Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1307 |
Resumo: | O artigo pretende discutir sobre o modo pelo qual a mídia brasileira, especialmente a revista Veja, vem discutindo sobre a problemática ambiental da atualidade. Comumente a mídia enuncia de forma catastrófica e terrorista a eminência de uma hecatombe ecológica e que, muito, provavelmente, o fim da vida no Planeta se aproxima. Os aportes teóricos que tomamos nesse estudo são aqueles alinhados aos estudos foucaultianos. Como corpus empírico selecionou-se algumas enunciações da revista Veja, um importante artefato cultural, que subjetiva sujeitos, constitui suas vidas e, especialmente, produz modos de ser e de se comportar frente à problemática ambiental. As análises provocam o leitor a olhar catastrofismo como uma das condições de possibilidade para a emergência da Educação Ambiental no Brasil. A partir de tal discussão buscamos, através do material empírico e do campo metodológico desse estudo, dar visibilidade ao que entendemos por atualização do enunciado catastrófico do Planeta Terra. |
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Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista VejaEducação ambiental. Mídia. Catastrofismo. Michel Foucault.EducaçãoO artigo pretende discutir sobre o modo pelo qual a mídia brasileira, especialmente a revista Veja, vem discutindo sobre a problemática ambiental da atualidade. Comumente a mídia enuncia de forma catastrófica e terrorista a eminência de uma hecatombe ecológica e que, muito, provavelmente, o fim da vida no Planeta se aproxima. Os aportes teóricos que tomamos nesse estudo são aqueles alinhados aos estudos foucaultianos. Como corpus empírico selecionou-se algumas enunciações da revista Veja, um importante artefato cultural, que subjetiva sujeitos, constitui suas vidas e, especialmente, produz modos de ser e de se comportar frente à problemática ambiental. As análises provocam o leitor a olhar catastrofismo como uma das condições de possibilidade para a emergência da Educação Ambiental no Brasil. A partir de tal discussão buscamos, através do material empírico e do campo metodológico desse estudo, dar visibilidade ao que entendemos por atualização do enunciado catastrófico do Planeta Terra.Universidade Estadual de Campinas2014-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMaterial empiricoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/130710.20396/etd.v16i3.1307ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-439ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-439ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-4391676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1307/pdf_116Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarré, Bárbara HeesHenning, Paula Corrêa2017-10-10T13:37:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1307Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:10.783409ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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