O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar

Bibliographic Details
Main Author: Negrini, Tatiane
Publication Date: 2013
Other Authors: Freitas, Soraia Napoleão
Format: Article
Language: por
Source: ETD - Educação Temática Digital
Download full: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1272
Summary: A proposta da educação inclusiva coloca sob responsabilidade da escola a educação dos alunos de acordo com suas especificidades, inclusive dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. No entanto a escola vê-se envolvida e influenciada por uma rede de relações políticas, sociais, culturais, etc. e precisa dar conta de suas funções pedagógicas. Neste sentido, este debate faz um recorte de alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho busca tencionar algumas peculiares que entrecruzam a constituição do ambiente escolar e o reconhecimento dos alunos surdos com altas habilidades/superdotação. A partir de uma análise qualitativa, utilizaram-se os estudos de alguns autores como Pérez (2004), Varela; Alvarez-Uría (1992), Lunardi (2004), Forquin (1993) entre outros, para debater a respeito da temática proposta, sendo que pensar o reconhecimento destes alunos envolve percebê-los como sujeitos diferentes em suas peculiaridades, mas que necessitam dos demais para se constituir, para organizar e significar sua identidade como tal. A identificação dos alunos surdos com características de altas habilidades/superdotação fez com que os envolvidos neste processo passassem a construir um conhecimento sobre a temática e sobre estas pessoas, desvelando novos saberes e desconstruindo outros. Constatou-se, também, que a cultura a qual a pessoa está inserida influencia no reconhecimento de suas habilidades, uma vez que o ambiente pode valorizar mais certos conhecimentos em detrimento de outros, assim como incentivar com maior empenho algumas habilidades mais valorizadas por aquele grupo ou por aquela cultura.
id UNICAMP-19_8f367fe2882e987644fb88d914b81385
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1272
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolarEscola. Identificação. Altas habilidades/superdotação. Surdos.Educação EspecialA proposta da educação inclusiva coloca sob responsabilidade da escola a educação dos alunos de acordo com suas especificidades, inclusive dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. No entanto a escola vê-se envolvida e influenciada por uma rede de relações políticas, sociais, culturais, etc. e precisa dar conta de suas funções pedagógicas. Neste sentido, este debate faz um recorte de alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho busca tencionar algumas peculiares que entrecruzam a constituição do ambiente escolar e o reconhecimento dos alunos surdos com altas habilidades/superdotação. A partir de uma análise qualitativa, utilizaram-se os estudos de alguns autores como Pérez (2004), Varela; Alvarez-Uría (1992), Lunardi (2004), Forquin (1993) entre outros, para debater a respeito da temática proposta, sendo que pensar o reconhecimento destes alunos envolve percebê-los como sujeitos diferentes em suas peculiaridades, mas que necessitam dos demais para se constituir, para organizar e significar sua identidade como tal. A identificação dos alunos surdos com características de altas habilidades/superdotação fez com que os envolvidos neste processo passassem a construir um conhecimento sobre a temática e sobre estas pessoas, desvelando novos saberes e desconstruindo outros. Constatou-se, também, que a cultura a qual a pessoa está inserida influencia no reconhecimento de suas habilidades, uma vez que o ambiente pode valorizar mais certos conhecimentos em detrimento de outros, assim como incentivar com maior empenho algumas habilidades mais valorizadas por aquele grupo ou por aquela cultura.Universidade Estadual de Campinas2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/127210.20396/etd.v15i3.1272ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-559ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-559ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-5591676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1272/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNegrini, TatianeFreitas, Soraia Napoleão2017-03-14T13:01:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1272Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-14T13:01:39ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
title O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
spellingShingle O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
Negrini, Tatiane
Escola. Identificação. Altas habilidades/superdotação. Surdos.
Educação Especial
title_short O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
title_full O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
title_fullStr O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
title_full_unstemmed O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
title_sort O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
author Negrini, Tatiane
author_facet Negrini, Tatiane
Freitas, Soraia Napoleão
author_role author
author2 Freitas, Soraia Napoleão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negrini, Tatiane
Freitas, Soraia Napoleão
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Identificação. Altas habilidades/superdotação. Surdos.
Educação Especial
topic Escola. Identificação. Altas habilidades/superdotação. Surdos.
Educação Especial
description A proposta da educação inclusiva coloca sob responsabilidade da escola a educação dos alunos de acordo com suas especificidades, inclusive dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. No entanto a escola vê-se envolvida e influenciada por uma rede de relações políticas, sociais, culturais, etc. e precisa dar conta de suas funções pedagógicas. Neste sentido, este debate faz um recorte de alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho busca tencionar algumas peculiares que entrecruzam a constituição do ambiente escolar e o reconhecimento dos alunos surdos com altas habilidades/superdotação. A partir de uma análise qualitativa, utilizaram-se os estudos de alguns autores como Pérez (2004), Varela; Alvarez-Uría (1992), Lunardi (2004), Forquin (1993) entre outros, para debater a respeito da temática proposta, sendo que pensar o reconhecimento destes alunos envolve percebê-los como sujeitos diferentes em suas peculiaridades, mas que necessitam dos demais para se constituir, para organizar e significar sua identidade como tal. A identificação dos alunos surdos com características de altas habilidades/superdotação fez com que os envolvidos neste processo passassem a construir um conhecimento sobre a temática e sobre estas pessoas, desvelando novos saberes e desconstruindo outros. Constatou-se, também, que a cultura a qual a pessoa está inserida influencia no reconhecimento de suas habilidades, uma vez que o ambiente pode valorizar mais certos conhecimentos em detrimento de outros, assim como incentivar com maior empenho algumas habilidades mais valorizadas por aquele grupo ou por aquela cultura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1272
10.20396/etd.v15i3.1272
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1272
identifier_str_mv 10.20396/etd.v15i3.1272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1272/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-559
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-559
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-559
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950172615835648