Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849 |
Resumo: | O artigo focaliza a diversidade de gênero e busca preencher uma marcante lacuna no tratamento dessa temática no campo, no Brasil, por meio de oficinas desenvolvidas com adolescentes em escolas de assentamentos de Reforma Agrária no Paraná (2015-2017). A pesquisa constatou, no campo, uma apropriação diferenciada e não linear da projeção da temática da diversidade de gênero pela mídia televisiva no contexto da legalização do casamento homossexual no Brasil (2013), bem como marcantes tensões geracionais decorrentes da aceitação, por parte de jovens, de relações homoafetivas e da homoparentalidade. A pesquisa concluiu que o conhecimento sistemático disponibilizado pela educação formal dirimiu retrocessos ocasionais entre os(as) jovens, propiciou a revisão do preconceito, reduziu a homofobia e promoveu atitudes de respeito a distintas formas de organização familiar e vivência da sexualidade. |
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Diversidade de gênero e educação nas áreas rurais do BrasilGender diversity and education in rural areas of BrazilDiversidade de gênero e educação nas áreas rurais do BrasilGenderDiversityRural youthFormal educationGêneroDiversidadeJuventude ruralEducação formalGêneroDiversidadeJuventude ruralEducação formalO artigo focaliza a diversidade de gênero e busca preencher uma marcante lacuna no tratamento dessa temática no campo, no Brasil, por meio de oficinas desenvolvidas com adolescentes em escolas de assentamentos de Reforma Agrária no Paraná (2015-2017). A pesquisa constatou, no campo, uma apropriação diferenciada e não linear da projeção da temática da diversidade de gênero pela mídia televisiva no contexto da legalização do casamento homossexual no Brasil (2013), bem como marcantes tensões geracionais decorrentes da aceitação, por parte de jovens, de relações homoafetivas e da homoparentalidade. A pesquisa concluiu que o conhecimento sistemático disponibilizado pela educação formal dirimiu retrocessos ocasionais entre os(as) jovens, propiciou a revisão do preconceito, reduziu a homofobia e promoveu atitudes de respeito a distintas formas de organização familiar e vivência da sexualidade.The article focuses on gender diversity and seeks to fill a significant gap in the treatment of this topic in the countryside, in Brazil, through workshops carried out with adolescents in schools from Agrarian Reform settlements in Paraná (2015-2017). In the rural areas, the research found a differentiated and non-linear appropriation of gender diversity’s projection by the television media in the context of homosexual marriage being legalized in Brazil (2013), as well as notable generational tensions resulting from the acceptance, by young people, of homosexual relationships and homoparentality. The research concluded that the systematic knowledge made available by formal education mitigated occasional setbacks among young people, propitiated the revision of prejudice, reduced homophobia and promoted attitudes of respect for distinct forms of family organization and experience of sexuality.O artigo focaliza a diversidade de gênero e busca preencher uma marcante lacuna no tratamento dessa temática no campo, no Brasil, por meio de oficinas desenvolvidas com adolescentes em escolas de assentamentos de Reforma Agrária no Paraná (2015-2017). A pesquisa constatou, no campo, uma apropriação diferenciada e não linear da projeção da temática da diversidade de gênero pela mídia televisiva no contexto da legalização do casamento homossexual no Brasil (2013), bem como marcantes tensões geracionais decorrentes da aceitação, por parte de jovens, de relações homoafetivas e da homoparentalidade. A pesquisa concluiu que o conhecimento sistemático disponibilizado pela educação formal dirimiu retrocessos ocasionais entre os(as) jovens, propiciou a revisão do preconceito, reduziu a homofobia e promoveu atitudes de respeito a distintas formas de organização familiar e vivência da sexualidade.Universidade Estadual de Campinas2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849Cadernos Pagu; n. 64 (2022); e226404Cadernos Pagu; No. 64 (2022); e226404Cadernos Pagu; Núm. 64 (2022); e2264041809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849/28212https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8668849/28213Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 Sônia Fátima Schwendler, Else Ribeiro Pires Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwendler, Sônia Fátima Vieira, Else Ribeiro Pires 2022-03-31T17:35:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668849Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:25:10.728245Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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