As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2008 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | ETD - Educação Temática Digital |
Download full: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599 |
Summary: | O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que teve como objetivo analisar a utilização da tecnologia por meio do computador como instrumento mediador no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em um contexto psicopedagógico clínico. O caso é o de um menino de onze anos, com vários encaminhamentos a profissionais da saúde e os diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e psicose infantil. Os dados foram coletados a partir de observações dos registros de treze atendimentos psicopedagógicos, nos quais o computador foi utilizado, e de entrevistas com a família. A análise dos dados se deu pelos seus conteúdos, caracterizados por unidades de representação significativas e homogêneas propostas por Bardin (1977). A partir das reflexões embasadas na Teoria Sociohistórica, chegou-se à conclusão de que as mediações do computador aliadas à mediação da psicopedagoga contribuíram no desenvolvimento das funções psicológicas superiores do sujeito dessa pesquisa, principalmente as de atenção, memória, emoção e linguagem. |
id |
UNICAMP-19_63fbf36f9134d923788947d9353dd7b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/599 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superioresTeoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia.Teoria SociohistóricaO artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que teve como objetivo analisar a utilização da tecnologia por meio do computador como instrumento mediador no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em um contexto psicopedagógico clínico. O caso é o de um menino de onze anos, com vários encaminhamentos a profissionais da saúde e os diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e psicose infantil. Os dados foram coletados a partir de observações dos registros de treze atendimentos psicopedagógicos, nos quais o computador foi utilizado, e de entrevistas com a família. A análise dos dados se deu pelos seus conteúdos, caracterizados por unidades de representação significativas e homogêneas propostas por Bardin (1977). A partir das reflexões embasadas na Teoria Sociohistórica, chegou-se à conclusão de que as mediações do computador aliadas à mediação da psicopedagoga contribuíram no desenvolvimento das funções psicológicas superiores do sujeito dessa pesquisa, principalmente as de atenção, memória, emoção e linguagem.Universidade Estadual de Campinas2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/59910.20396/etd.v7i1.599ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-1411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599/pdf_7Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFett, Ana Maria MunhozNébias, Cleide Marly2017-03-24T13:09:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/599Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-24T13:09:13ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores |
title |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores |
spellingShingle |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores Fett, Ana Maria Munhoz Teoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia. Teoria Sociohistórica |
title_short |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores |
title_full |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores |
title_fullStr |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores |
title_full_unstemmed |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores |
title_sort |
As mediações tecnológicas no desenvolvimento das funções psicológicas superiores |
author |
Fett, Ana Maria Munhoz |
author_facet |
Fett, Ana Maria Munhoz Nébias, Cleide Marly |
author_role |
author |
author2 |
Nébias, Cleide Marly |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fett, Ana Maria Munhoz Nébias, Cleide Marly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia. Teoria Sociohistórica |
topic |
Teoria Sociohistórica. Vigotski. Tecnologia. Psicopedagogia. Teoria Sociohistórica |
description |
O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que teve como objetivo analisar a utilização da tecnologia por meio do computador como instrumento mediador no desenvolvimento das funções psicológicas superiores, em um contexto psicopedagógico clínico. O caso é o de um menino de onze anos, com vários encaminhamentos a profissionais da saúde e os diagnósticos de dificuldades de aprendizagem e psicose infantil. Os dados foram coletados a partir de observações dos registros de treze atendimentos psicopedagógicos, nos quais o computador foi utilizado, e de entrevistas com a família. A análise dos dados se deu pelos seus conteúdos, caracterizados por unidades de representação significativas e homogêneas propostas por Bardin (1977). A partir das reflexões embasadas na Teoria Sociohistórica, chegou-se à conclusão de que as mediações do computador aliadas à mediação da psicopedagoga contribuíram no desenvolvimento das funções psicológicas superiores do sujeito dessa pesquisa, principalmente as de atenção, memória, emoção e linguagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599 10.20396/etd.v7i1.599 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v7i1.599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/599/pdf_7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 112-141 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950169817186304 |