Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Adriana Almeida Sales de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681
Resumo: Este texto de discussão tem, como intenção básica, procurar esclarecer fases de origem, mudanças históricas e características da ideologia neoliberal e de como o liberalismo/neoliberalismo se consolida, como projeto de sociedade e de educação hegemônico, nos anos 90, no Brasil, com a face da social-democracia. Realizando-se nas diversas dimensões de nossa vida, com conseqüências, no mínimo, nefastas para nosso sistema educacional. Projeto que, contraditoriamente, se coloca como discurso ideológico unificador, tentando uniformizar, em nosso senso comum, nossos objetivos e desejos e nossa demandas sociais por educação, em especial; e por um mundo melhor como possibilidade real. Pretendemos, também, indicar algumas leituras atuais sobre o tema. Devido às normas de publicação desta revista, dividiremos o texto em duas partes. 
id UNICAMP-19_b4550179957a32f219f080c3d7abe2dd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/681
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação.NeoliberalismoEducaçãoEste texto de discussão tem, como intenção básica, procurar esclarecer fases de origem, mudanças históricas e características da ideologia neoliberal e de como o liberalismo/neoliberalismo se consolida, como projeto de sociedade e de educação hegemônico, nos anos 90, no Brasil, com a face da social-democracia. Realizando-se nas diversas dimensões de nossa vida, com conseqüências, no mínimo, nefastas para nosso sistema educacional. Projeto que, contraditoriamente, se coloca como discurso ideológico unificador, tentando uniformizar, em nosso senso comum, nossos objetivos e desejos e nossa demandas sociais por educação, em especial; e por um mundo melhor como possibilidade real. Pretendemos, também, indicar algumas leituras atuais sobre o tema. Devido às normas de publicação desta revista, dividiremos o texto em duas partes. Universidade Estadual de Campinas2008-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/68110.20396/etd.v3i1.681ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-791676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681/696Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Adriana Almeida Sales de2017-03-21T09:55:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/681Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:37.468341ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
title Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
spellingShingle Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
Melo, Adriana Almeida Sales de
Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação.
Neoliberalismo
Educação
title_short Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
title_full Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
title_fullStr Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
title_full_unstemmed Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
title_sort Apontamentos para a crítica do projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil (Parte I)
author Melo, Adriana Almeida Sales de
author_facet Melo, Adriana Almeida Sales de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Adriana Almeida Sales de
dc.subject.por.fl_str_mv Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação.
Neoliberalismo
Educação
topic Liberalismo clássico. Neoliberalismo. Individualismo. Educação.
Neoliberalismo
Educação
description Este texto de discussão tem, como intenção básica, procurar esclarecer fases de origem, mudanças históricas e características da ideologia neoliberal e de como o liberalismo/neoliberalismo se consolida, como projeto de sociedade e de educação hegemônico, nos anos 90, no Brasil, com a face da social-democracia. Realizando-se nas diversas dimensões de nossa vida, com conseqüências, no mínimo, nefastas para nosso sistema educacional. Projeto que, contraditoriamente, se coloca como discurso ideológico unificador, tentando uniformizar, em nosso senso comum, nossos objetivos e desejos e nossa demandas sociais por educação, em especial; e por um mundo melhor como possibilidade real. Pretendemos, também, indicar algumas leituras atuais sobre o tema. Devido às normas de publicação desta revista, dividiremos o texto em duas partes. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681
10.20396/etd.v3i1.681
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681
identifier_str_mv 10.20396/etd.v3i1.681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/681/696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 1 (2001): Número Temático: Tecnologia e Comunicação, Educação e Saúde, Biblioteconomia e Leitura; 63-79
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650603036672