Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2017 |
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Resumo: | Resumo O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola |
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Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamentalinfluência da famíliarendimento escolarmétodos estatísticosResumo O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escolaUNICAMP - Faculdade de Educação2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100033Pro-Posições v.28 n.1 2017reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1980-6248-2015-0151info:eu-repo/semantics/openAccessMatos,Daniel Abud SeabraNogueira,Maria AliceResende,Tânia de FreitasNogueira,Claudio Marques MartinsAlves,Maria Teresa Gonzagapor2017-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072017000100033Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-04-24T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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