Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garré, Bárbara Hees
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Henning, Paula Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1307
Resumo: O artigo pretende discutir sobre o modo pelo qual a mídia brasileira, especialmente a revista Veja, vem discutindo sobre a problemática ambiental da atualidade. Comumente a mídia enuncia de forma catastrófica e terrorista a eminência de uma hecatombe ecológica e que, muito, provavelmente, o fim da vida no Planeta se aproxima. Os aportes teóricos que tomamos nesse estudo são aqueles alinhados aos estudos foucaultianos. Como corpus empírico selecionou-se algumas enunciações da revista Veja, um importante artefato cultural, que subjetiva sujeitos, constitui suas vidas e, especialmente, produz modos de ser e de se comportar frente à problemática ambiental. As análises provocam o leitor a olhar catastrofismo como uma das condições de possibilidade para a emergência da Educação Ambiental no Brasil. A partir de tal discussão buscamos, através do material empírico e do campo metodológico desse estudo, dar visibilidade ao que entendemos por atualização do enunciado catastrófico do Planeta Terra.
id UNICAMP-19_8644e18845e6122fdab1a94725444c2a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1307
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista VejaEducação ambiental. Mídia. Catastrofismo. Michel Foucault.EducaçãoO artigo pretende discutir sobre o modo pelo qual a mídia brasileira, especialmente a revista Veja, vem discutindo sobre a problemática ambiental da atualidade. Comumente a mídia enuncia de forma catastrófica e terrorista a eminência de uma hecatombe ecológica e que, muito, provavelmente, o fim da vida no Planeta se aproxima. Os aportes teóricos que tomamos nesse estudo são aqueles alinhados aos estudos foucaultianos. Como corpus empírico selecionou-se algumas enunciações da revista Veja, um importante artefato cultural, que subjetiva sujeitos, constitui suas vidas e, especialmente, produz modos de ser e de se comportar frente à problemática ambiental. As análises provocam o leitor a olhar catastrofismo como uma das condições de possibilidade para a emergência da Educação Ambiental no Brasil. A partir de tal discussão buscamos, através do material empírico e do campo metodológico desse estudo, dar visibilidade ao que entendemos por atualização do enunciado catastrófico do Planeta Terra.Universidade Estadual de Campinas2014-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMaterial empiricoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/130710.20396/etd.v16i3.1307ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-439ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-439ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-4391676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1307/pdf_116Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarré, Bárbara HeesHenning, Paula Corrêa2017-10-10T13:37:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1307Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:10.783409ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
title Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
spellingShingle Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
Garré, Bárbara Hees
Educação ambiental. Mídia. Catastrofismo. Michel Foucault.
Educação
title_short Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
title_full Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
title_fullStr Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
title_full_unstemmed Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
title_sort Modos de atualizar o enunciado catastrófico do Planeta Terra na revista Veja
author Garré, Bárbara Hees
author_facet Garré, Bárbara Hees
Henning, Paula Corrêa
author_role author
author2 Henning, Paula Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garré, Bárbara Hees
Henning, Paula Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental. Mídia. Catastrofismo. Michel Foucault.
Educação
topic Educação ambiental. Mídia. Catastrofismo. Michel Foucault.
Educação
description O artigo pretende discutir sobre o modo pelo qual a mídia brasileira, especialmente a revista Veja, vem discutindo sobre a problemática ambiental da atualidade. Comumente a mídia enuncia de forma catastrófica e terrorista a eminência de uma hecatombe ecológica e que, muito, provavelmente, o fim da vida no Planeta se aproxima. Os aportes teóricos que tomamos nesse estudo são aqueles alinhados aos estudos foucaultianos. Como corpus empírico selecionou-se algumas enunciações da revista Veja, um importante artefato cultural, que subjetiva sujeitos, constitui suas vidas e, especialmente, produz modos de ser e de se comportar frente à problemática ambiental. As análises provocam o leitor a olhar catastrofismo como uma das condições de possibilidade para a emergência da Educação Ambiental no Brasil. A partir de tal discussão buscamos, através do material empírico e do campo metodológico desse estudo, dar visibilidade ao que entendemos por atualização do enunciado catastrófico do Planeta Terra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Material empirico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1307
10.20396/etd.v16i3.1307
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1307
identifier_str_mv 10.20396/etd.v16i3.1307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1307/pdf_116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 16 n. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-439
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 No. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-439
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 16 Núm. 3 (2014): Educação Ambiental e Políticas Públicas na Educação; 426-439
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652881592320