A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista,Douglas Emiliano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000400256
Resumo: Resumo Neste artigo – o qual aprofunda concepções defendidas em tese de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – analisa-se se na Didática Magna, de Comênio, há lugar para a enunciação do professor. Para Comênio, em princípio, o método de ensino governa tão minuciosamente as ações do professor que este desponta como um mero executor anônimo de um plano didático decidido de antemão por eruditos. Com base na Psicanálise e Educação e em suas concepções de sujeito, enunciação e implicação com o saber, procurou-se colocar à prova se a concepção aqui expressa é de fato absoluta na Didática. Tal expediente permitiu trazer à baila uma importante antinomia comeniana, a qual gira em torno da proeminência do método de ensino e da imprescindibilidade da viva voz do professor. A partir de tal antinomia se concluiu que na Didática há lugar para a enunciação do professor, e o mestre não é reduzido a um executor anônimo do método.
id UNICAMP-18_2574ebe36394eb5ad11599c33ec75b71
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73072017000400256
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professorComeniusJ. A.psicanálise e educaçãoescolaensinoaprendizagemResumo Neste artigo – o qual aprofunda concepções defendidas em tese de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – analisa-se se na Didática Magna, de Comênio, há lugar para a enunciação do professor. Para Comênio, em princípio, o método de ensino governa tão minuciosamente as ações do professor que este desponta como um mero executor anônimo de um plano didático decidido de antemão por eruditos. Com base na Psicanálise e Educação e em suas concepções de sujeito, enunciação e implicação com o saber, procurou-se colocar à prova se a concepção aqui expressa é de fato absoluta na Didática. Tal expediente permitiu trazer à baila uma importante antinomia comeniana, a qual gira em torno da proeminência do método de ensino e da imprescindibilidade da viva voz do professor. A partir de tal antinomia se concluiu que na Didática há lugar para a enunciação do professor, e o mestre não é reduzido a um executor anônimo do método.UNICAMP - Faculdade de Educação2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000400256Pro-Posições v.28 suppl.1 2017reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1980-6248-2016-0101info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Douglas Emilianopor2018-02-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072017000400256Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-02-06T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
title A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
spellingShingle A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
Batista,Douglas Emiliano
Comenius
J. A.
psicanálise e educação
escola
ensino
aprendizagem
title_short A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
title_full A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
title_fullStr A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
title_full_unstemmed A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
title_sort A didática de Comênio: entre o método de ensino e a viva voz do professor
author Batista,Douglas Emiliano
author_facet Batista,Douglas Emiliano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista,Douglas Emiliano
dc.subject.por.fl_str_mv Comenius
J. A.
psicanálise e educação
escola
ensino
aprendizagem
topic Comenius
J. A.
psicanálise e educação
escola
ensino
aprendizagem
description Resumo Neste artigo – o qual aprofunda concepções defendidas em tese de doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – analisa-se se na Didática Magna, de Comênio, há lugar para a enunciação do professor. Para Comênio, em princípio, o método de ensino governa tão minuciosamente as ações do professor que este desponta como um mero executor anônimo de um plano didático decidido de antemão por eruditos. Com base na Psicanálise e Educação e em suas concepções de sujeito, enunciação e implicação com o saber, procurou-se colocar à prova se a concepção aqui expressa é de fato absoluta na Didática. Tal expediente permitiu trazer à baila uma importante antinomia comeniana, a qual gira em torno da proeminência do método de ensino e da imprescindibilidade da viva voz do professor. A partir de tal antinomia se concluiu que na Didática há lugar para a enunciação do professor, e o mestre não é reduzido a um executor anônimo do método.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000400256
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000400256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-6248-2016-0101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições v.28 suppl.1 2017
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1748950194936872960