Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexandre Filordi de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gallo, Sílvio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/853
Resumo: Com o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o “fazer pensar” na educação a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para se pensar e agir de outros modos na educação.
id UNICAMP-19_2adce9669ebb09a02635e7e086176a68
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/853
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educaçãoSubjetividades. Educação. Sedentarismo. Nomadismo.SubjetividadesEducaçãoSedentarismoNomadismoCom o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o “fazer pensar” na educação a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para se pensar e agir de outros modos na educação.Universidade Estadual de Campinas2010-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/85310.20396/etd.v12i1.853ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 280-302ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 280-302ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 280-3021676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/853/pdf_45Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Alexandre Filordi deGallo, Sílvio2017-09-22T12:22:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/853Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:48.561880ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
title Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
spellingShingle Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
Carvalho, Alexandre Filordi de
Subjetividades. Educação. Sedentarismo. Nomadismo.
Subjetividades
Educação
Sedentarismo
Nomadismo
title_short Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
title_full Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
title_fullStr Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
title_full_unstemmed Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
title_sort Do sedentarismo ao nomadismo: intervenções para se pensar e agir de outros modos na educação
author Carvalho, Alexandre Filordi de
author_facet Carvalho, Alexandre Filordi de
Gallo, Sílvio
author_role author
author2 Gallo, Sílvio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexandre Filordi de
Gallo, Sílvio
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividades. Educação. Sedentarismo. Nomadismo.
Subjetividades
Educação
Sedentarismo
Nomadismo
topic Subjetividades. Educação. Sedentarismo. Nomadismo.
Subjetividades
Educação
Sedentarismo
Nomadismo
description Com o intuito de diagnosticar o que se denomina de representação sedentária na educação, por intermédio do pensamento de Foucault, o artigo analisa a pastoral cristã como diagnóstico da presença da arte de conduzir no campo da educação. Destaca a herança do controle nas condições de constituição de subjetividades, na fixação de significações dominantes e na regulação de ações independentes como estratégias responsáveis por condicionar o “fazer pensar” na educação a um conjunto de estruturas fixas. A partir daí, tendo por base o pensamento de Deleuze e Guattari, busca-se pensar a educação como experiência, espaço e movimento para além das estruturas sedentárias de representação, visando um tipo de nomadismo como intervenção para se pensar e agir de outros modos na educação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/853
10.20396/etd.v12i1.853
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/853
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i1.853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/853/pdf_45
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 280-302
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 280-302
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 280-302
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651149344768