Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maiana Farias Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Noronha, Ana Paula Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/933
Resumo: Esse artigo tem o objetivo de apresentar a Teoria Sócio-Cognitiva aplicada ao contexto do desenvolvimento de carreira e ilustrar suas aplicações em pesquisas realizadas em diferentes contextos. O foco do artigo residiu na explanação de variáveis importantes para a realização da escolha profissional, que auxiliam na motivação para a realização deste comportamento. Foram abordados os elementos pessoais, contextuais e de aprendizagem que auxiliam na formação das crenças de auto-eficácia e das expectativas de resultado que, conseqüentemente, influenciam a formação dos interesses profissionais, considerados elementos essenciais na motivação para a escolha de áreas profissionais específicas. Com base na revisão da literatura da área, verificou-se que esse referencial foi replicado em populações de diferentes etnias, de variadas fases do desenvolvimento vocacional, em estudos transversais e longitudinais, com pessoas de ambos os sexos e de níveis sócio-econômicos distintos. Desse modo, destaca-se a utilidade desde modelo para a compreensão da tomada de decisão no âmbito vocacional. 
id UNICAMP-19_5724018ac84d279be8be5a9b55b3d99b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/933
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantesTeoria sócio-cognitiva do desenvolvimento de carreira. Escolha profissional. Auto-eficácia.Escolha profissionalAuto-eficáciaEsse artigo tem o objetivo de apresentar a Teoria Sócio-Cognitiva aplicada ao contexto do desenvolvimento de carreira e ilustrar suas aplicações em pesquisas realizadas em diferentes contextos. O foco do artigo residiu na explanação de variáveis importantes para a realização da escolha profissional, que auxiliam na motivação para a realização deste comportamento. Foram abordados os elementos pessoais, contextuais e de aprendizagem que auxiliam na formação das crenças de auto-eficácia e das expectativas de resultado que, conseqüentemente, influenciam a formação dos interesses profissionais, considerados elementos essenciais na motivação para a escolha de áreas profissionais específicas. Com base na revisão da literatura da área, verificou-se que esse referencial foi replicado em populações de diferentes etnias, de variadas fases do desenvolvimento vocacional, em estudos transversais e longitudinais, com pessoas de ambos os sexos e de níveis sócio-econômicos distintos. Desse modo, destaca-se a utilidade desde modelo para a compreensão da tomada de decisão no âmbito vocacional. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93310.20396/etd.v10in.esp..933ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 16-35ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 16-35ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 16-351676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/933/948Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Maiana Farias OliveiraNoronha, Ana Paula Porto2017-08-30T12:35:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/933Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:52.738360ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes
title Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes
spellingShingle Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes
Nunes, Maiana Farias Oliveira
Teoria sócio-cognitiva do desenvolvimento de carreira. Escolha profissional. Auto-eficácia.
Escolha profissional
Auto-eficácia
title_short Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes
title_full Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes
title_fullStr Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes
title_full_unstemmed Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes
title_sort Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes
author Nunes, Maiana Farias Oliveira
author_facet Nunes, Maiana Farias Oliveira
Noronha, Ana Paula Porto
author_role author
author2 Noronha, Ana Paula Porto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maiana Farias Oliveira
Noronha, Ana Paula Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria sócio-cognitiva do desenvolvimento de carreira. Escolha profissional. Auto-eficácia.
Escolha profissional
Auto-eficácia
topic Teoria sócio-cognitiva do desenvolvimento de carreira. Escolha profissional. Auto-eficácia.
Escolha profissional
Auto-eficácia
description Esse artigo tem o objetivo de apresentar a Teoria Sócio-Cognitiva aplicada ao contexto do desenvolvimento de carreira e ilustrar suas aplicações em pesquisas realizadas em diferentes contextos. O foco do artigo residiu na explanação de variáveis importantes para a realização da escolha profissional, que auxiliam na motivação para a realização deste comportamento. Foram abordados os elementos pessoais, contextuais e de aprendizagem que auxiliam na formação das crenças de auto-eficácia e das expectativas de resultado que, conseqüentemente, influenciam a formação dos interesses profissionais, considerados elementos essenciais na motivação para a escolha de áreas profissionais específicas. Com base na revisão da literatura da área, verificou-se que esse referencial foi replicado em populações de diferentes etnias, de variadas fases do desenvolvimento vocacional, em estudos transversais e longitudinais, com pessoas de ambos os sexos e de níveis sócio-econômicos distintos. Desse modo, destaca-se a utilidade desde modelo para a compreensão da tomada de decisão no âmbito vocacional. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/933
10.20396/etd.v10in.esp..933
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/933
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/933/948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 16-35
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 16-35
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 16-35
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651516346368