de caso, e o instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados apontam para a boa receptividade do curso por parte dos participantes, embora o mesmo traga, em seu bojo, a ausência de uma política pública que amplie e potencialize seu alcance por parte dos professores de língua estrangeira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100183 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000100183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0103-18134470147691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.1 2015 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525159792640 |