Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2008 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | ETD - Educação Temática Digital |
Download full: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/597 |
Summary: | Analisamos nesse artigo, as implicações e os limites da proposta para o desenvolvimento do Brasil nos anos 90 do século XX. À luz da perspectiva ontológica marxiana, nos detivemos na reflexão das políticas educacionais do governo brasileiro, e em alguns projetos desenvolvidos pelas Nações Unidas. Esses corpos legais apontam saídas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, através de um outro modelo de formação escolar. Confrontamos o modelo de desenvolvimento defendido pelos objetos em análise com a compreensão crítica e particular da formação histórica do Brasil. Dessa forma, concluímos que há incongruências nesse projeto, pois sua proposta não supera o lugar subordinado do Brasil frente aos países avançados do capital. |
id |
UNICAMP-19_47acbd4317f0120d015e8ea65c523726 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/597 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiroDesenvolvimento. Educação. Particularidade histórica.Particularidade históricaAnalisamos nesse artigo, as implicações e os limites da proposta para o desenvolvimento do Brasil nos anos 90 do século XX. À luz da perspectiva ontológica marxiana, nos detivemos na reflexão das políticas educacionais do governo brasileiro, e em alguns projetos desenvolvidos pelas Nações Unidas. Esses corpos legais apontam saídas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, através de um outro modelo de formação escolar. Confrontamos o modelo de desenvolvimento defendido pelos objetos em análise com a compreensão crítica e particular da formação histórica do Brasil. Dessa forma, concluímos que há incongruências nesse projeto, pois sua proposta não supera o lugar subordinado do Brasil frente aos países avançados do capital. Universidade Estadual de Campinas2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/59710.20396/etd.v7i1.597ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 78-95ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 78-95ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 78-951676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/597/pdf_5Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Luciano Accioly Lemos2017-03-24T12:59:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/597Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-24T12:59:33ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro |
title |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro |
spellingShingle |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro Moreira, Luciano Accioly Lemos Desenvolvimento. Educação. Particularidade histórica. Particularidade histórica |
title_short |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro |
title_full |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro |
title_fullStr |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro |
title_full_unstemmed |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro |
title_sort |
Educação e a questão do (sub)desenvolvimento brasileiro |
author |
Moreira, Luciano Accioly Lemos |
author_facet |
Moreira, Luciano Accioly Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Luciano Accioly Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento. Educação. Particularidade histórica. Particularidade histórica |
topic |
Desenvolvimento. Educação. Particularidade histórica. Particularidade histórica |
description |
Analisamos nesse artigo, as implicações e os limites da proposta para o desenvolvimento do Brasil nos anos 90 do século XX. À luz da perspectiva ontológica marxiana, nos detivemos na reflexão das políticas educacionais do governo brasileiro, e em alguns projetos desenvolvidos pelas Nações Unidas. Esses corpos legais apontam saídas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, através de um outro modelo de formação escolar. Confrontamos o modelo de desenvolvimento defendido pelos objetos em análise com a compreensão crítica e particular da formação histórica do Brasil. Dessa forma, concluímos que há incongruências nesse projeto, pois sua proposta não supera o lugar subordinado do Brasil frente aos países avançados do capital. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/597 10.20396/etd.v7i1.597 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/597 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v7i1.597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/597/pdf_5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 78-95 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 78-95 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 78-95 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950169814040576 |