Artes de si no magistério: o Dândi educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066 |
Resumo: | Este artigo pensa o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas, nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, enquanto campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade e entende que seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Deste modo, o dândi educador, através de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos, afim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor |
id |
UNICAMP-19_336a3675fb9a921e06aac35678429b83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651066 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Artes de si no magistério: o Dândi educadorDandismoEducadorEstética da existênciaSubjetivação.Este artigo pensa o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas, nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, enquanto campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade e entende que seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Deste modo, o dândi educador, através de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos, afim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor Universidade Estadual de Campinas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa históricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865106610.20396/etd.v21i2.8651066ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-5451676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066/19367https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066/20232Brasil; 2019Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZordan, Paola Basso Menna Barreto GomesHoffmann, Ana Cleia Christovam2019-07-26T19:13:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651066Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2019-07-26T19:13:54ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artes de si no magistério: o Dândi educador |
title |
Artes de si no magistério: o Dândi educador |
spellingShingle |
Artes de si no magistério: o Dândi educador Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes Dandismo Educador Estética da existência Subjetivação. |
title_short |
Artes de si no magistério: o Dândi educador |
title_full |
Artes de si no magistério: o Dândi educador |
title_fullStr |
Artes de si no magistério: o Dândi educador |
title_full_unstemmed |
Artes de si no magistério: o Dândi educador |
title_sort |
Artes de si no magistério: o Dândi educador |
author |
Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes |
author_facet |
Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes Hoffmann, Ana Cleia Christovam |
author_role |
author |
author2 |
Hoffmann, Ana Cleia Christovam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes Hoffmann, Ana Cleia Christovam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dandismo Educador Estética da existência Subjetivação. |
topic |
Dandismo Educador Estética da existência Subjetivação. |
description |
Este artigo pensa o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas, nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, enquanto campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade e entende que seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Deste modo, o dândi educador, através de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos, afim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066 10.20396/etd.v21i2.8651066 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i2.8651066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066/19367 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066/20232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2019 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950174879711232 |