Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraro,Alceu Ravanello
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100009
Resumo: Este trabalho trata da relação entre métodos quantitativos e qualitativos nas ciências sociais em geral e na área da educação em particular. Começa focalizando a orientação positivista da Sociologia, assim como de outras ciências sociais em sua origem, mas rejeitando a identificação sumária entre métodos quantitativos e positivismo. Aborda, então, a querela metodológica, com destaque para três teses a respeito da relação entre métodos quantitativos e qualitativos: a da oposição ou incompatibilidade; a da complementaridade; e a da unidade. Esta última, como unidade na perspectiva da dialética marxista. Por fim, sugere que, em vez de nos inquirirmos sobre qual a competência metodológica de maior valor em absoluto, deveríamos perguntar-nos se e como diferentes competências metodológicas poderão articular-se no estudo de um determinado objeto ou problema social ou educacional.
id UNICAMP-18_79485f6b14e7d7b8207a60668a68201f
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73072012000100009
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxistaquantidadequalidademetodologia de pesquisaeducaçãodialética marxistaEste trabalho trata da relação entre métodos quantitativos e qualitativos nas ciências sociais em geral e na área da educação em particular. Começa focalizando a orientação positivista da Sociologia, assim como de outras ciências sociais em sua origem, mas rejeitando a identificação sumária entre métodos quantitativos e positivismo. Aborda, então, a querela metodológica, com destaque para três teses a respeito da relação entre métodos quantitativos e qualitativos: a da oposição ou incompatibilidade; a da complementaridade; e a da unidade. Esta última, como unidade na perspectiva da dialética marxista. Por fim, sugere que, em vez de nos inquirirmos sobre qual a competência metodológica de maior valor em absoluto, deveríamos perguntar-nos se e como diferentes competências metodológicas poderão articular-se no estudo de um determinado objeto ou problema social ou educacional.UNICAMP - Faculdade de Educação2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100009Pro-Posições v.23 n.1 2012reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/S0103-73072012000100009info:eu-repo/semantics/openAccessFerraro,Alceu Ravanellopor2012-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072012000100009Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2012-04-16T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista
title Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista
spellingShingle Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista
Ferraro,Alceu Ravanello
quantidade
qualidade
metodologia de pesquisa
educação
dialética marxista
title_short Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista
title_full Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista
title_fullStr Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista
title_full_unstemmed Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista
title_sort Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista
author Ferraro,Alceu Ravanello
author_facet Ferraro,Alceu Ravanello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraro,Alceu Ravanello
dc.subject.por.fl_str_mv quantidade
qualidade
metodologia de pesquisa
educação
dialética marxista
topic quantidade
qualidade
metodologia de pesquisa
educação
dialética marxista
description Este trabalho trata da relação entre métodos quantitativos e qualitativos nas ciências sociais em geral e na área da educação em particular. Começa focalizando a orientação positivista da Sociologia, assim como de outras ciências sociais em sua origem, mas rejeitando a identificação sumária entre métodos quantitativos e positivismo. Aborda, então, a querela metodológica, com destaque para três teses a respeito da relação entre métodos quantitativos e qualitativos: a da oposição ou incompatibilidade; a da complementaridade; e a da unidade. Esta última, como unidade na perspectiva da dialética marxista. Por fim, sugere que, em vez de nos inquirirmos sobre qual a competência metodológica de maior valor em absoluto, deveríamos perguntar-nos se e como diferentes competências metodológicas poderão articular-se no estudo de um determinado objeto ou problema social ou educacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072012000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73072012000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições v.23 n.1 2012
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1748950193905074176