Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva, Márcia Regina da, Hayashi, Carlos Roberto Massao, Ferreira Júnior, Amarílio, Faria, Leandro Innocentini Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/592
Resumo: No atual contexto da sociedade do conhecimento, os saberes produzidos pelas transformações tecnológicas tornam-se mais acessíveis através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Fundamentadas nos princípios da interdisciplinaridade e na superação da visão fragmentada do conhecimento e com base em pesquisas concluídas nas áreas de Educação e Educação Especial foram identificadas as competências informacionais necessárias para a gestão de informações científicas e tecnológicas. As pesquisas utilizaram metodologicamente a análise bibliométrica para avaliar: a produção científica brasileira na base de dados Francis do INIST/CNRS, França; e a produção científica dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Utilizou-se o quadro teórico composto dos históricos da Educação e Educação Especial no Brasil; da abordagem sociológica da comunidade científica; dos aspectos conceituais sobre banco de dados e estudos bibliométricos; da revisão de literatura sobre competências informacionais. A análise dos dados obtidos nas pesquisas e a reflexão a partir do quadro teórico utilizado permitiram identificar as competências e habilidades na realização dessas pesquisas: contexto de produção da informação; realizar operações de acesso, busca, avaliação, seleção e recuperação das informações; domínio de ferramentas automatizadas para reformatação e importação de dados, análise e síntese das informações; habilidades para validação, comunicação e disseminação dos resultados. 
id UNICAMP-19_6d22a7a2e06f75b47f360057ae84f9ea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/592
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especialCompetência informacional. Análise bibliométrica. Informação para educação. Educação especial.Análise bibliométricaNo atual contexto da sociedade do conhecimento, os saberes produzidos pelas transformações tecnológicas tornam-se mais acessíveis através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Fundamentadas nos princípios da interdisciplinaridade e na superação da visão fragmentada do conhecimento e com base em pesquisas concluídas nas áreas de Educação e Educação Especial foram identificadas as competências informacionais necessárias para a gestão de informações científicas e tecnológicas. As pesquisas utilizaram metodologicamente a análise bibliométrica para avaliar: a produção científica brasileira na base de dados Francis do INIST/CNRS, França; e a produção científica dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Utilizou-se o quadro teórico composto dos históricos da Educação e Educação Especial no Brasil; da abordagem sociológica da comunidade científica; dos aspectos conceituais sobre banco de dados e estudos bibliométricos; da revisão de literatura sobre competências informacionais. A análise dos dados obtidos nas pesquisas e a reflexão a partir do quadro teórico utilizado permitiram identificar as competências e habilidades na realização dessas pesquisas: contexto de produção da informação; realizar operações de acesso, busca, avaliação, seleção e recuperação das informações; domínio de ferramentas automatizadas para reformatação e importação de dados, análise e síntese das informações; habilidades para validação, comunicação e disseminação dos resultados. Universidade Estadual de Campinas2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/59210.20396/etd.v7i1.592ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 11-27ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 11-27ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 11-271676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/592/607Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHayashi, Maria Cristina Piumbato InnocentiniSilva, Márcia Regina daHayashi, Carlos Roberto MassaoFerreira Júnior, AmarílioFaria, Leandro Innocentini Lopes de2017-03-24T12:23:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/592Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-24T12:23:18ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
title Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
spellingShingle Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Competência informacional. Análise bibliométrica. Informação para educação. Educação especial.
Análise bibliométrica
title_short Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
title_full Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
title_fullStr Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
title_full_unstemmed Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
title_sort Competências informacionais para utilização da análise bibliométrica em educação e educação especial
author Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
author_facet Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Silva, Márcia Regina da
Hayashi, Carlos Roberto Massao
Ferreira Júnior, Amarílio
Faria, Leandro Innocentini Lopes de
author_role author
author2 Silva, Márcia Regina da
Hayashi, Carlos Roberto Massao
Ferreira Júnior, Amarílio
Faria, Leandro Innocentini Lopes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini
Silva, Márcia Regina da
Hayashi, Carlos Roberto Massao
Ferreira Júnior, Amarílio
Faria, Leandro Innocentini Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional. Análise bibliométrica. Informação para educação. Educação especial.
Análise bibliométrica
topic Competência informacional. Análise bibliométrica. Informação para educação. Educação especial.
Análise bibliométrica
description No atual contexto da sociedade do conhecimento, os saberes produzidos pelas transformações tecnológicas tornam-se mais acessíveis através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Fundamentadas nos princípios da interdisciplinaridade e na superação da visão fragmentada do conhecimento e com base em pesquisas concluídas nas áreas de Educação e Educação Especial foram identificadas as competências informacionais necessárias para a gestão de informações científicas e tecnológicas. As pesquisas utilizaram metodologicamente a análise bibliométrica para avaliar: a produção científica brasileira na base de dados Francis do INIST/CNRS, França; e a produção científica dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar. Utilizou-se o quadro teórico composto dos históricos da Educação e Educação Especial no Brasil; da abordagem sociológica da comunidade científica; dos aspectos conceituais sobre banco de dados e estudos bibliométricos; da revisão de literatura sobre competências informacionais. A análise dos dados obtidos nas pesquisas e a reflexão a partir do quadro teórico utilizado permitiram identificar as competências e habilidades na realização dessas pesquisas: contexto de produção da informação; realizar operações de acesso, busca, avaliação, seleção e recuperação das informações; domínio de ferramentas automatizadas para reformatação e importação de dados, análise e síntese das informações; habilidades para validação, comunicação e disseminação dos resultados. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/592
10.20396/etd.v7i1.592
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/592
identifier_str_mv 10.20396/etd.v7i1.592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/592/607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 7 n. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 11-27
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 No. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 11-27
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 7 Núm. 1 (2005): Número Temático: Educação, Conhecimento, Biblioteca e Tecnologia; 11-27
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950169806700544