Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?

Bibliographic Details
Main Author: Veiga-Neto, Alfredo
Publication Date: 2009
Other Authors: Macedo, Elizabeth
Format: Article
Language: por
Source: ETD - Educação Temática Digital
Download full: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054
Summary: O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria. 
id UNICAMP-19_6e1023c3a97b280669911974a0bcbdff
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1054
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?Currículo. Modernidade. Pós-moderno. Realidade. Teoria. Empiria.ModernidadePós-modernoRealidadeO texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria. Universidade Estadual de Campinas2009-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/105410.20396/etd.v9i0.1054ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-2521676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054/1069Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga-Neto, AlfredoMacedo, Elizabeth2017-08-22T14:34:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1054Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:59.468956ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
title Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
spellingShingle Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
Veiga-Neto, Alfredo
Currículo. Modernidade. Pós-moderno. Realidade. Teoria. Empiria.
Modernidade
Pós-moderno
Realidade
title_short Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
title_full Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
title_fullStr Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
title_full_unstemmed Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
title_sort Estudos de currículo: como lidamos com os conceitos de moderno e pós-moderno?
author Veiga-Neto, Alfredo
author_facet Veiga-Neto, Alfredo
Macedo, Elizabeth
author_role author
author2 Macedo, Elizabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo
Macedo, Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Modernidade. Pós-moderno. Realidade. Teoria. Empiria.
Modernidade
Pós-moderno
Realidade
topic Currículo. Modernidade. Pós-moderno. Realidade. Teoria. Empiria.
Modernidade
Pós-moderno
Realidade
description O texto faz um primeiro apanhado sistemático dos grupos que, ligados ao GT Currículo da ANPEd, vêm trabalhando no campo dos Estudos de Currículo em várias universidades brasileiras e como tais grupos estão significando e usando as expressões moderno, modernidade, pós-moderno etc. Inicia-se com um quadro sinóptico das contribuições enviadas pelos grupos, passando a uma breve análise das relações entre modernidade, pós-modernidade e pós-estruturalismo; discute-se o lugar que é conferido ao real, quando se assume uma perspectiva que reconhece a centralidade dos discursos; discutem-se brevemente as relações entre teoria e empiria. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054
10.20396/etd.v9i0.1054
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054
identifier_str_mv 10.20396/etd.v9i0.1054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1054/1069
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 234-252
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651959894016