Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nadia Aparecida de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Boruchovitch, Evely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942
Resumo: A avaliação pode processar-se sob a égide de duas distintas lógicas: a da classificação ou a da formação. A prevalência da primeira parece condenar os estudantes a desempenhos sofridos e sofríveis, conforme se constata nos resultados revelados por provas nacionais e internacionais. Afinal, apesar do discurso a propalar um exercício formativo, o que se nota, ainda, em termos de avaliação é a preocupação em separar o joio do trigo. A inquietação quanto às decorrências da avaliação classificatória, principalmente no que tange á motivação para a aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo do presente estudo: mapear e analisar as implicações das concepções de avaliação vivenciadas ao longo de um curso de Licenciatura em Pedagogia relativamente à motivação da aprendizagem. A pesquisa quanti-qualitativa valeu-se de metodologia também hibrida, o estudo de caso. Os procedimentos de coleta utilizados foram: questionário e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. Os resultados parecem apontar relação entre avaliação classificatória, motivação extrínseca e abordagem superficial à aprendizagem, bem como entre avaliação formativa, motivação intrínseca e abordagem profunda à aprendizagem. 
id UNICAMP-19_d3d60f0a868225602c9e55fb7b191ebf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/942
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professoresAvaliação da aprendizagem. Motivação para a aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores.Avaliação da aprendizagemFormação de professoresA avaliação pode processar-se sob a égide de duas distintas lógicas: a da classificação ou a da formação. A prevalência da primeira parece condenar os estudantes a desempenhos sofridos e sofríveis, conforme se constata nos resultados revelados por provas nacionais e internacionais. Afinal, apesar do discurso a propalar um exercício formativo, o que se nota, ainda, em termos de avaliação é a preocupação em separar o joio do trigo. A inquietação quanto às decorrências da avaliação classificatória, principalmente no que tange á motivação para a aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo do presente estudo: mapear e analisar as implicações das concepções de avaliação vivenciadas ao longo de um curso de Licenciatura em Pedagogia relativamente à motivação da aprendizagem. A pesquisa quanti-qualitativa valeu-se de metodologia também hibrida, o estudo de caso. Os procedimentos de coleta utilizados foram: questionário e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. Os resultados parecem apontar relação entre avaliação classificatória, motivação extrínseca e abordagem superficial à aprendizagem, bem como entre avaliação formativa, motivação intrínseca e abordagem profunda à aprendizagem. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94210.20396/etd.v10in.esp..942ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-2271676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942/957Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nadia Aparecida deBoruchovitch, Evely2017-09-11T13:48:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/942Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-11T13:48:15ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
title Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
spellingShingle Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
Souza, Nadia Aparecida de
Avaliação da aprendizagem. Motivação para a aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores.
Avaliação da aprendizagem
Formação de professores
title_short Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
title_full Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
title_fullStr Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
title_sort Avaliação da aprendizagem e motivação para aprender: tramas e entrelaços na formação de professores
author Souza, Nadia Aparecida de
author_facet Souza, Nadia Aparecida de
Boruchovitch, Evely
author_role author
author2 Boruchovitch, Evely
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nadia Aparecida de
Boruchovitch, Evely
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem. Motivação para a aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores.
Avaliação da aprendizagem
Formação de professores
topic Avaliação da aprendizagem. Motivação para a aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Formação de professores.
Avaliação da aprendizagem
Formação de professores
description A avaliação pode processar-se sob a égide de duas distintas lógicas: a da classificação ou a da formação. A prevalência da primeira parece condenar os estudantes a desempenhos sofridos e sofríveis, conforme se constata nos resultados revelados por provas nacionais e internacionais. Afinal, apesar do discurso a propalar um exercício formativo, o que se nota, ainda, em termos de avaliação é a preocupação em separar o joio do trigo. A inquietação quanto às decorrências da avaliação classificatória, principalmente no que tange á motivação para a aprendizagem, orientou a delimitação do objetivo do presente estudo: mapear e analisar as implicações das concepções de avaliação vivenciadas ao longo de um curso de Licenciatura em Pedagogia relativamente à motivação da aprendizagem. A pesquisa quanti-qualitativa valeu-se de metodologia também hibrida, o estudo de caso. Os procedimentos de coleta utilizados foram: questionário e entrevista. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. Os resultados parecem apontar relação entre avaliação classificatória, motivação extrínseca e abordagem superficial à aprendizagem, bem como entre avaliação formativa, motivação intrínseca e abordagem profunda à aprendizagem. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942
10.20396/etd.v10in.esp..942
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/942/957
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 204-227
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950171243249664