Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwendler, Sônia Fátima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vieira, Else Ribeiro Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849
Resumo: O artigo focaliza a diversidade de gênero e busca preencher uma marcante lacuna no tratamento dessa temática no campo, no Brasil, por meio de oficinas desenvolvidas com adolescentes em escolas de assentamentos de Reforma Agrária no Paraná (2015-2017). A pesquisa constatou, no campo, uma apropriação diferenciada e não linear da projeção da temática da diversidade de gênero pela mídia televisiva no contexto da legalização do casamento homossexual no Brasil (2013), bem como marcantes tensões geracionais decorrentes da aceitação, por parte de jovens, de relações homoafetivas e da homoparentalidade. A pesquisa concluiu que o conhecimento sistemático disponibilizado pela educação formal dirimiu retrocessos ocasionais entre os(as) jovens, propiciou a revisão do preconceito, reduziu a homofobia e promoveu atitudes de respeito a distintas formas de organização familiar e vivência da sexualidade.
id UNICAMP-14_f2ffab1c1f9bdbe115569cf32dd3b556
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668849
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do BrasilGender diversity and education in rural areas of BrazilDiversidade de gênero e educação nas áreas rurais do BrasilGenderDiversityRural youthFormal educationGêneroDiversidadeJuventude ruralEducação formalGêneroDiversidadeJuventude ruralEducação formalO artigo focaliza a diversidade de gênero e busca preencher uma marcante lacuna no tratamento dessa temática no campo, no Brasil, por meio de oficinas desenvolvidas com adolescentes em escolas de assentamentos de Reforma Agrária no Paraná (2015-2017). A pesquisa constatou, no campo, uma apropriação diferenciada e não linear da projeção da temática da diversidade de gênero pela mídia televisiva no contexto da legalização do casamento homossexual no Brasil (2013), bem como marcantes tensões geracionais decorrentes da aceitação, por parte de jovens, de relações homoafetivas e da homoparentalidade. A pesquisa concluiu que o conhecimento sistemático disponibilizado pela educação formal dirimiu retrocessos ocasionais entre os(as) jovens, propiciou a revisão do preconceito, reduziu a homofobia e promoveu atitudes de respeito a distintas formas de organização familiar e vivência da sexualidade.The article focuses on gender diversity and seeks to fill a significant gap in the treatment of this topic in the countryside, in Brazil, through workshops carried out with adolescents in schools from Agrarian Reform settlements in Paraná (2015-2017). In the rural areas, the research found a differentiated and non-linear appropriation of gender diversity’s projection by the television media in the context of homosexual marriage being legalized in Brazil (2013), as well as notable generational tensions resulting from the acceptance, by young people, of homosexual relationships and homoparentality. The research concluded that the systematic knowledge made available by formal education mitigated occasional setbacks among young people, propitiated the revision of prejudice, reduced homophobia and promoted attitudes of respect for distinct forms of family organization and experience of sexuality.O artigo focaliza a diversidade de gênero e busca preencher uma marcante lacuna no tratamento dessa temática no campo, no Brasil, por meio de oficinas desenvolvidas com adolescentes em escolas de assentamentos de Reforma Agrária no Paraná (2015-2017). A pesquisa constatou, no campo, uma apropriação diferenciada e não linear da projeção da temática da diversidade de gênero pela mídia televisiva no contexto da legalização do casamento homossexual no Brasil (2013), bem como marcantes tensões geracionais decorrentes da aceitação, por parte de jovens, de relações homoafetivas e da homoparentalidade. A pesquisa concluiu que o conhecimento sistemático disponibilizado pela educação formal dirimiu retrocessos ocasionais entre os(as) jovens, propiciou a revisão do preconceito, reduziu a homofobia e promoveu atitudes de respeito a distintas formas de organização familiar e vivência da sexualidade.Universidade Estadual de Campinas2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849Cadernos Pagu; n. 64 (2022); e226404Cadernos Pagu; No. 64 (2022); e226404Cadernos Pagu; Núm. 64 (2022); e2264041809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849/28212https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849/28213Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 Sônia Fátima Schwendler, Else Ribeiro Pires Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwendler, Sônia Fátima Vieira, Else Ribeiro Pires 2022-03-31T17:35:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668849Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:25:10.728245Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
Gender diversity and education in rural areas of Brazil
Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
title Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
spellingShingle Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
Schwendler, Sônia Fátima
Gender
Diversity
Rural youth
Formal education
Gênero
Diversidade
Juventude rural
Educação formal
Gênero
Diversidade
Juventude rural
Educação formal
title_short Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
title_full Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
title_fullStr Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
title_full_unstemmed Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
title_sort Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
author Schwendler, Sônia Fátima
author_facet Schwendler, Sônia Fátima
Vieira, Else Ribeiro Pires
author_role author
author2 Vieira, Else Ribeiro Pires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwendler, Sônia Fátima
Vieira, Else Ribeiro Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Gender
Diversity
Rural youth
Formal education
Gênero
Diversidade
Juventude rural
Educação formal
Gênero
Diversidade
Juventude rural
Educação formal
topic Gender
Diversity
Rural youth
Formal education
Gênero
Diversidade
Juventude rural
Educação formal
Gênero
Diversidade
Juventude rural
Educação formal
description O artigo focaliza a diversidade de gênero e busca preencher uma marcante lacuna no tratamento dessa temática no campo, no Brasil, por meio de oficinas desenvolvidas com adolescentes em escolas de assentamentos de Reforma Agrária no Paraná (2015-2017). A pesquisa constatou, no campo, uma apropriação diferenciada e não linear da projeção da temática da diversidade de gênero pela mídia televisiva no contexto da legalização do casamento homossexual no Brasil (2013), bem como marcantes tensões geracionais decorrentes da aceitação, por parte de jovens, de relações homoafetivas e da homoparentalidade. A pesquisa concluiu que o conhecimento sistemático disponibilizado pela educação formal dirimiu retrocessos ocasionais entre os(as) jovens, propiciou a revisão do preconceito, reduziu a homofobia e promoveu atitudes de respeito a distintas formas de organização familiar e vivência da sexualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849/28212
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849/28213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Sônia Fátima Schwendler, Else Ribeiro Pires Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Sônia Fátima Schwendler, Else Ribeiro Pires Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Contemporâneo
Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 64 (2022); e226404
Cadernos Pagu; No. 64 (2022); e226404
Cadernos Pagu; Núm. 64 (2022); e226404
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1788168820104364032