A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais. Palavras-chave Educação Matemática; Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo Abstract The aim of this paper is to show how distant reflection about learning (what e how to teach) can contribute to build the teacher’s professional knowledge to instruct mathematics to the elementary school. As its context is theoretical and methodological intended to the elementary school, this work tries to analyse how reflection contributes to the knowledge and to the previous experiences of the students-teachers. The reflection comprehends concepts of teaching and learning of mathematics, the historic, social and epistemological nature of this science, the negative beliefs of students-teachers towards this subject and the learning of mathematical concepts. The data we have and analyse are the ones collected by the students-teachers. They are presented like reflective diaries made a posteriori after they own apprenticeship. Thorough the interpretative analyse of the data we see the path of the reflection and its contribution to the development of the students-teachers knowledge. This anlyse shows that the reflection about our own learning makes us aware of it and re-elaborate it, so it has as a result the construction of the new personal and professional knowledge. Keywords Mathematics Education; Teacher education; Precervice teacher education; Reflective teacher |
id |
UNICAMP-21_3bd771f82e302b696e14b789fdd34ca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646780 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76Educação MatemáticaFormação de professoresFormação inicialProfessor reflexivo O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais. Palavras-chave Educação Matemática; Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo Abstract The aim of this paper is to show how distant reflection about learning (what e how to teach) can contribute to build the teacher’s professional knowledge to instruct mathematics to the elementary school. As its context is theoretical and methodological intended to the elementary school, this work tries to analyse how reflection contributes to the knowledge and to the previous experiences of the students-teachers. The reflection comprehends concepts of teaching and learning of mathematics, the historic, social and epistemological nature of this science, the negative beliefs of students-teachers towards this subject and the learning of mathematical concepts. The data we have and analyse are the ones collected by the students-teachers. They are presented like reflective diaries made a posteriori after they own apprenticeship. Thorough the interpretative analyse of the data we see the path of the reflection and its contribution to the development of the students-teachers knowledge. This anlyse shows that the reflection about our own learning makes us aware of it and re-elaborate it, so it has as a result the construction of the new personal and professional knowledge. Keywords Mathematics Education; Teacher education; Precervice teacher education; Reflective teacherUniversidade Estadual de Campinas2009-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresbibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864678010.20396/zet.v6i10.8646780Zetetike; Vol. 6 No. 2 (1998): jul./dez. [10]Zetetike; Vol. 6 Núm. 2 (1998): jul./dez. [10]Zetetike; v. 6 n. 2 (1998): jul./dez. [10]2176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780/13682Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDarsie, Marta Maria PontinCarvalho, Anna Maria Pessoa de2018-01-25T13:59:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646780Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2018-01-25T13:59:39Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76 |
title |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76 |
spellingShingle |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76 Darsie, Marta Maria Pontin Educação Matemática Formação de professores Formação inicial Professor reflexivo |
title_short |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76 |
title_full |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76 |
title_fullStr |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76 |
title_full_unstemmed |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76 |
title_sort |
A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicialp.57-76 |
author |
Darsie, Marta Maria Pontin |
author_facet |
Darsie, Marta Maria Pontin Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darsie, Marta Maria Pontin Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Formação de professores Formação inicial Professor reflexivo |
topic |
Educação Matemática Formação de professores Formação inicial Professor reflexivo |
description |
O presente trabalho tem por objetivo saber como a reflexão distanciada sobre a própria aprendizagem (do que e como ensinar) pode contribuir para a construção do conhecimento profissional do professor para o ensino da matemática para as séries iniciais do ensino fundamental. Tendo como contexto uma disciplina de caráter teórico-metodológico, um curso de formação inicial, nosso trabalho procura analisar como a reflexão contribui para a evolução dos conhecimentos e experiências prévias dos alunos-professores. A reflexão abrange concepções de ensino e aprendizagem da matemática, a natureza histórico-social e epistemológica desta ciência, as crenças negativas dos alunos-professores em relação a esta matéria e a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os dados de que dispomos e que analisamos são registros dos alunos-professores, coletados sob a forma de diários reflexivos, produtos das suas reflexões distanciadas, ou seja, a posteriori, sobre a própria aprendizagem. Por uma análise revela que a reflexão sobre a própria aprendizagem leva à tomada de consciência e à reelaboração desta, tendo, portanto, como resultado a construção de novos conhecimentos profissionais-pessoais. Palavras-chave Educação Matemática; Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo Abstract The aim of this paper is to show how distant reflection about learning (what e how to teach) can contribute to build the teacher’s professional knowledge to instruct mathematics to the elementary school. As its context is theoretical and methodological intended to the elementary school, this work tries to analyse how reflection contributes to the knowledge and to the previous experiences of the students-teachers. The reflection comprehends concepts of teaching and learning of mathematics, the historic, social and epistemological nature of this science, the negative beliefs of students-teachers towards this subject and the learning of mathematical concepts. The data we have and analyse are the ones collected by the students-teachers. They are presented like reflective diaries made a posteriori after they own apprenticeship. Thorough the interpretative analyse of the data we see the path of the reflection and its contribution to the development of the students-teachers knowledge. This anlyse shows that the reflection about our own learning makes us aware of it and re-elaborate it, so it has as a result the construction of the new personal and professional knowledge. Keywords Mathematics Education; Teacher education; Precervice teacher education; Reflective teacher |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780 10.20396/zet.v6i10.8646780 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v6i10.8646780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646780/13682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 6 No. 2 (1998): jul./dez. [10] Zetetike; Vol. 6 Núm. 2 (1998): jul./dez. [10] Zetetike; v. 6 n. 2 (1998): jul./dez. [10] 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1754303705453166592 |