Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro, Cintya Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634822
Resumo: O presente estudo visa traçar modos de difusão e apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, a fim de apreender as implicações no campo educacional brasileiro. Metodologicamente, o estudo traça as condições de emergência dessas formas de apropriação, tomando o vetor midiático Jornal Folha de São Paulo como estratégico eixo de investigação. Em seguida, analisa de que modo o trabalho conjunto dos pensadores franceses, fundamentado numa política de escrita, modula as formas de experimentação com seu pensamento. Como resultado, a pesquisa aponta que o campo educacional recusa uma polarização entre formas ascéticas e exegéticas, buscando construir um campo de experimentação situado entre ambas.
id UNICAMP-19_5ca4283ae424e78e88970090c82506a4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634822
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no BrasilGilles Deleuze. Pensamento. Filosofia e educaçãoFilosofia da EducaçãoO presente estudo visa traçar modos de difusão e apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, a fim de apreender as implicações no campo educacional brasileiro. Metodologicamente, o estudo traça as condições de emergência dessas formas de apropriação, tomando o vetor midiático Jornal Folha de São Paulo como estratégico eixo de investigação. Em seguida, analisa de que modo o trabalho conjunto dos pensadores franceses, fundamentado numa política de escrita, modula as formas de experimentação com seu pensamento. Como resultado, a pesquisa aponta que o campo educacional recusa uma polarização entre formas ascéticas e exegéticas, buscando construir um campo de experimentação situado entre ambas.Universidade Estadual de Campinas2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863482210.20396/etd.v17i1.8634822ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-141ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-141ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-1411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634822/pdf_133Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVinci, Christian Fernando Ribeiro GuimarãesRibeiro, Cintya Regina2017-03-23T09:13:26Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634822Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-23T09:13:26ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
title Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
spellingShingle Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
Gilles Deleuze. Pensamento. Filosofia e educação
Filosofia da Educação
title_short Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
title_full Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
title_fullStr Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
title_full_unstemmed Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
title_sort Implicações midiáticas e acadêmicas nos modos de apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari para o debate em educação no Brasil
author Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
author_facet Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
Ribeiro, Cintya Regina
author_role author
author2 Ribeiro, Cintya Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinci, Christian Fernando Ribeiro Guimarães
Ribeiro, Cintya Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Gilles Deleuze. Pensamento. Filosofia e educação
Filosofia da Educação
topic Gilles Deleuze. Pensamento. Filosofia e educação
Filosofia da Educação
description O presente estudo visa traçar modos de difusão e apropriação do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, a fim de apreender as implicações no campo educacional brasileiro. Metodologicamente, o estudo traça as condições de emergência dessas formas de apropriação, tomando o vetor midiático Jornal Folha de São Paulo como estratégico eixo de investigação. Em seguida, analisa de que modo o trabalho conjunto dos pensadores franceses, fundamentado numa política de escrita, modula as formas de experimentação com seu pensamento. Como resultado, a pesquisa aponta que o campo educacional recusa uma polarização entre formas ascéticas e exegéticas, buscando construir um campo de experimentação situado entre ambas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634822
10.20396/etd.v17i1.8634822
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634822
identifier_str_mv 10.20396/etd.v17i1.8634822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634822/pdf_133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-141
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-141
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 125-141
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950173089792000