Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola. |
id |
UNICAMP-19_db0a12c3dfa12fcbb68d44988f7cbe64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1078 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escolaAprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola.Pré-escolaEste trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/107810.20396/etd.v2i2.1078ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-1801676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078/1093Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Karina Cristina2017-03-20T10:11:41Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1078Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-03-20T10:11:41ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola |
title |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola |
spellingShingle |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola Silva, Karina Cristina Aprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola. Pré-escola |
title_short |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola |
title_full |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola |
title_fullStr |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola |
title_full_unstemmed |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola |
title_sort |
Estilo de aprendizagem e o jogo na pré-escola |
author |
Silva, Karina Cristina |
author_facet |
Silva, Karina Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Karina Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola. Pré-escola |
topic |
Aprendizagem. Jogos educativos. Pré-escola. Pré-escola |
description |
Este trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078 10.20396/etd.v2i2.1078 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i2.1078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1078/1093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 161-180 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950172038070272 |