As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Bibliographic Details
Main Author: Fett, Ana Maria Munhoz
Publication Date: 2008
Other Authors: Nébias, Cleide Marly
Format: Article
Language: por
Source: ETD - Educação Temática Digital
Download full: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599
Summary: O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que teve como objetivo analisar a utilização da tecnologia por meio do computador como instrumento mediador no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em um contexto psicopedagógico clínico. O caso é o de um menino de onze anos, com vários encaminhamentos a profissionais da saúde e os diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e psicose infantil. Os dados foram coletados a partir de observações dos registros de treze atendimentos psicopedagógicos, nos quais o computador foi utilizado, e de entrevistas com a família. A análise dos dados se deu pelos seus conteúdos, caracterizados por unidades de representação significativas e homogêneas propostas por Bardin (1977). A partir das reflexões embasadas na Teoria Sociohistórica, chegou-se à conclusão de que as mediações do computador aliadas à mediação da psicopedagoga contribuíram no desenvolvimento das funções psicológicas superiores do sujeito dessa pesquisa, principalmente as de atenção, memória, emoção e linguagem.
id UNICAMP-19_63fbf36f9134d923788947d9353dd7b1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/599
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superioresTeoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia.Teoria SociohistóricaO artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que teve como objetivo analisar a utilização da tecnologia por meio do computador como instrumento mediador no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em um contexto psicopedagógico clínico. O caso é o de um menino de onze anos, com vários encaminhamentos a profissionais da saúde e os diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e psicose infantil. Os dados foram coletados a partir de observações dos registros de treze atendimentos psicopedagógicos, nos quais o computador foi utilizado, e de entrevistas com a família. A análise dos dados se deu pelos seus conteúdos, caracterizados por unidades de representação significativas e homogêneas propostas por Bardin (1977). A partir das reflexões embasadas na Teoria Sociohistórica, chegou-se à conclusão de que as mediações do computador aliadas à mediação da psicopedagoga contribuíram no desenvolvimento das funções psicológicas superiores do sujeito dessa pesquisa, principalmente as de atenção, memória, emoção e linguagem.Universidade Estadual de Campinas2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/59910.20396/etd.v7i1.599ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-1411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599/pdf_7Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFett, Ana Maria MunhozNébias, Cleide Marly2017-03-24T13:09:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/599Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-24T13:09:13ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
title As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
spellingShingle As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
Fett, Ana Maria Munhoz
Teoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia.
Teoria Sociohistórica
title_short As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
title_full As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
title_fullStr As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
title_full_unstemmed As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
title_sort As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
author Fett, Ana Maria Munhoz
author_facet Fett, Ana Maria Munhoz
Nébias, Cleide Marly
author_role author
author2 Nébias, Cleide Marly
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fett, Ana Maria Munhoz
Nébias, Cleide Marly
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia.
Teoria Sociohistórica
topic Teoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia.
Teoria Sociohistórica
description O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que teve como objetivo analisar a utilização da tecnologia por meio do computador como instrumento mediador no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em um contexto psicopedagógico clínico. O caso é o de um menino de onze anos, com vários encaminhamentos a profissionais da saúde e os diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e psicose infantil. Os dados foram coletados a partir de observações dos registros de treze atendimentos psicopedagógicos, nos quais o computador foi utilizado, e de entrevistas com a família. A análise dos dados se deu pelos seus conteúdos, caracterizados por unidades de representação significativas e homogêneas propostas por Bardin (1977). A partir das reflexões embasadas na Teoria Sociohistórica, chegou-se à conclusão de que as mediações do computador aliadas à mediação da psicopedagoga contribuíram no desenvolvimento das funções psicológicas superiores do sujeito dessa pesquisa, principalmente as de atenção, memória, emoção e linguagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599
10.20396/etd.v7i1.599
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599
identifier_str_mv 10.20396/etd.v7i1.599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599/pdf_7
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950169817186304