Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karina Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola. 
id UNICAMP-19_db0a12c3dfa12fcbb68d44988f7cbe64
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1078
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escolaAprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola.Pré-escolaEste trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/107810.20396/etd.v2i2.1078ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-1801676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078/1093Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Karina Cristina2017-03-20T10:11:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1078Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-20T10:11:41ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
title Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
spellingShingle Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
Silva, Karina Cristina
Aprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola.
Pré-escola
title_short Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
title_full Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
title_fullStr Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
title_full_unstemmed Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
title_sort Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
author Silva, Karina Cristina
author_facet Silva, Karina Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karina Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola.
Pré-escola
topic Aprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola.
Pré-escola
description Este trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica e documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078
10.20396/etd.v2i2.1078
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078
identifier_str_mv 10.20396/etd.v2i2.1078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078/1093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950172038070272