A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darsie, Marta Maria Pontin
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais. Palavras-chave Educação Matemática; Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo Abstract The aim of this paper is to show how distant reflection about learning (what e how to teach) can contribute to build the teacher’s professional knowledge to instruct mathematics to the elementary school. As its context is theoretical and methodological intended to the elementary school, this work tries to analyse how reflection contributes to the knowledge and to the previous experiences of the students-teachers. The reflection comprehends concepts of teaching and learning of mathematics, the historic, social and epistemological nature of this science, the negative beliefs of students-teachers towards this subject and the learning of mathematical concepts. The data we have and analyse are the ones collected by the students-teachers. They are presented like reflective diaries made a posteriori after they own apprenticeship. Thorough the interpretative analyse of the data we see the path of the reflection and its contribution to the development of the students-teachers knowledge. This anlyse shows that the reflection about our own learning makes us aware of it and re-elaborate it, so it has as a result the construction of the new personal and professional knowledge. Keywords Mathematics Education; Teacher education; Precervice teacher education; Reflective teacher
id UNICAMP-21_3bd771f82e302b696e14b789fdd34ca6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646780
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76Educação MatemáticaFormação de professoresFormação inicialProfessor reflexivo O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais. Palavras-chave Educação Matemática; Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo Abstract The aim of this paper is to show how distant reflection about learning (what e how to teach) can contribute to build the teacher’s professional knowledge to instruct mathematics to the elementary school. As its context is theoretical and methodological intended to the elementary school, this work tries to analyse how reflection contributes to the knowledge and to the previous experiences of the students-teachers. The reflection comprehends concepts of teaching and learning of mathematics, the historic, social and epistemological nature of this science, the negative beliefs of students-teachers towards this subject and the learning of mathematical concepts. The data we have and analyse are the ones collected by the students-teachers. They are presented like reflective diaries made a posteriori after they own apprenticeship. Thorough the interpretative analyse of the data we see the path of the reflection and its contribution to the development of the students-teachers knowledge. This anlyse shows that the reflection about our own learning makes us aware of it and re-elaborate it, so it has as a result the construction of the new personal and professional knowledge. Keywords Mathematics Education; Teacher education; Precervice teacher education; Reflective teacherUniversidade Estadual de Campinas2009-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresbibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864678010.20396/zet.v6i10.8646780Zetetike; Vol. 6 No. 2 (1998): jul./dez. [10]Zetetike; Vol. 6 Núm. 2 (1998): jul./dez. [10]Zetetike; v. 6 n. 2 (1998): jul./dez. [10]2176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780/13682Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDarsie, Marta Maria PontinCarvalho, Anna Maria Pessoa de2018-01-25T13:59:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646780Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-01-25T13:59:39Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
title A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
spellingShingle A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
Darsie, Marta Maria Pontin
Educação Matemática
Formação de professores
Formação inicial
Professor reflexivo
title_short A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
title_full A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
title_fullStr A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
title_full_unstemmed A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
title_sort A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
author Darsie, Marta Maria Pontin
author_facet Darsie, Marta Maria Pontin
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author_role author
author2 Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darsie, Marta Maria Pontin
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação de professores
Formação inicial
Professor reflexivo
topic Educação Matemática
Formação de professores
Formação inicial
Professor reflexivo
description O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais. Palavras-chave Educação Matemática; Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo Abstract The aim of this paper is to show how distant reflection about learning (what e how to teach) can contribute to build the teacher’s professional knowledge to instruct mathematics to the elementary school. As its context is theoretical and methodological intended to the elementary school, this work tries to analyse how reflection contributes to the knowledge and to the previous experiences of the students-teachers. The reflection comprehends concepts of teaching and learning of mathematics, the historic, social and epistemological nature of this science, the negative beliefs of students-teachers towards this subject and the learning of mathematical concepts. The data we have and analyse are the ones collected by the students-teachers. They are presented like reflective diaries made a posteriori after they own apprenticeship. Thorough the interpretative analyse of the data we see the path of the reflection and its contribution to the development of the students-teachers knowledge. This anlyse shows that the reflection about our own learning makes us aware of it and re-elaborate it, so it has as a result the construction of the new personal and professional knowledge. Keywords Mathematics Education; Teacher education; Precervice teacher education; Reflective teacher
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780
10.20396/zet.v6i10.8646780
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780
identifier_str_mv 10.20396/zet.v6i10.8646780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780/13682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 6 No. 2 (1998): jul./dez. [10]
Zetetike; Vol. 6 Núm. 2 (1998): jul./dez. [10]
Zetetike; v. 6 n. 2 (1998): jul./dez. [10]
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1754303705453166592