Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Filordi de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gallo, Sílvio Donizetti de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648756
Resumo: É preciso defender a escola. De quê? De quem? Neste texto, partiremos da noção de “dispositivo pedagógico”, elaborada pelo filósofo René Schérer, para fazer da escola o principal combatente contra a forma que ela mesma assumiu institucionalmente na modernidade, catalisada por este dispositivo. Em obra de 1974 Schérer afirmava que não basta a crítica à escola, não bastam os projetos de “desescolarizar a sociedade” (Illich), uma vez que aquilo que funciona em nosso tempo é uma intrincada “ideologia pedagógica”. Ela sim é que deve ser combatida. Após os trabalhos de Foucault que introduziram o conceito de dispositivo, Schérer passou a tratar a questão em termos de um “dispositivo pedagógico” que coloniza nossa sociedade segundo a forma de uma pedagogização integral, na direção daquilo que Rancière denominou uma “sociedade pedagogizada”. O combate, então, direciona-se contra este dispositivo que pedagogiza, impedindo os processos de autoformação. Após elucidar o conceito de dispositivo pedagógico, buscaremos na noção guattariana de “equipamentos coletivos” possibilidades de repensar a escola como máquina de guerra em ação contra o dispositivo pedagógico. Ainda que a própria escola enredada pelo dispositivo pedagógico seja um equipamento coletivo, o equipamento coletivo pode ser pensado de outra maneira, visando a defender a escola do dispositivo pedagógico. Ao cabo, trata-se de defender a escola como experiência de um outro equipamento coletivo, como um experimentum scholae.
id UNICAMP-19_207d8e3e9d56b96f78323c224babe5e6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648756
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivoDispositivo pedagógico. Escola. Equipamento coletivo. Poder. Experimentum scholae.EscolaDispositivo PedagógicoFilosofia da EducaçãoÉ preciso defender a escola. De quê? De quem? Neste texto, partiremos da noção de “dispositivo pedagógico”, elaborada pelo filósofo René Schérer, para fazer da escola o principal combatente contra a forma que ela mesma assumiu institucionalmente na modernidade, catalisada por este dispositivo. Em obra de 1974 Schérer afirmava que não basta a crítica à escola, não bastam os projetos de “desescolarizar a sociedade” (Illich), uma vez que aquilo que funciona em nosso tempo é uma intrincada “ideologia pedagógica”. Ela sim é que deve ser combatida. Após os trabalhos de Foucault que introduziram o conceito de dispositivo, Schérer passou a tratar a questão em termos de um “dispositivo pedagógico” que coloniza nossa sociedade segundo a forma de uma pedagogização integral, na direção daquilo que Rancière denominou uma “sociedade pedagogizada”. O combate, então, direciona-se contra este dispositivo que pedagogiza, impedindo os processos de autoformação. Após elucidar o conceito de dispositivo pedagógico, buscaremos na noção guattariana de “equipamentos coletivos” possibilidades de repensar a escola como máquina de guerra em ação contra o dispositivo pedagógico. Ainda que a própria escola enredada pelo dispositivo pedagógico seja um equipamento coletivo, o equipamento coletivo pode ser pensado de outra maneira, visando a defender a escola do dispositivo pedagógico. Ao cabo, trata-se de defender a escola como experiência de um outro equipamento coletivo, como um experimentum scholae.Universidade Estadual de Campinas2017-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864875610.20396/etd.v19i4.8648756ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 622-641ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 622-641ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 622-6411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648756/16853Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Alexandre Filordi deGallo, Sílvio Donizetti de Oliveira2018-04-13T15:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648756Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:23.713346ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
title Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
spellingShingle Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
Carvalho, Alexandre Filordi de
Dispositivo pedagógico. Escola. Equipamento coletivo. Poder. Experimentum scholae.
Escola
Dispositivo Pedagógico
Filosofia da Educação
title_short Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
title_full Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
title_fullStr Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
title_full_unstemmed Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
title_sort Defender a escola do dispositivo pedagógico: o lugar do experimentum scholae na busca de outro equipamento coletivo
author Carvalho, Alexandre Filordi de
author_facet Carvalho, Alexandre Filordi de
Gallo, Sílvio Donizetti de Oliveira
author_role author
author2 Gallo, Sílvio Donizetti de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi de
Gallo, Sílvio Donizetti de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivo pedagógico. Escola. Equipamento coletivo. Poder. Experimentum scholae.
Escola
Dispositivo Pedagógico
Filosofia da Educação
topic Dispositivo pedagógico. Escola. Equipamento coletivo. Poder. Experimentum scholae.
Escola
Dispositivo Pedagógico
Filosofia da Educação
description É preciso defender a escola. De quê? De quem? Neste texto, partiremos da noção de “dispositivo pedagógico”, elaborada pelo filósofo René Schérer, para fazer da escola o principal combatente contra a forma que ela mesma assumiu institucionalmente na modernidade, catalisada por este dispositivo. Em obra de 1974 Schérer afirmava que não basta a crítica à escola, não bastam os projetos de “desescolarizar a sociedade” (Illich), uma vez que aquilo que funciona em nosso tempo é uma intrincada “ideologia pedagógica”. Ela sim é que deve ser combatida. Após os trabalhos de Foucault que introduziram o conceito de dispositivo, Schérer passou a tratar a questão em termos de um “dispositivo pedagógico” que coloniza nossa sociedade segundo a forma de uma pedagogização integral, na direção daquilo que Rancière denominou uma “sociedade pedagogizada”. O combate, então, direciona-se contra este dispositivo que pedagogiza, impedindo os processos de autoformação. Após elucidar o conceito de dispositivo pedagógico, buscaremos na noção guattariana de “equipamentos coletivos” possibilidades de repensar a escola como máquina de guerra em ação contra o dispositivo pedagógico. Ainda que a própria escola enredada pelo dispositivo pedagógico seja um equipamento coletivo, o equipamento coletivo pode ser pensado de outra maneira, visando a defender a escola do dispositivo pedagógico. Ao cabo, trata-se de defender a escola como experiência de um outro equipamento coletivo, como um experimentum scholae.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648756
10.20396/etd.v19i4.8648756
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648756
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i4.8648756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648756/16853
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 4 (2017): É preciso defender a escola; 622-641
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 4 (2017): É preciso defender a escola; 622-641
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 4 (2017): É preciso defender a escola; 622-641
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653874593792