O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Adriana Hoffmann
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garcia, Pedro Benjamin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647625
Resumo: O artigo aborda os “achados” de uma pesquisa com cinema na escola com jovens do ensino médio integrado de uma escola de formação técnica. O campo de pesquisa ocorreu em rodas de leitura com exibições, debates e leituras associadas aos filmes exibidos para as turmas num processo de cooperação científica entre duas universidades e a escola de ensino médio com a colaboração estreita dos professores da escola. A pesquisa apontou que as rodas de leitura trouxeram os aspectos amplos de formação com o cinema vividos pelos jovens na escola. Nas práticas vividas pelos jovens na escola eles apontam os processos formativos vividos ao longo do curso nos fazendo refletir sobre o papel mediador da escola na relação entre cinema e juventude. A escola aparece como sensibilizadora, desautomatizadora do olhar, algo que nos surpreendeu e confirmou o que discutem pesquisadores da área como Dussel (2014), quando afirmam que o cinema na escola nem sempre faz desse espaço pedagógico algo empobrecedor. Em diálogo com estudiosos de cinema e educação destacamos como o processo vivido nessa escola pesquisada aponta uma relação com o cinema como formação. 
id UNICAMP-19_05f7503af157ee1efc93898ad3eed368
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647625
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmesCinema. Educação. Escolas técnicas. Ensino médio. Professores - Formação. Cinema - Formação.CinemaEducaçãoO artigo aborda os “achados” de uma pesquisa com cinema na escola com jovens do ensino médio integrado de uma escola de formação técnica. O campo de pesquisa ocorreu em rodas de leitura com exibições, debates e leituras associadas aos filmes exibidos para as turmas num processo de cooperação científica entre duas universidades e a escola de ensino médio com a colaboração estreita dos professores da escola. A pesquisa apontou que as rodas de leitura trouxeram os aspectos amplos de formação com o cinema vividos pelos jovens na escola. Nas práticas vividas pelos jovens na escola eles apontam os processos formativos vividos ao longo do curso nos fazendo refletir sobre o papel mediador da escola na relação entre cinema e juventude. A escola aparece como sensibilizadora, desautomatizadora do olhar, algo que nos surpreendeu e confirmou o que discutem pesquisadores da área como Dussel (2014), quando afirmam que o cinema na escola nem sempre faz desse espaço pedagógico algo empobrecedor. Em diálogo com estudiosos de cinema e educação destacamos como o processo vivido nessa escola pesquisada aponta uma relação com o cinema como formação. Universidade Estadual de Campinas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864762510.20396/etd.v19i2.8647625ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 384-399ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 384-399ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 384-3991676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647625/15704https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647625/19916Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Adriana HoffmannGarcia, Pedro Benjamin2018-04-13T15:35:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647625Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.085327ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes
title O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes
spellingShingle O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes
Fernandes, Adriana Hoffmann
Cinema. Educação. Escolas técnicas. Ensino médio. Professores - Formação. Cinema - Formação.
Cinema
Educação
title_short O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes
title_full O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes
title_fullStr O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes
title_full_unstemmed O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes
title_sort O cinema como formação: a escola como mediadora da relação entre jovens e filmes
author Fernandes, Adriana Hoffmann
author_facet Fernandes, Adriana Hoffmann
Garcia, Pedro Benjamin
author_role author
author2 Garcia, Pedro Benjamin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Adriana Hoffmann
Garcia, Pedro Benjamin
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema. Educação. Escolas técnicas. Ensino médio. Professores - Formação. Cinema - Formação.
Cinema
Educação
topic Cinema. Educação. Escolas técnicas. Ensino médio. Professores - Formação. Cinema - Formação.
Cinema
Educação
description O artigo aborda os “achados” de uma pesquisa com cinema na escola com jovens do ensino médio integrado de uma escola de formação técnica. O campo de pesquisa ocorreu em rodas de leitura com exibições, debates e leituras associadas aos filmes exibidos para as turmas num processo de cooperação científica entre duas universidades e a escola de ensino médio com a colaboração estreita dos professores da escola. A pesquisa apontou que as rodas de leitura trouxeram os aspectos amplos de formação com o cinema vividos pelos jovens na escola. Nas práticas vividas pelos jovens na escola eles apontam os processos formativos vividos ao longo do curso nos fazendo refletir sobre o papel mediador da escola na relação entre cinema e juventude. A escola aparece como sensibilizadora, desautomatizadora do olhar, algo que nos surpreendeu e confirmou o que discutem pesquisadores da área como Dussel (2014), quando afirmam que o cinema na escola nem sempre faz desse espaço pedagógico algo empobrecedor. Em diálogo com estudiosos de cinema e educação destacamos como o processo vivido nessa escola pesquisada aponta uma relação com o cinema como formação. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647625
10.20396/etd.v19i2.8647625
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647625
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i2.8647625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647625/15704
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647625/19916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 384-399
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 384-399
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 384-399
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653802242048