O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolar
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Publication Date: | 2013 |
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Download full: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1272 |
Summary: | A proposta da educação inclusiva coloca sob responsabilidade da escola a educação dos alunos de acordo com suas especificidades, inclusive dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. No entanto a escola vê-se envolvida e influenciada por uma rede de relações políticas, sociais, culturais, etc. e precisa dar conta de suas funções pedagógicas. Neste sentido, este debate faz um recorte de alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho busca tencionar algumas peculiares que entrecruzam a constituição do ambiente escolar e o reconhecimento dos alunos surdos com altas habilidades/superdotação. A partir de uma análise qualitativa, utilizaram-se os estudos de alguns autores como Pérez (2004), Varela; Alvarez-Uría (1992), Lunardi (2004), Forquin (1993) entre outros, para debater a respeito da temática proposta, sendo que pensar o reconhecimento destes alunos envolve percebê-los como sujeitos diferentes em suas peculiaridades, mas que necessitam dos demais para se constituir, para organizar e significar sua identidade como tal. A identificação dos alunos surdos com características de altas habilidades/superdotação fez com que os envolvidos neste processo passassem a construir um conhecimento sobre a temática e sobre estas pessoas, desvelando novos saberes e desconstruindo outros. Constatou-se, também, que a cultura a qual a pessoa está inserida influencia no reconhecimento de suas habilidades, uma vez que o ambiente pode valorizar mais certos conhecimentos em detrimento de outros, assim como incentivar com maior empenho algumas habilidades mais valorizadas por aquele grupo ou por aquela cultura. |
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O reconhecimento de alunos com altas habilidades/superdotação na escola de surdos: problematizando a constituição escolarEscola. Identificação. Altas habilidades/superdotação. Surdos.Educação EspecialA proposta da educação inclusiva coloca sob responsabilidade da escola a educação dos alunos de acordo com suas especificidades, inclusive dos sujeitos com altas habilidades/superdotação. No entanto a escola vê-se envolvida e influenciada por uma rede de relações políticas, sociais, culturais, etc. e precisa dar conta de suas funções pedagógicas. Neste sentido, este debate faz um recorte de alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida durante o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este trabalho busca tencionar algumas peculiares que entrecruzam a constituição do ambiente escolar e o reconhecimento dos alunos surdos com altas habilidades/superdotação. A partir de uma análise qualitativa, utilizaram-se os estudos de alguns autores como Pérez (2004), Varela; Alvarez-Uría (1992), Lunardi (2004), Forquin (1993) entre outros, para debater a respeito da temática proposta, sendo que pensar o reconhecimento destes alunos envolve percebê-los como sujeitos diferentes em suas peculiaridades, mas que necessitam dos demais para se constituir, para organizar e significar sua identidade como tal. A identificação dos alunos surdos com características de altas habilidades/superdotação fez com que os envolvidos neste processo passassem a construir um conhecimento sobre a temática e sobre estas pessoas, desvelando novos saberes e desconstruindo outros. Constatou-se, também, que a cultura a qual a pessoa está inserida influencia no reconhecimento de suas habilidades, uma vez que o ambiente pode valorizar mais certos conhecimentos em detrimento de outros, assim como incentivar com maior empenho algumas habilidades mais valorizadas por aquele grupo ou por aquela cultura.Universidade Estadual de Campinas2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/127210.20396/etd.v15i3.1272ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-559ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-559ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 547-5591676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1272/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNegrini, TatianeFreitas, Soraia Napoleão2017-03-14T13:01:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1272Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-14T13:01:39ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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