Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646446 |
Resumo: | Em uma sociedade onde a informação pulula a cada segundo e as determinações se multiplicam por todos os lados; em uma sociedade onde as modulações são cada vez mais extensivas e intensivas – controle contínuo, nada está acabado, tudo precisa manter-se em um fluxo que modela, que in/enforma constantemente –, enfim, em uma Sociedade de controle, como resistir? É movido por essa pergunta que o texto busca articular as potencialidades do Fanzine, enquanto vacúolo de não comunicação, e da Oficina, como prática de liberdade, para uma prática molecular de Educação. Esse escrito busca a potência criativa – linhas de fuga, possiblidades de existência etc. – através da produção artesanal de revista, enquanto material de expressão composto por uma espécie de patchwork (Fazine), e na metodologia experimental de Oficina, enquanto prática educacional desescolarizante (molecular). Todavia, se, por um lado, há tanto no Fanzine quanto na Oficina, especialmente com essa articulação, a potência de lançar ao indeterminado e, com isto, possibilitar a reinvenção, o devir, enfim resistir ativamente aos aparelhos de Estado e seus controles; por outro, ambos, Fanzine e Oficina, em sua própria natureza, podem ser utilizados de modo que redundem em uma prática molar, de maneira que reiterem a escolarização; a captura é sempre uma iminência, não havendo garantias ou seguranças – apenas experimentações, cuidado e potência. |
id |
UNICAMP-19_a6714a8f9e3edbaf6894691a031dcb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646446 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educaçãoFanzine. Oficina. Educação. Molecular.Questão EducacionalEm uma sociedade onde a informação pulula a cada segundo e as determinações se multiplicam por todos os lados; em uma sociedade onde as modulações são cada vez mais extensivas e intensivas – controle contínuo, nada está acabado, tudo precisa manter-se em um fluxo que modela, que in/enforma constantemente –, enfim, em uma Sociedade de controle, como resistir? É movido por essa pergunta que o texto busca articular as potencialidades do Fanzine, enquanto vacúolo de não comunicação, e da Oficina, como prática de liberdade, para uma prática molecular de Educação. Esse escrito busca a potência criativa – linhas de fuga, possiblidades de existência etc. – através da produção artesanal de revista, enquanto material de expressão composto por uma espécie de patchwork (Fazine), e na metodologia experimental de Oficina, enquanto prática educacional desescolarizante (molecular). Todavia, se, por um lado, há tanto no Fanzine quanto na Oficina, especialmente com essa articulação, a potência de lançar ao indeterminado e, com isto, possibilitar a reinvenção, o devir, enfim resistir ativamente aos aparelhos de Estado e seus controles; por outro, ambos, Fanzine e Oficina, em sua própria natureza, podem ser utilizados de modo que redundem em uma prática molar, de maneira que reiterem a escolarização; a captura é sempre uma iminência, não havendo garantias ou seguranças – apenas experimentações, cuidado e potência. Universidade Estadual de Campinas2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresMicroanáliseapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864644610.20396/etd.v18i4.8646446ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-888ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-888ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-8881676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646446/14503https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646446/19844Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAugsburger, Luiz GuilhermeCervi, Gicele Maria2018-04-13T15:18:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646446Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-04-13T15:18:14ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação |
title |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação |
spellingShingle |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação Augsburger, Luiz Guilherme Fanzine. Oficina. Educação. Molecular. Questão Educacional |
title_short |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação |
title_full |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação |
title_fullStr |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação |
title_full_unstemmed |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação |
title_sort |
Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação |
author |
Augsburger, Luiz Guilherme |
author_facet |
Augsburger, Luiz Guilherme Cervi, Gicele Maria |
author_role |
author |
author2 |
Cervi, Gicele Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Augsburger, Luiz Guilherme Cervi, Gicele Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fanzine. Oficina. Educação. Molecular. Questão Educacional |
topic |
Fanzine. Oficina. Educação. Molecular. Questão Educacional |
description |
Em uma sociedade onde a informação pulula a cada segundo e as determinações se multiplicam por todos os lados; em uma sociedade onde as modulações são cada vez mais extensivas e intensivas – controle contínuo, nada está acabado, tudo precisa manter-se em um fluxo que modela, que in/enforma constantemente –, enfim, em uma Sociedade de controle, como resistir? É movido por essa pergunta que o texto busca articular as potencialidades do Fanzine, enquanto vacúolo de não comunicação, e da Oficina, como prática de liberdade, para uma prática molecular de Educação. Esse escrito busca a potência criativa – linhas de fuga, possiblidades de existência etc. – através da produção artesanal de revista, enquanto material de expressão composto por uma espécie de patchwork (Fazine), e na metodologia experimental de Oficina, enquanto prática educacional desescolarizante (molecular). Todavia, se, por um lado, há tanto no Fanzine quanto na Oficina, especialmente com essa articulação, a potência de lançar ao indeterminado e, com isto, possibilitar a reinvenção, o devir, enfim resistir ativamente aos aparelhos de Estado e seus controles; por outro, ambos, Fanzine e Oficina, em sua própria natureza, podem ser utilizados de modo que redundem em uma prática molar, de maneira que reiterem a escolarização; a captura é sempre uma iminência, não havendo garantias ou seguranças – apenas experimentações, cuidado e potência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Microanálise |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646446 10.20396/etd.v18i4.8646446 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646446 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i4.8646446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646446/14503 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646446/19844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-888 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-888 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 875-888 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950173599399936 |