Artes de si no magistério: o Dândi educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hoffmann, Ana Cleia Christovam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066
Resumo: Este artigo pensa o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas, nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, enquanto campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade e entende que seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Deste modo, o dândi educador, através de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos, afim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor  
id UNICAMP-19_336a3675fb9a921e06aac35678429b83
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651066
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Artes de si no magistério: o Dândi educadorDandismoEducadorEstética da existênciaSubjetivação.Este artigo pensa o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas, nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, enquanto campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade e entende que seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Deste modo, o dândi educador, através de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos, afim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor  Universidade Estadual de Campinas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa históricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865106610.20396/etd.v21i2.8651066ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-5451676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066/19367https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066/20232Brasil; 2019Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessZordan, Paola Basso Menna Barreto GomesHoffmann, Ana Cleia Christovam2019-07-26T19:13:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8651066Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2019-07-26T19:13:54ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artes de si no magistério: o Dândi educador
title Artes de si no magistério: o Dândi educador
spellingShingle Artes de si no magistério: o Dândi educador
Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes
Dandismo
Educador
Estética da existência
Subjetivação.
title_short Artes de si no magistério: o Dândi educador
title_full Artes de si no magistério: o Dândi educador
title_fullStr Artes de si no magistério: o Dândi educador
title_full_unstemmed Artes de si no magistério: o Dândi educador
title_sort Artes de si no magistério: o Dândi educador
author Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes
author_facet Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes
Hoffmann, Ana Cleia Christovam
author_role author
author2 Hoffmann, Ana Cleia Christovam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes
Hoffmann, Ana Cleia Christovam
dc.subject.por.fl_str_mv Dandismo
Educador
Estética da existência
Subjetivação.
topic Dandismo
Educador
Estética da existência
Subjetivação.
description Este artigo pensa o ensino, a moda e a arte em novos modos de se reinventar na vida magisterial. Para isso, toma o dandismo e as práticas desenvolvidas no século XIX como disparo para tratar a prática educativa como um exercício afirmativo da vida, tal como a estética da existência em Michel Foucault. A partir disso, fabrica um conjunto de práticas, nas quais possam se operar outros modos de pensar a arte, enquanto campo de um saber ampliado sobre si. Cada procedimento é também uma multiplicidade e entende que seus processos e feituras na educação são imanentes à vida e acontecem junto dela. Deste modo, o dândi educador, através de sua arte, opera por repetição. Ao repetir, observa seus procedimentos, afim de produzir singularidades e constituir o seu modo de ser professor  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066
10.20396/etd.v21i2.8651066
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066
identifier_str_mv 10.20396/etd.v21i2.8651066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066/19367
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8651066/20232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2019
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 530-545
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950174879711232