Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, César Donizetti Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896
Resumo: Quanto a este texto, consideramos a ideia de que educação se relaciona à possibilidade de produção de sentidos e de modos de ser, e que estes acontecem em espaços, situações que provocam momentos de encontros e desencontros entre corpos, histórias, necessidades e sensações. Portanto, o propósito é refletir a educação dentro desta condição descrita. Elegemos, como pontos de partida, discursos da Filosofia em diálogos com a Psicanálise. Construímos uma reflexão a partir de situações/enredos que se elaboram tendo como marcos culturais dois ‘lugares’: (1) o texto de Freud Algumas reflexões sobre a Psicologia do Escolar e (2) o filme neorrealista de Roberto Rossellini Alemanha Ano Zero. A discussão é tecida, além do indicado acima, pela noção de experiência e infância, tanto em Walter Benjamin como em Giorgio Agamben. Aceitamos o pressuposto do enredo do filme, a história de Edmund no pós 2ª. Guerra e as necessidades vitais do povo alemão; e, com base nele, enfocamos a relação de co-existência entre o menino, seu pai e a figura do professor. 
id UNICAMP-19_344e521066dce2f5905760f9731cc819
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/896
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…Infância. Experiência. Subjetividade.InfânciaQuanto a este texto, consideramos a ideia de que educação se relaciona à possibilidade de produção de sentidos e de modos de ser, e que estes acontecem em espaços, situações que provocam momentos de encontros e desencontros entre corpos, histórias, necessidades e sensações. Portanto, o propósito é refletir a educação dentro desta condição descrita. Elegemos, como pontos de partida, discursos da Filosofia em diálogos com a Psicanálise. Construímos uma reflexão a partir de situações/enredos que se elaboram tendo como marcos culturais dois ‘lugares’: (1) o texto de Freud Algumas reflexões sobre a Psicologia do Escolar e (2) o filme neorrealista de Roberto Rossellini Alemanha Ano Zero. A discussão é tecida, além do indicado acima, pela noção de experiência e infância, tanto em Walter Benjamin como em Giorgio Agamben. Aceitamos o pressuposto do enredo do filme, a história de Edmund no pós 2ª. Guerra e as necessidades vitais do povo alemão; e, com base nele, enfocamos a relação de co-existência entre o menino, seu pai e a figura do professor. Universidade Estadual de Campinas2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/89610.20396/etd.v11iesp..896ETD - Educação Temática Digital; v. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-161676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896/911Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, César Donizetti Pereira2017-09-14T14:02:44Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/896Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:50.508335ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
title Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
spellingShingle Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
Leite, César Donizetti Pereira
Infância. Experiência. Subjetividade.
Infância
title_short Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
title_full Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
title_fullStr Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
title_full_unstemmed Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
title_sort Experiência, infância e educação: o que nos passa enquanto caminhamos...Experience, infancy and education: what in it passes while we walk…
author Leite, César Donizetti Pereira
author_facet Leite, César Donizetti Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, César Donizetti Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Experiência. Subjetividade.
Infância
topic Infância. Experiência. Subjetividade.
Infância
description Quanto a este texto, consideramos a ideia de que educação se relaciona à possibilidade de produção de sentidos e de modos de ser, e que estes acontecem em espaços, situações que provocam momentos de encontros e desencontros entre corpos, histórias, necessidades e sensações. Portanto, o propósito é refletir a educação dentro desta condição descrita. Elegemos, como pontos de partida, discursos da Filosofia em diálogos com a Psicanálise. Construímos uma reflexão a partir de situações/enredos que se elaboram tendo como marcos culturais dois ‘lugares’: (1) o texto de Freud Algumas reflexões sobre a Psicologia do Escolar e (2) o filme neorrealista de Roberto Rossellini Alemanha Ano Zero. A discussão é tecida, além do indicado acima, pela noção de experiência e infância, tanto em Walter Benjamin como em Giorgio Agamben. Aceitamos o pressuposto do enredo do filme, a história de Edmund no pós 2ª. Guerra e as necessidades vitais do povo alemão; e, com base nele, enfocamos a relação de co-existência entre o menino, seu pai e a figura do professor. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896
10.20396/etd.v11iesp..896
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896
identifier_str_mv 10.20396/etd.v11iesp..896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/896/911
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 (2010): Número Especial: "Psicanálise e Filosofia: um diálogo possível?"; 1-16
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651194433536