Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Adriana Almeida Sales de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563
Resumo: Iniciada em março de 1999, esta pesquisa está se desenvolvendo como elemento de meu doutorado em educação. Este trabalho também faz parte do Projeto CORI/MERCOSUL, área temática Educação, desde 1999. Esta investigação tem como tema central a relação entre os diversos projetos de sociedade e de educação dos principais sujeitos políticos coletivos que planejam e atuam na direção atual das políticas educacionais dos países da América Latina. Pretendemos analisar o processo de transição e consolidação democrática do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela; bem como o redirecionamento das políticas educacionais nestes ambientes culturais, no sentido de esclarecer as contradições entre as demandas e objetivos dos sujeitos políticos coletivos locais e internacionais em seu movimento de construção de um projeto hegemônico de sociedade e de educação; ora neoliberal, ora democrático de massas. Este tipo de análise pode trazer contribuições reais no sentido da construção e sistematização de elementos de integração entre as diversas identidades históricas e culturais dos nossos países; interferindo sob a forma de novas categorias de investigação, no nosso planejamento e ação educacionais locais. 
id UNICAMP-19_dddd8f7b483f5c040ecae7fb77c8018a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/563
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e VenezuelaEducação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia.Educação - PlanejamentoNeoliberalismo e DemocraciaIniciada em março de 1999, esta pesquisa está se desenvolvendo como elemento de meu doutorado em educação. Este trabalho também faz parte do Projeto CORI/MERCOSUL, área temática Educação, desde 1999. Esta investigação tem como tema central a relação entre os diversos projetos de sociedade e de educação dos principais sujeitos políticos coletivos que planejam e atuam na direção atual das políticas educacionais dos países da América Latina. Pretendemos analisar o processo de transição e consolidação democrática do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela; bem como o redirecionamento das políticas educacionais nestes ambientes culturais, no sentido de esclarecer as contradições entre as demandas e objetivos dos sujeitos políticos coletivos locais e internacionais em seu movimento de construção de um projeto hegemônico de sociedade e de educação; ora neoliberal, ora democrático de massas. Este tipo de análise pode trazer contribuições reais no sentido da construção e sistematização de elementos de integração entre as diversas identidades históricas e culturais dos nossos países; interferindo sob a forma de novas categorias de investigação, no nosso planejamento e ação educacionais locais. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/56310.20396/etd.v2i1.563ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-1001676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563/578Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Adriana Almeida Sales de2017-03-17T13:07:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/563Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:30.379801ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
title Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
spellingShingle Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
Melo, Adriana Almeida Sales de
Educação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia.
Educação - Planejamento
Neoliberalismo e Democracia
title_short Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
title_full Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
title_fullStr Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
title_full_unstemmed Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
title_sort Educação e hegemonia na América Latina de hoje: projetos de sociedade e de educação nos anos 90: Brasil, Argentina, Chile e Venezuela
author Melo, Adriana Almeida Sales de
author_facet Melo, Adriana Almeida Sales de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Adriana Almeida Sales de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia.
Educação - Planejamento
Neoliberalismo e Democracia
topic Educação - planejamento. Projetos de sociedade e educação. América latina. Década de 90. Neoliberalismo e democracia.
Educação - Planejamento
Neoliberalismo e Democracia
description Iniciada em março de 1999, esta pesquisa está se desenvolvendo como elemento de meu doutorado em educação. Este trabalho também faz parte do Projeto CORI/MERCOSUL, área temática Educação, desde 1999. Esta investigação tem como tema central a relação entre os diversos projetos de sociedade e de educação dos principais sujeitos políticos coletivos que planejam e atuam na direção atual das políticas educacionais dos países da América Latina. Pretendemos analisar o processo de transição e consolidação democrática do Brasil, Argentina, Chile e Venezuela; bem como o redirecionamento das políticas educacionais nestes ambientes culturais, no sentido de esclarecer as contradições entre as demandas e objetivos dos sujeitos políticos coletivos locais e internacionais em seu movimento de construção de um projeto hegemônico de sociedade e de educação; ora neoliberal, ora democrático de massas. Este tipo de análise pode trazer contribuições reais no sentido da construção e sistematização de elementos de integração entre as diversas identidades históricas e culturais dos nossos países; interferindo sob a forma de novas categorias de investigação, no nosso planejamento e ação educacionais locais. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563
10.20396/etd.v2i1.563
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563
identifier_str_mv 10.20396/etd.v2i1.563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/563/578
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 89-100
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649880567808